Os métodos de organização servem para ajudar a manter a nossa vida em ordem. Afinal, esse costuma ser um desafio e tanto, não é verdade?

Por isso, a gente preparou este artigo para apresentar alguns dos métodos mais usados no mundo inteiro. Além de entender como eles funcionam, você também confere ótimas dicas de organização pessoal.

Vamos lá?

4 métodos de organização que você precisa conhecer

Ao fazer uma pesquisa na internet, você vai perceber que existem diversas metodologias voltadas para organização e otimização da rotina. Embora os objetivos sejam parecidos, as estratégias usadas são diferentes.

Veja a seguir:

1. Marie Kondo

O método de organização Marie Kondo, também chamado de KonMari, ficou conhecido por revolucionar a organização da casa. Mas saiba que ele também pode ser aplicado em outros espaços e usado para colocar ordem em projetos e tarefas diversas.

A ideia é, antes de tudo, separar os itens em categorias, como, por exemplo: roupas, livros, objetos de valor afetivo, documentos, entre outros.

Esse método de organização também traz como premissa uma oportunidade de autoconhecimento. O objetivo é que durante todo o processo, você trace objetivos, desapegue do que não traz felicidade e guarde apenas o essencial. Coloque cada coisa em seu devido lugar e crie o hábito de mantê-las assim.

2. Flylady

O Flylady está entre os métodos de organização que demanda menos tempo por dia.

Já o Flylady, é um dos métodos de organização voltado para as tarefas domésticas, ainda que a abordagem possa servir para outras atividades também.

Sabendo que a maioria das pessoas não tem tempo para se dedicar aos afazeres do lar, o método de organização do Flylady demanda apenas 15 minutos por dia. Isso porque elas devem ser feitas de forma rápida, sem muita preocupação.

Mas as práticas devem ser diárias, o que exige criar uma rotina, planejar a semana, dividir a casa em zonas e fazer um controle das tarefas.

3. GTD

O método de organização Getting Things Done (GTD) significa “fazer as coisas acontecerem”, em português, e serve para otimizar a sua rotina.

Em vez de pensar em tudo ao mesmo tempo, o GTD usa técnicas que servem para controlar as tarefas do dia. Elas ajudam as pessoas a esvaziar a mente e se preparar para o que precisam fazer de forma racional. Para isso, sugere as seguintes etapas:

  • Anotar tudo o que precisa ser feito no dia;
  • Analisar as tarefas para planejá-las de acordo com as suas necessidades;
  • Entender como e quando realizar cada uma delas, seguindo uma ordem de prioridade;
  • Manter o foco na execução de cada tarefa, sem pensar nas demais.

Dessa forma, esse método pode ser bastante útil tanto para as tarefas de casa quanto do trabalho, sobretudo para quem tem uma rotina agitada.

4. Kanban

As empresas utilizam métodos de organização como o Kanban, para otimizar os prazos e tarefas.

Já o Kanban é um método de organização que se diferencia por ser bem visual. Para trazer mais agilidade, ele propõe a criação de um quadro dividido em colunas de tarefas: a fazer, em execução e finalizadas.

É por isso que ele ficou conhecido pelo uso de post-its, que permitem passar facilmente uma tarefa de uma coluna para outra.

Funciona sobretudo para a organização de fluxos de trabalho e de equipes com vários membros. A partir do quadro, todos conseguem visualizar o andamento das tarefas. E também ajuda no cumprimento de prazos e distribuição de responsabilidades.

Como manter a organização pessoal?

É óbvio que apenas conhecer os métodos de organização e outras ferramentas úteis não é suficiente para manter a organização pessoal. Por isso, confira as dicas a seguir:

Escolha os métodos de organização adequados

Como você viu, cada método tem suas próprias características. Enquanto os métodos de organização Marie Kondo e Flylady costumam ser mais usados em casa, o GTD e o Kanban funcionam bem na gestão das atividades do trabalho.

Portanto, avalie as suas necessidades para escolher a opção ideal. Ao contar com métodos de organização, você pode aproveitar diversos benefícios, como:

  • Diminuir a ansiedade e o estresse causados pelo excesso de obrigações;
  • Manter a casa, o ambiente de trabalho e a mente em ordem;
  • Poupar a energia gasta com a organização das tarefas;
  • Ser mais produtivo.

Adapte sua organização de acordo com o momento

Não se prenda demais a um único método ou jeito de organizar a rotina. Afinal de contas, a nossa vida está em constante mudança. Você deve fazer as adaptações necessárias conforme as prioridades, exigências e necessidades momentâneas.

Consuma conteúdos sobre o tema

Hoje existem diversos conteúdos interessantes sobre organização. Um deles é o “Ordem na Casa” com Marie Kondo, um reality de grande sucesso na Netflix e que popularizou o método KonMari.

Outro programa bacana é “A Arte de Organizar”, que mostra a dupla Joanna Teplin e Clea Shearer reorganizando a casa de celebridades e pessoas comuns.

Conte com boas soluções

Todos os métodos de organização podem ser aplicados nos boxes self storage do Guarde Aqui.

Quando o assunto é métodos de organização, não deixe de buscar parceiros que ofereçam as soluções que você precisa, como é o caso do Guarde Aqui.

Ao colocar ordem na casa ou no escritório, talvez você se depare com a falta de espaço, além de móveis e objetos que não estão sendo usados, mas que precisam ser guardados.

É aqui que o Guarde Aqui entra em jogo, oferecendo boxes self storage de diversos tamanhos. Você faz a locação mensal do espaço que precisa para guardar suas coisas, com segurança e praticidade.

Quer entender mais sobre essa solução? Acesse o site do Guarde Aqui e confira todas as vantagens!

Autor

Denise Rodrigues

Atuo no GuardeAqui desde 2017 e sou responsável pela área de marketing da empresa. Sou formada em Publicidade e Propaganda com pós-graduação em Marketing, além disso, tenho forte senso de organização e utilizo-o em diversos momentos, seja em casa ou no trabalho.

Deixe seu comentário