O senso de padronização faz parte do famoso método de organização 5S. Ele foi criado no Japão para colocar ordem, de forma prática, em ambientes de trabalho e do lar.

Portanto, se você está precisando de ajuda com a organização da casa ou do escritório, não deixe de conhecer mais sobre essa metodologia!

Neste artigo vamos dar continuidade a série de conteúdos sobre os 5 sensos, mostrando o senso de padronização e como aplicá-lo.

Vamos lá?

Como funciona o método de organização 5S?

O propósito desta metodologia é permitir que as pessoas se tornem mais produtivas e, ao mesmo tempo, tenham uma rotina equilibrada e com melhor qualidade de vida.

Isso tudo graças a uma boa dose de organização!

Para poder aproveitar os benefícios de um ambiente organizado, o método sugere que você coloque em prática os 5 sensos:

  1. Senso de utilização (Seiri): desapegar do que não tem utilidade e que está só ocupando espaço;
  2. Senso de organização (Seiton): colocar cada coisa em seu lugar, de acordo com a função;
  3. Senso de limpeza (Seiso): manter o ambiente limpo para torná-lo seguro e agradável;
  4. Senso de padronização (Seiketsu): criar regras que ajudem a manter o ambiente em ordem;
  5. Senso de disciplina (Shitsuke): promover a melhoria contínua e o autogerenciamento.

É interessante que os sensos sejam aplicados nessa ordem, seguindo a lógica proposta pela metodologia.

Dessa forma, você consegue organizar os espaços da empresa ou da sua casa para se tornar mais produtivo. Com isso, é possível promover o seu bem-estar e de todos os que frequentam o ambiente.

O que você precisa saber sobre o senso de padronização

Nas empresas, o senso de padronização estimula os colaboradores a serem mais produtivos.

Também conhecido como Seiketsu, o senso de padronização propõe a criação de padrões e regras para serem seguidas no ambiente em questão.

Isso porque é importante que todas as pessoas colaborem de forma justa para seguir os 3 sensos anteriores. Ou seja, para que o espaço seja ocupado apenas por itens úteis, mantenha-se limpo e organizado.

No ambiente de trabalho, o senso de padronização ajuda a trazer mais segurança e oferece um estímulo extra para os colaboradores. Consequentemente, as equipes passam a ser mais produtivas.

Ainda, por meio de regras bem estabelecidas, a empresa consegue ter maior controle sobre os processos, aumentando a qualidade e diminuindo as chances de erro nos trabalhos.

Já em casa, o Seiketsu ajuda a tornar a rotina dos moradores mais leve. Como numa empresa, as regras permitem que a ordem e a limpeza sejam mantidas.

Se cada um ajudar um pouquinho, o trabalho doméstico não pesa para ninguém. E, claro, a sensação de bem-estar só tende a aumentar.

Como utilizar o senso de padronização? Confira o passo a passo!

O senso de padronização pode ser utilizado em casa e no trabalho.

1. Certifique-se de que os 3 primeiros sensos foram aplicados

Como a gente comentou aqui, o método 5S segue uma sequência. Dessa forma, não faz sentido começar a criar as regras sem antes ter adotado o senso de utilização, organização e limpeza.

Afinal, a padronização tem a função de promover os novos hábitos em casa ou no escritório.

2. Crie regras e padrões claros

Para que os outros sensos se tornem hábitos na vida das pessoas, ter regras bem estabelecidas é fundamental. É preciso, por exemplo, criar procedimentos em relação à organização e limpeza dos espaços. Do contrário, todo o esforço colocado nos sensos anteriores pode ser perdido.

3. Comunique as regras para todos

Além de serem evidentes, as regras precisam ser comunicadas aos envolvidos, sejam as pessoas com quem você mora ou trabalha. Senão fica difícil garantir que todos sigam os mesmos padrões, concorda?

Esse momento é também uma oportunidade para tirar as dúvidas e até mesmo ouvir sugestões, o que pode fazer toda diferença no engajamento em relação ao método 5S.

4. Fique atento à questão da saúde

O senso de padronização também se preocupa com a saúde das pessoas. É um ponto de atenção sobretudo nos ambientes de trabalho.

Portanto, é importante verificar diversos fatores para evitar problemas relacionados à saúde, como a iluminação dos espaços, a limpeza dos banheiros e vestiários, as condições dos refeitórios, entre outros.

Conte com a ajuda do Guarde Aqui!

Quando se trata de organização, vale a pena contar com todas as soluções possíveis. Afinal, viver numa casa e trabalhar em um escritório livre da desordem faz toda a diferença!

O que parece apenas um detalhe pode impactar a nossa qualidade de vida e como a gente se sente. Por isso, não poupe esforços para manter tudo em ordem.

Percebeu que faltou espaço para guardar itens de trabalho, móveis e outros objetos importantes? Então conte com o Guarde Aqui, o maior self storage do Brasil!

Diante das diversas opções de tamanho de box oferecidas, encontrar espaços extra é mais fácil do que você imagina. Nos boxes self storage do Guarde Aqui, você pode guardar o que você quiser, exceto produtos perecíveis, tóxicos ou inflamáveis.

Que tal conferir outras dicas valiosas? Leia outros artigos sobre organização no nosso blog!

Autor

Denise Rodrigues

Atuo no GuardeAqui desde 2017 e sou responsável pela área de marketing da empresa. Sou formada em Publicidade e Propaganda com pós-graduação em Marketing, além disso, tenho forte senso de organização e utilizo-o em diversos momentos, seja em casa ou no trabalho.

Deixe seu comentário