Não fique de fora! Saiba agora o que é self storage!
08/04/2020 | Por: Marcelo Balogh
Precisa guardar móveis, documentos e outros objetos importantes? Saiba o que é self storage e como ele pode te ajudar!

Se você chegou até este post enquanto procurava por uma solução para armazenar objetos de maneira segura, funcional e de que não comprometesse o espaço físico disponível de sua casa, é importante que entenda o que é self storage.
O self storage — que funciona como uma espécie de box de auto armazenam — já é utilizado há bastante tempo na Europa e nos Estados Unidos, especificamente desde as década de 1960, mas tem ganhado bastante notoriedade no Brasil nos últimos anos.
Por isso, preparamos este artigo para que você entenda o que é self storage, como funciona essa solução e quais as melhores práticas para montá-lo e aproveitar todos os benefícios que ele tem a oferecer.
Acompanhe a leitura para conferir!
Mas… o que é self storage?
De forma resumida, self storage consiste em um local no qual empresas alugam espaços, com tamanhos variados para que seus clientes — pessoas físicas ou jurídicas — guardem os mais diversos o tipos de objetos, de acordo com a necessidade de cada um. Esses espaços são chamados de box de auto armazenagem.
A solução é ideal para variadas situações em que o problema é a falta de espaço, como:
- quando os móveis e pertences precisam ser retirados durante a reforma do imóvel;
- quando você precisa ser mudar, mas a nova casa ainda não está pronta ou vai morar fora e prefere guardar sua mobília no tempo que estiver longe;
- quando você se muda para um imóvel menor e que não tem espaço para guardar todos os seus pertences;
- para garantir a segurança de seus pertences durante uma viagem;
- armazenamento de documentos e arquivos importantes da empresa que estão ocupando espaço no escritório;
- dificuldades para acomodar estoque excedentes ou sazonais;
- sem espaço suficiente em casa para acomodar tudo o que precisa.
Como funciona o self storage?
Uma empresa de self storage fornece box de auto armazenagem em que o contratante pode guardar o que quiser. Os boxes são fechados com cadeados pelo próprio locatário (que fica com a chave).
A característica mais interessante do self storage é que apenas o cliente pode acessar e organizar seus bens. Ou seja, ninguém irá mexer nas coisas, nem mesmo os funcionários do galpão de armazenamento.
Os boxes pode ser alugados de acordo com o tamanho e período que o cliente necessitar por meio de contratos mensais que não exigem caução ou fiador e, tampouco, têm política de fidelidade, na qual o consumidor é obrigado a permanecer utilizando o espaço por um tempo determinado para não pagar multas por quebra de contrato.
Além disso, no self storage quem se responsabiliza pelo cuidado, transporte e acomodação dos pertences é o próprio locatário. Isto é, há total garantia de que suas coisas estarão seguras. Os acessos são ilimitados, o que significa que o cliente pode guardar, retirar ou organizar seus pertences a qualquer momento (desde que seja dentro do horário de funcionamento).
Por fim, vale mencionar que a empresa responsável pela segurança do espaço conta com câmeras, alarmes e sistemas de vigilância, além de garantir que o ambiente permaneça sempre em perfeitas condições de armazenamento, ou seja, limpo e dedetizado.
Então, como organizar meu box de armazenagem?
Para concluirmos, vale a pena mostrar algumas dicas simples sobre como montar um self storage de maneira prática para que você aproveite ao máximo o espaço disponibilizado. Confira a seguir:
- utilize caixas, organizadores e pasta: evite deixar objetos soltos e espalhados pelo box de armazenagem, pois isso pode dificultar o acesso quando você precisar encontrar algo importante;
- providencie prateleiras ou uma estante: são perfeitas para guardar as caixas e aproveitar o espaço físico e a circulação dentro do box. Além do mais, prateleiras permitem que você organize os itens menores de forma que se tornem mais visíveis e acessíveis, o que facilita bastante na hora de procurá-los;
- aproveite os espaços dentro dos móveis: se você for armazenar armários, utilize suas gavetas e todo o espaço disponível no interior para guardar outros objetos;
- cubra seus pertences: com plástico bolha, capas e mantas — isso reduz as possibilidades de que ocorram atritos ou impactos que possam vir a danificar os objetos na hora de manuseá-los dentro do box;
- identifique tudo: para não perder um tempão procurando por aquele item específico, coloque etiquetas de identificação em cada caixa, armário ou pasta, para saber exatamente o que há dentro. Além disso, com a devida identificação, você poderá manusear os pertences frágeis e delicados com mais cuidados e evitar quebras.
E, é claro, contrate uma empresa de self storage com credibilidade no mercado, pois quando se trata de guardar seus bens, é fundamental contar com uma marca de confiança e que poderá garantir a segurança de seus pertences durante o tempo em que for necessário. Não vale a pena arriscar, concorda?
Gostou deste conteúdo? Então dê uma olhadinha em nosso blog e entenda mais sobre o self storage!
Comentários
{{{comment.comment_author}}}
{{{comment.comment_date}}}
{{{comment.comment_content}}}
{{#comments_children}}-
{{/comments_children}}
{{{comment_author}}}
{{{comment_date}}}
{{{comment_content}}}
Deixe seu comentário