Agora que as pessoas têm passado mais tempo em casa, muita gente tem enfrentado dificuldades para manter o ambiente organizado. Felizmente, existem técnicas que facilitam a rotina, como o método Flylady que está inovando o jeito de cuidar dos afazeres domésticos.

Preparamos este conteúdo para que você entenda o que é o sistema Flylady e como ele pode te ajudar a manter o seu lar organizado, reservando apenas alguns minutinhos do dia. Continue a leitura para conferir!

O que é o método Flylady?

A norte-americana Marla Cilley criou um sistema de organização que promete manter a sua casa perfeitamente organizada, separando apenas 15 minutos do dia. O método ficou conhecido como Flylady e foi pensado justamente para facilitar a vida de quem tem dificuldades para lidar com tarefas cotidianas por falta de tempo ou cansaço, como lavar a louça ou arrumar a cama.

Como aplicar o método Flylady?

O método Flylady não é complicado, mas exige um pouco de disciplina até que se torne um hábito diário. Por isso, a primeira fase do sistema é conhecida como Baby Steps. A seguir você verá quais são os passos que integram a metodologia.

Faça sua pia brilhar

O ideal é manter a pia sempre limpa e organizada. Ao invés de deixar a louça acumulando, para lavá-la toda de uma vez quando estiver entulhada, sempre lave o prato, talheres e copos assim que terminar de usá-los. Dessa forma, a sua pia se manterá sempre brilhando.

Vista-se

Uma das premissas do método Flylady é “se amar mais” e no contexto das vestimentas isso significa que, mesmo que você não tenha planos de sair de casa no dia, vista-se como se fosse receber visitas.

Por mais que seja confortável a ideia de se vestir com roupas velhas e sapatos furados, esse tipo de atitude pode afetar a sua autoestima e impactar em outras questões, como a própria organização do lar.

Separe a sua roupa

O objetivo principal do método Flylady é eliminar de sua rotina tudo o que é desnecessário e, nesse contexto, estamos nos referindo ao tempo desperdiçado escolhendo roupas.

Separe combinações antecipadamente aos seus compromissos, pois desta forma você poupará um tempo precioso pela manhã e começará o seu dia sem estresse.

Se livre das tralhas

Como dizem o ditado, a sua casa é o seu templo e manter esse ambiente agradável, limpo e organizado é indispensável para uma boa manutenção da saúde mental, do bem-estar e da qualidade de vida.

Portanto, se você tem muitos objetos, dos quais não pode se desfazer — seja por valor sentimental ou financeiro — existe a alternativa fazer uma contratação mensal de um box privativo, isto é, um self storage para guardar as suas coisas.

Entre as vantagens que o self storage tem a oferecer, podemos citar:

  • possibilidade de liberar o espaço da casa sem precisar abrir mão de seus pertences;
  • segurança e privacidade — apenas você terá acesso ao box;
  • autonomia para personalizar o espaço de armazenamento conforme as suas necessidades;
  • sem fidelidade obrigatória por contrato.

11 mandamentos do Flylady

O método Flylady é fundamentado nos seguintes mandamentos:

  • vista-se toda manhã, ainda que você não esteja com disposição para isso;
  • mantenha a pia sempre limpa e brilhando;
  • não permita que o celular ou computador sejam distrações;
  • faça suas rotinas todos os dias — de manhã e antes de ir para cama;
  • não tente realizar mais do que um projeto por vez;
  • observe as suas próprias atitudes — se tirou algo do lugar, coloque de volta;
  • faça algo por você todos os dias;
  • termine o seu trabalho o mais rápido que puder — para aproveitar melhor seu tempo livre;
  • sorria, ainda que você não esteja com disposição para isso;
  • não esqueça de rir todos os dias.

Perceba que quase todos os itens da lista têm como objetivo fazer com que você valorize o seu tempo. Afinal, qualidade de vida é utilizar melhor o seu tempo livre, fazendo o que te dá prazer. 

Faça tudo de novo

Por fim, a forma mais eficiente de fazer com que o método Flylady se torne uma rotina comum em sua vida é introduzir as novas tarefas em seu cotidiano. Ou seja, para que vire um hábito, é preciso você tenha persistência e repita diariamente tudo o que aprendeu aqui.

Como você pôde contemplar neste artigo, a organização do lar é fundamental para as mais diversas áreas de nossas vidas, visto que impacta diretamente em questões como autoestima e saúde emocional. Por isso, o método Flylady pode trazer muito mais comodidade à sua rotina.

Que tal conferir o blog da GuardeAqui para ter acesso a todos os nossos conteúdos? Postamos dicas e novidades sobre os mais diversos assuntos!

Autor

Denise Rodrigues

Atuo no GuardeAqui desde 2017 e sou responsável pela área de marketing da empresa. Sou formada em Publicidade e Propaganda com pós-graduação em Marketing, além disso, tenho forte senso de organização e utilizo-o em diversos momentos, seja em casa ou no trabalho.

Deixe seu comentário