A organização dos espaços de armazenamento de produtos e mercadorias depende do sistema de armazenagem. Esses sistemas são os equipamentos e estruturas que ajudam a organizar os itens em armazéns e centros de distribuição, e são essenciais para a logística das empresas.

Pense na sua casa: mesmo que você tenha apenas alguns itens de higiene pessoal para guardar no banheiro, é interessante contar com caixas organizadoras para separar esses itens do resto e organizar o local, não é?

Imagine, então, o ambiente de um centro de distribuição, com um grande espaço de armazenagem e milhares de produtos entrando e saindo. Nesses locais, é preciso contar com equipamentos de maior porte e capacidade para dar conta da demanda.

Agora, então, vamos saber quais são os principais sistemas de armazenagem e qual a importância deles para a logística de uma empresa. Acompanhe!

O que é sistema de armazenagem?

O sistema de armazenagem ideal para o seu negócio pode depender do espaço e do tipo de produto comercializado

Sistemas de armazenagem são equipamentos e estruturas que servem para armazenar, organizar e classificar produtos e mercadorias em depósitos. Exemplo: estantes, racks e até sistemas virtuais para gerenciar o estoque de produtos são sistemas de armazenagem.

O sistema de armazenagem pode variar conforme o espaço disponível para armazenamento, mas também de acordo com a tipologia de produtos. Existem diversas opções para as mais variadas necessidades. Mais adiante vamos conhecer alguns deles.

Qual a importância do sistema de armazenagem para a logística das empresas?

Escolher o sistema de armazenagem correto evita desorganização e proporciona agilidade nos processos logísticos.

A escolha do sistema de armazenagem deve sempre ter o objetivo de aumentar a eficiência da logística e potencializar os resultados do negócio.

Para isso, o sistema de armazenagem deve contribuir para a agilidade das movimentações dentro do armazém e da destinação dos produtos. Os itens devem ser facilmente localizáveis e movimentados, seja manualmente, seja por meio de máquinas.

Além disso, eles devem armazenar os itens de maneira segura e adequada ao tipo de produto, para que os produtos sejam entregues no melhor estado possível de conservação. Assim, o sistema de armazenagem contribui para a satisfação do cliente com a empresa.

Quais são os principais sistemas usados na logística?

A seguir, vamos conhecer melhor os sistemas de armazenagem mais utilizados no mercado e os mais adequados para cada negócio. Confira:

Estantes

As estantes são os sistemas de armazenagem mais básicos. Elas são indicadas para o armazenamento manual, especialmente de cargas mais leves e com pouco volume. Permitem a instalação de níveis superiores e acessórios como gavetas e escaninhos.

Racks

Racks são estruturas metálicas que permitem verticalizar o armazenamento com total segurança. As estruturas são facilmente desmontáveis e permitem otimizar os espaços do armazém conforme as suas necessidades. Os racks podem ser usados para armazenar qualquer tipo de carga e volume.

Porta-paletes

Os porta-paletes são utilizados para acomodar cargas grandes e pesadas.

Porta-paletes são racks especialmente preparados para receber cargas paletizadas, ou seja, quando os produtos são transportados em paletes. Um dos seus diferenciais é a facilidade de movimentação: as cargas podem ser colocadas diretamente no porta-paletes, com o uso de empilhadeiras, sem precisar fragmentar o carregamento.

Esse sistema de armazenagem é um dos mais usados e versáteis. É indicado para todo tipo de armazenamento, especialmente para armazéns com grande variedade de tamanhos e tipologias de produtos.

Flow racks

Os Flow racks possuem prateleiras levemente inclinadas, que fazem os produtos armazenados deslizarem até o final. Dessa maneira, os flow racks tornam os produtos mais acessíveis para a sua movimentação e deixam mais evidente quando é necessário repor seu estoque.

Com esse modelo de armazenagem, os flow racks permitem a utilização do método FIFO (First In, First Out), ou seja, os primeiros produtos a entrar no estoque são os primeiros a sair.

Silos e tanques

Silos e tanques são usados para armazenamento de grandes volumes de mercadorias. Os silos geralmente armazenam rações, grãos e outros produtos agrícolas. Já os tanques funcionam como reservatórios de gasolina, álcool, petróleo, entre outros líquidos.

Sistema WMS

O sistema WMS não é propriamente um equipamento ou estrutura física, mas um software de gerenciamento dos produtos armazenados.

WMS é um Software de Gestão de Armazém (Warehouse Management System). Sua função é facilitar a gestão de entradas e saídas, localização de produtos, controle do estoque e otimização do espaço.

Entre outras diversas funcionalidades, o software também registra os dados logísticos e gera códigos de barras para fazer a etiquetagem de contêineres e mercadorias.

Qual o melhor sistema de armazenagem?

Não existe um sistema de armazenagem melhor, pois tudo vai depender das necessidades de logística das empresas. Para identificar o melhor sistema de armazenagem para o seu negócio, é importante considerar:

  • O tipo de produto ou mercadoria;
  • A capacidade de armazenagem necessária;
  • A agilidade de movimentação que se quer alcançar;
  • O custo da solução e o orçamento disponível.

Depois de analisar esses critérios, você conseguirá identificar qual o melhor sistema de armazenagem para o seu negócio.

Agora, se você também está pesquisando sobre espaços para armazenar seus produtos, o Guarde Aqui pode ajudar você. Os boxes de self storage do Guarde Aqui são excelentes opções para armazenagem e estocagem

Nossas unidades estão localizadas em pontos estratégicos em grandes centros urbanos do país, facilitando ainda mais a logística do seu negócio. Dependendo do tipo de produto e do espaço que você alugar, é possível implementar alguns dos sistemas de armazenagem que apresentamos aqui, como os racks, estantes e até o porta-paletes. Dessa maneira, você ganha organização e agilidade na movimentação.

Acesse o nosso site e conheça as soluções de armazenamento que o Guarde Aqui oferece!

Autor

Marcelo Balogh

Comecei minha carreira no GuardeAqui há mais de 12 anos. Na época, era assistente e, com o passar do tempo fui crescendo e aprendendo muito dentro da empresa. Sou formado em logística e em outros cursos da área e, hoje, ocupo o cargo de gerente regional. Além disso, também atuo no auxílio de expansão e novos negócios com a aquisições de novas unidades.

Deixe seu comentário