O que antes era considerado algo exclusivo de algumas profissões, hoje está se tornando uma tendência em todo o mundo e abrangendo as mais diversas áreas do mercado. Estamos falando do trabalho realizado de casa. 

Sendo assim, organizar home office não é um mero capricho, mas sim uma necessidade para garantir a produtividade e não comprometer a sua qualidade de vida.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para que você conheça algumas boas práticas sobre como organizar home office e torná-lo mais produtivo. 

Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

Organize o home office de forma prática

Além de dedicar um espaço especial da casa apenas à realização do seu trabalho, é muito importante mantê-lo sempre limpo, organizado, confortável e evitar qualquer tipo de distração que possa tirar o seu foco. 

Veja a seguir as dicas para organizar home office.

Separe um espaço

O home office deve ser visto como sua nova área de trabalho ou escritório. Por isso, é muito importante que o ambiente escolhido seja bem iluminado e não tenha muita circulação de pessoas.

É preciso também que todo o cômodo seja bem organizado e possa acomodar documentos importantes e itens que tenham ligação com a produção das suas tarefas em pastas, gavetas e armários.

Os demais objetos que estejam ocupando espaço desnecessário, mas que você não pode se desfazer, podem ser armazenados por uma empresa de self storage. Nele, você pode guardar o que precisar e pelo tempo que desejar. Os boxes são privativos e só você acessa seus bens em ambiente seguro e monitorado.

Na hora de organizar home office, misturar a vida profissional e pessoal é um erro que deve ser evitado, pois compromete tanto o seu desempenho no trabalho quanto a qualidade de seu tempo livre.

Limpeza

Hoje em dia a maioria das tarefas são realizadas na nuvem, portanto é natural que não se utilize muito papel. Porém, mesmo assim tenha uma lixeira em sua nova área de trabalho para descartar qualquer lixo que possa ser gerado.

Além disso, tenha o hábito de higienizar o ambiente com uma frequência semanal, já que um home office limpo torna a execução do trabalho muito mais produtiva, reduz a fadiga mental e reflete diretamente nos resultados que você entrega.

Sem se distrair

Há quem goste de trabalhar com algum som de fundo como o da televisão o ou do rádio e, de fato, ter a liberdade para tomar essa decisão é um dos pontos positivos de se trabalhar em casa. Contudo, se esse é um motivo para distrações, deixe a televisão apenas para as pausas ou para quando seu expediente tiver chegado ao fim.

Notícias ou programas que você gosta podem tirar a sua atenção do trabalho e comprometer a produtividade. Se você tem a liberdade de escolher os horários em que pode descansar, aproveite para organizar a rotina com base em seus horários mais produtivos.

O trabalho remoto exige, entre outras coisas, bastante disciplina, pelo fato de que as distrações em casa são muito maiores do que em um ambiente corporativo. Por isso, é fundamental saber gerenciar o tempo e encarar suas obrigações com a devida seriedade.

Conforto

Um dos pontos mais positivos de trabalhar em casa e poder organizar home office é o conforto que você pode usufruir. Não estamos falando apenas da vantagem de não precisar utilizar o uniforme da empresa ou roupas formais, mas sim de uma cadeira confortável, o computador na altura dos olhos, um cômodo arejado na temperatura que você preferir e uma decoração ao seu gosto.

Pode parecer que não faz diferença, mas quanto mais agradável o seu home office for nos mínimos detalhes, mais fácil será a execução do trabalho e você terá muito mais qualidade de vida.

Organização

Por fim, mas não menos importante, a organização deve ser estrategicamente pensada para que o seu desempenho seja satisfatório no trabalho e o seu tempo na vida pessoal não seja afetado. Mantenha o ambiente com a sua personalidade, mas sempre respeitando a regrinha do “menos é mais”.

O ideal é ter a menor quantidade de itens que for possível em seu escritório e o manter o organizado. Utilize prateleiras para aproveitar os espaços verticais e evitar o acúmulo de objetos. Além disso, utilize canaletas para esconder os fios do computador, impressora e quaisquer outros dispositivos que sejam necessários para a execução do seu trabalho.

Como você pôde conferir neste conteúdo sobre como organizar home office, em tempos de trabalho remoto é muito importante manter a organização para se garantir um bom índice de produtividade. Bom desempenho no trabalho e saúde mental em dia são dois aspectos que devem andar juntos neste momento.

As informações que trouxemos neste post foram úteis para você? Então não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais para que seus amigos e familiares também possa usufruir destes conhecimentos!

Autor

Denise Rodrigues

Atuo no GuardeAqui desde 2017 e sou responsável pela área de marketing da empresa. Sou formada em Publicidade e Propaganda com pós-graduação em Marketing, além disso, tenho forte senso de organização e utilizo-o em diversos momentos, seja em casa ou no trabalho.

Deixe seu comentário