O armazenamento de materiais é um dos pontos mais importantes no controle de estoque de logística. Disponibilizar os itens da maneira correta, conforme a sua importância e necessidades específicas são ações que podem evitar contratempos e desperdícios por perda de insumos voltados para a produção.

Além disso, a armazenagem correta garante o estado de conservação e a integridade dos produtos até que eles cheguem ao cliente final. Por isso, neste conteúdo daremos algumas dicas sobre como fazer o armazenamento de materiais e como a utilização de um self storage pode ajudar no processo. 

Continue a leitura para saber mais!

O que é armazenamento de materiais?

Armazenagem de materiais é o conjunto de procedimentos que abrangem desde a gestão dos espaços necessários para acomodar cada produto armazenado — tanto no ambiente interno quanto externo da empresa — até a sua distribuição aos pontos de venda ou aos consumidores.

Ou seja, está muito além de simplesmente guardar objetos em um galpão sem especificar a sua utilidade, prazo de validade e necessidades de armazenagem e deslocamento. Em outras palavras, a armazenagem de materiais representa toda a cadeia logística do controle de estoque.

Entre os motivos pelos quais vale a pena investir no armazenamento de materiais, podemos citar:

  • reduz custos de produção e de transporte;
  • auxilia nos processos de produção;
  • aumenta a produtividade;
  • coordena a oferta e demanda de produtos;
  • estende o tempo de vida útil dos itens;
  • elimina desperdícios por perdas e avarias.

Como melhorar o armazenamento de materiais?

Agora que você já tem uma noção mais ampla sobre a importância da armazenagem de materiais para o controle de estoque de logística, confira algumas dicas sobre como otimizar a gestão do inventário em sua empresa.

Entenda seu estoque

O primeiro passo, certamente, é compreender qual o tipo de produto que você precisa armazenar, pois isso implicará em uma série de fatores, como a escolha do local mais adequado, como ele deverá ser administrado e quais as suas necessidades de armazenagem (temperatura, umidade, proteção contra poeira etc). 

Lembrando que a utilização de um  self storage pode facilitar bastante nestas questões. Falaremos mais sobre isso adiante no post.

Crie um sistema de armazenagem

Utilizar tecnologia na gestão de estoque pode trazer inúmeros benefícios para a rotina da empresa, como a redução de custos e retrabalhos, a automação de tarefas, facilidade na realização de inventários, aumento da produtividade e a possibilidade de emitir relatórios para melhorar a tomada de decisões.

Atualmente, existem inúmeros softwares para controle de estoque disponíveis na internet para atender às mais diversas demandas do mercado, seja qual for o perfil da sua empresa e o tipo de produto que você precisa organizar. Digitalizar a gestão é a melhor maneira de garantir a competitividade no cenário atual.

Faça o endereçamento do estoque

Endereçar o estoque é um procedimento simples, basta entender que cada corredor é como se fosse uma rua que deve ser numerada. Feito isso, entenda que as elevações são andares como em um prédio. Essa metodologia traz muito mais agilidade na hora de rastrear os itens armazenados, já que cada objeto passa a ter um endereço no sistema.

É importante que as mercadorias ou insumos sejam cadastradas no software utilizado para realizar o controle de estoque e, se possível, sejam identificados por meio de códigos de barra.

Dessa forma é possível adicionar descrições sobre as especificações de cada item e configurar o sistema para que notificações sejam emitidas sempre uma data de validade estiver se aproximando, por exemplo.

Escolha estruturas que otimizem tempo

O armazenamento de materiais se torna muito mais simples quando você pode contar com estruturas adequadas. Nesse aspecto o self storage pode ajudar bastante, já que além de escolher o tamanho do box, você também pode personalizá-lo conforme as necessidades de seu negócio.

O box permite a instalação de prateleiras e a paletização do ambiente, o que facilita a visualização do local por meio da agrupação dos itens no layout que você preferir. A ideia é otimizar o uso do espaço sem que seja preciso contar com uma área maior.

O GuardeAqui ajuda

Para concluirmos, é importante destacar os pontos positivos em contar com um self storage no processo de armazenamento de materiais de sua empresa. O GuardeAqui permite que você escolha o tamanho do box e armazene seus materiais, mobiliário entre outros  pelo tempo que for necessário (não há contrato de fidelidade), garantindo a segurança e as condições de preservação, e apenas quem tiver autorização e a chave do cadeado poderá acessar o que estiver guardado.

Como você pôde conferir, quanto mais organizado é o armazenamento de materiais, maiores os benefícios que seu negócio pode usufruir, como a redução do desperdício e o aumento da produtividade, que impactam diretamente nos lucros e na satisfação do cliente final.

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a melhorar o armazenamento de materiais de sua empresa? Então entre em contato a gente agora mesmo para conhecer as soluções que temos a oferecer!

Autor

Márcio Martins

“Comecei no ramo do self storage em 1995 na Kipit, pioneira do Brasil, fundada em 1993. Fui gerente desta mesma empresa entre 1995 e 2017, e assumi a gerência regional do GuardeAqui em março de 2017. Sou formado em administração, com ênfase em marketing e, atualmente, sou responsável pelo departamento GuardeAqui Empresas, na área de carteira de Pessoa Jurídica”

Deixe seu comentário