Devido às mudanças que a transformação digital tem causado na sociedade, com as suas soluções para as questões da vida moderna, é comum que as pessoas passem cada vez mais tempo dentro de suas residências. 

Além de um local de descanso, o trabalho remoto, ou home office, está se popularizando cada vez mais em nosso país. Sendo assim, é preciso estabelecer algumas medidas para manter a organização da casa.

Embora para alguns manter a casa organizada seja considerada puramente uma obrigação, se você tiver criatividade e disposição para colocar a mão na massa, essa pode ser uma tarefa bem divertida. E é exatamente sobre isso que falaremos no conteúdo de hoje.

Organização da casa: o que fazer?

1.  Definir o espaço de cada coisa é o primeiro passo!

Uma das melhores maneiras de manter a organização da casa é definir um lugar para cada objeto. Essa simples prática pode poupar o seu tempo e facilitar o processo de arrumação no dia a dia. 

Basta criar uma “regra” e ter a disciplina de segui-la. Dessa forma, com o tempo, essa prática de manter tudo em seu devido espaço se tornará automática e natural.

2. Opte por organizadores

Organizadores são versáteis e podem agregar estilo ao ambiente se usados da forma correta. Fuja do comum e tente empilhá-los ou pendurá-los na parede como se fossem prateleiras, já que a organização vertical ajuda a liberar espaço da casa

Lembrando que caixas de madeira, plástico ou outros materiais leves têm a mesma função e ainda permitem que você as personalize da forma que desejar, além de ser uma oportunidade de reaproveitar materiais que poderiam ir para o lixo.

Organizadores podem ser usados para guardar todo o tipo de coisa, como:

  • CDs;
  • DVDs;
  • materiais escolares ou de escritório;
  • ferramentas.

Assim como qualquer outro objeto pequeno que poderia ficar espalhado, causando um aspecto de bagunça, prejudicando a organização da casa.

3. Crie o hábito

Se você criar o hábito de sempre guardar um objeto em seu devido lugar logo após utilizá-lo, a organização da casa não será prejudicada. Você apenas terá que fazer a limpeza para manter o ambiente higiênico e aconchegante.

4. Prateleiras e organização vertical

A organização vertical é uma ótima ideia para manter a casa organizada, pois libera as vias de passagem dos cômodos, permite que você armazene uma quantidade maior de itens e, ainda, valoriza as paredes, agregando valor estético e estilo à sua residência.

5. Use barras magnéticas

Barras magnéticas também podem ser utilizadas para a organização da casa. Elas agregam valor estético ao cômodo, permitem que você pendure diversos itens nas paredes, como facas, talheres e até potes de metal. Assim, você libera os espaço das gavetas e deixa a sua cozinha com um ar de elegância.

6. Não ignore o espaço debaixo da pia e do tanque

Muitas pessoas têm o costume de usar os espaços inferiores das pias da cozinha e do tanque para guardar itens específicos, o que é uma prática muito útil. Porém, não basta simplesmente jogar as coisas de qualquer jeito apenas para esconder a bagunça.

O ideal é também manter essas áreas sempre organizadas, pois isso facilita a sua vida no dia a dia, principalmente na hora de encontrar produtos de limpeza, panelas e qualquer outro tipo de pertence.

7. Saiba guardar potes e tampas corretamente

Não há uma forma exata de guardar os potes que você utiliza, mas ao separar e empilhar as tampas separadamente, colocando os potes um dentro do outro, pode otimizar o seu espaço.

8. Desapego!

Um passo essencial na organização da casa, é se livrar dos objetos que ocupam espaços desnecessários. Para isso, você precisará desapegar! Parte de sua rotina de organização da casa deve envolver o descarte de itens que já não têm mais a devida utilidade.

Se há muitos itens de valor e que não podem ser descartados, sempre há a opção de contar com um espaço para armazenamento. Isso evita que você se torne uma pessoa acumuladora e acabe guardando objetos que, com o tempo, apenas ocuparão o espaço do seu lar.

Uma excelente opção para manter a organização da casa sem descartar bens pessoais são os self storage.

self storage surge para solucionar essa demanda: guardar qualquer coisa que você quiser pelo tempo que desejar. Dessa forma é possível liberar o espaço da casa e manter os seus pertences mais queridos armazenados em segurança.

Uma dica extra é sempre jogar fora ou reaproveitar os potes que já não têm mais tampas e ficam jogados nos armários apenas acumulando pó. Dependendo do tamanho, você pode utilizá-los como organizadores, não é verdade?

Assim, a organização da casa não precisa ser uma tarefa chata e repetitiva. Basta ter criatividade para tornar o seu lar um ambiente agradável e aconchegante! Lembrando que um self storage é uma alternativa versátil para liberar espaço do ambiente sem que você precise abrir mão de seus pertences.

Se interessou pela ideia do self storage? Acesse o site do GuardeAqui para encontrar uma unidade de self storage mais próxima da sua casa. Temos um box de armazenamento perfeito para as suas necessidades!

Autor

Denise Rodrigues

Atuo no GuardeAqui desde 2017 e sou responsável pela área de marketing da empresa. Sou formada em Publicidade e Propaganda com pós-graduação em Marketing, além disso, tenho forte senso de organização e utilizo-o em diversos momentos, seja em casa ou no trabalho.

Comentários

Deixe seu comentário