Após compreender o conceito do Seiri — que compõe o primeiro S da organização — e descobrir como manter ao seu alcance somente o que tiver utilização real na sua rotina, chegou a hora de aprender com o segundo S, chamado de Seiton ou Senso de Organização, a colocar suas coisas em ordem e facilitar todas as tarefas do dia a dia. 

Descubra a seguir!

Quais são os 5S da organização?

A organização 5S é um método japonês que se baseia em 5 sensos diferentes para ordenar a sua vida pessoal e profissional de maneira prática e funcional. Dessa forma, os sensos são: utilização, organização, limpeza, padronização e disciplina — ou Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, respectivamente.

Com esse método de organização, o objetivo é atingir um nível eficaz de produtividade, de agilidade para lidar com contratempos e desafios do dia a dia, além de manter uma rotina mais equilibrada entre suas tarefas diárias e o bem-estar — aspecto indispensável para indivíduos alcançarem metas e usufruírem das suas conquistas.

Além de um simples método de organização

A organização 5S é muito mais do que um método de organização, pois é usada também como estratégia de gestão empresarial para otimizar as funções da equipe e agilizar os processos dentro de uma corporação ou um negócio. Logo, as técnicas podem e devem ser aplicadas como forma de ordenar objetivos e ideias.

Dito isso, ter o senso de organização bem apurado é a chave para conciliar áreas pessoais e profissionais sem precisar abrir mão da sua qualidade de vida, tampouco das suas metas enquanto empresa ou líder das próprias finanças. Ou seja, compreender cada um dos 5S — e, especialmente o Seiton — é uma alternativa para transformar o modo como você lida com seu business e com seus planos pessoais.

O que é o senso de organização ou ordenação?

O senso de organização proporciona praticidade e funcionalidade a sua rotina pessoal ou de trabalho.

O Senso de Organização ou Senso de Ordenação corresponde ao Seiton, e deve ser aplicado em sequência ao Seiri — isto é, após analisar o que é realmente útil para a realização das tarefas e desapegar do que apenas ocupa espaço ou atrapalha na produtividade — para colocar seus pertences e planejamentos em uma ordem prática e funcional.

Importância da organização para uma vida bem sucedida

Um dos objetivos do senso de organização é proporcionar qualidade de vida para quem o aplica no dia a dia.

Levar uma rotina desorganizada pode acarretar em inúmeros malefícios ao longo do tempo, como sensação de estresse e cansaço excessivos, desgaste emocional, danos materiais e até mesmo perdas de oportunidades e prejuízos profissionais incalculáveis. Portanto, ativar o senso de organização o quanto antes é fundamental para evitar tais transtornos.

Assim, a proposta é encontrar o seu próprio método de organização, desde que ele faça sentido para o funcionamento da sua rotina e permita que você aproveite os benefícios de viver uma vida ordenada e simplificada. E, para isso, algumas dicas podem lhe ajudar a introduzir o Senso de Ordenação nas suas tarefas — como mostraremos mais adiante.

Como aplicar o senso de organização em 5 passos

Aplicar o Seiton não é só deixar tudo bonito, é também priorizar os itens mais utilizados dos menos utilizados.

Depois de descobrir como o Senso de Organização pode facilitar suas tarefas e aliviar a rotina, agora você deve estar se perguntando o que fazer para introduzir esse método no dia a dia da sua casa e do seu trabalho, acertamos? Se a resposta é sim, continue a leitura e confira cinco passos simples extremamente funcionais para a aplicação do Seiton:

  1. Separe vida profissional e pessoal

Objetos, finanças e, especialmente, as preocupações entre vida pessoal e profissional precisam ser separadas. Desse jeito você evita confusões entre uma área e outra e reduz as chances de sobrecarregar sua mente e seu corpo com coisas que não podem ser resolvidas naquele momento.

  1. Tenha uma rotina de organização

Dentro da sua rotina de obrigações estabeleça um ritual para colocar em ordem tudo o que ficou fora do lugar depois de ser usado. Além disso, é importante ter ao menos um dia na semana para fazer uma organização geral e realinhar tudo o que foi perdendo a funcionalidade ou escapando do lugar entre um dia de trabalho e outro.

  1. Organize seus pertences por uso

Antes de mais nada, o Senso de Organização tem que facilitar as suas tarefas. Portanto, não basta que a ordem de armazenamento das coisas fique bonita se não for prática para o uso. Logo, deixe sempre com fácil acesso tudo que é utilizado com frequência e torne menos visível aquilo que você raramente precisa.

  1. Conte com o auxílio da tecnologia

A tecnologia já virou um recurso essencial para o Senso de Organização e pode ser usada no arquivamento de documentos, na criação de inventários e na administração e gestão de planejamento e estratégias. Por isso, o que for capaz de ser digitalizado e armazenado apenas no mundo virtual, assim deve ser feito.

  1. Disponha do espaço que você precisa

Como a falta de espaço é uma das inimigas da organização, contar com depósitos e boxes de armazenamento externo é a saída para se livrar do excesso de coisas dentro de casa e/ou do escritório. Dessa forma, você ganha espaço para organizar os itens prioritários perto de você e garante um armazenamento seguro para o restante das peças.

Benefícios do senso de organização pessoal e profissional

Com senso de ordenação no seu dia a dia, fica mais fácil identificar objetos, documentos e outros itens rapidamente.

A verdade é que dar o primeiro passo rumo a uma vida mais organizada pode ser tão difícil quanto manter as coisas em ordem. Então, para te motivar a começar a aplicar o Senso de Organização na sua vida pessoal e profissional, abaixo listamos alguns dos benefícios que você poderá notar de imediato com o uso dessa técnica. Dá só uma olhada:

  • Evita perdas de objetos e materiais

Nada mais estressante do que precisar de um objeto e não saber onde encontrá-lo, não é mesmo? Esse é um dos primeiros problemas resolvidos pelo Senso de Ordenação, já que cada item deve ganhar um espaço fixo para ser guardado enquanto não estiver em uso. A dica vale para organizar objetos pessoais, mas principalmente para materiais de trabalho.

  • Revela prioridades e necessidades de ordenação

No meio da bagunça — de objetos e ideias — fica muito mais difícil identificar quais são suas necessidades e as prioridades para o momento. O Senso de Organização vem justamente para fazer essa classificação do que precisa estar na frente, tanto nos armários quanto no seu planejamento, e o que pode ficar em segundo plano.

  • Otimiza tempo e espaço

Ambientes visualmente poluídos também sobrecarregam a mente, do mesmo modo que ter que procurar todos os dias pelo mesmo objeto é um grande desperdício de tempo. Em vista disso, deixar exposto somente o que é necessário e saber exatamente onde está guardado poupa suas horas, energia e espaço.

O GuardeAqui te ajuda na organização!

Os boxes do GuardeAqui são ideais para quem procura espaço extra fora de casa.

Quando o assunto é o espaço ideal para organizar itens pessoais e até mesmo estoques, o GuardeAqui é a solução perfeita. Afinal, alugando um box é possível manter objetos, móveis, materiais de trabalho ou produtos da sua marca em ordem e em segurança..

Visite a plataforma online do GuardeAqui e encontre agora mesmo o box ideal na unidade mais próxima de você!                                           

Autor

Denise Rodrigues

Atuo no GuardeAqui desde 2017 e sou responsável pela área de marketing da empresa. Sou formada em Publicidade e Propaganda com pós-graduação em Marketing, além disso, tenho forte senso de organização e utilizo-o em diversos momentos, seja em casa ou no trabalho.

Deixe seu comentário