6 dicas para conservar e armazenar vinho corretamente
17/03/2021 | Por: Denise Rodrigues
Armazenar vinho: aprenda como fazer de maneira correta e veja dicas para conservar o melhor sabor da bebida por mais tempo.

Nem todo mundo sabe, mas na hora de armazenar vinho existem dicas valiosas para preservar a qualidade da bebida e fazê-la durar por mais tempo sem perder o sabor original.
Então, se você gosta de apreciar uma boa taça e pretende ter uma adega particular, continue a leitura para descobrir a maneira certa de guardar vinho e as condições ideais para o seu local de armazenamento.
Quanto tempo o vinho pode ser armazenado?
Antes de mais nada, é importante saber que o tempo recomendado para armazenar vinhos tende a mudar de acordo com a cor e o tipo da uva, sendo os brancos menos duradouros em relação aos tintos.
Por isso, para não correr o risco de guardar a sua garrafa para uma ocasião distante demais e acabar perdendo a qualidade do seu vinho, cheque o rótulo e as orientações da vinícola produtora para descobrir qual a recomendação do produto em questão, além de definir o lugar mais adequado para guardar vinho corretamente, como ensinaremos abaixo.
Posso armazenar vinho na geladeira?
É possível sim armazenar vinho na geladeira, porém somente após aberto, fechando com tampa e durante um curto período de tempo.
Após o rompimento da rolha, o ar do ambiente começa a entrar em contato com o líquido da garrafa, gerando uma nova reação entre as substâncias presentes na bebida. Por causa dessa reação, depois de aberto a validade do produto diminui e o ideal é consumí-lo em, no máximo, 5 dias.
Caso contrário, será possível notar o declínio no sabor a cada dia em que o vinho permanecer na geladeira. Enquanto isso, as garrafas fechadas devem passar longe do refrigerador, ok?
3 dicas para boa conservação do vinho
Mesmo que você tenha um lugar para guardar vinho e respeite o tempo de armazenamento do produto, se ele não for conservado da maneira correta é possível que dentro de pouco tempo já comece a perder o sabor.
Portanto, para evitar que isso aconteça, algumas dicas essenciais são:
- Posicionamento da garrafa
As garrafas fechadas com rolha devem ser guardadas sempre na posição horizontal, isto é, deitadas. Assim, o líquido interno cumpre a função de manter a rolha hidratada, impedindo-a de ressecar — o que reduziria sua capacidade de vedação, permitindo a entrada de ar no recipiente.
- Umidade do ambiente
É contraindicado armazenar vinho em ambientes úmidos, abafados e com baixa circulação de ar, pois essas condições são extremamente favoráveis para a proliferação de fungos e bactérias nocivas à qualidade da bebida.
Por isso, certifique-se de que o espaço é arejado o suficiente para que nenhum microorganismo se manifeste.
- Tipo das uvas
Como mencionamos no início deste guia, a cor das uvas pode influenciar no prazo de validade da bebida, mas essa não é a única observação sobre a qualidade das frutas. Afinal, safras de períodos menos chuvosos tendem a oxidar mais lentamente, fazendo com que o vinho dure por mais tempo, então pesquise sobre seus vinhos antes de escolher quanto tempo ficarão armazenados.
3 cuidados ao armazenar vinho
Além das dicas para armazenar vinho de acordo com sua safra, existem também uma série de recomendações indispensáveis para você estruturar um ambiente especial, podendo guardar as suas garrafas pelo tempo que for necessário, mantendo a qualidade de sempre.
Abaixo separamos esses três cuidados principais. Dá uma olhada:
- Local para armazenar vinho corretamente
O local ideal para armazenar vinho precisa ser firme o bastante para impedir que as garrafas fiquem instáveis, balançando ou colidindo umas nas outras — caso contrário, o agito do líquido pode provocar uma nova reação entre as substâncias da uva.
Por isso, os nichos de madeira fixos na parede são a melhor indicação para construção de adegas em casa.
- Iluminação para armazenar vinho
Tanto a iluminação natural quanto a artificial são capazes de alterar o processo químico dentro da garrafa, fazendo com que o vinho ganhe um novo sabor muito diferente do original. Logo, a bebida precisa ser guardada em ambientes mais escuros, com luzes fracas e baixas — que devem ser acesas somente quando necessário.
- Temperatura ideal para armazenar vinho
Todas as garrafas precisam ser mantidas em baixa temperatura. Assim, as que já foram abertas podem ser guardadas na geladeira, enquanto as lacradas devem permanecer em um ambiente com temperatura entre 12ºC e 14ºC, especialmente se a sua intenção for armazenar vinhos por semanas ou meses.
Armazene seus vinhos com o Guarde Aqui!
Para quem procura um espaço perfeito para armazenar vinhos com toda a estrutura de uma verdadeira adega particular, a unidade Vila Leopoldina do Guarde Aqui pode te ajudar.
Com a nossa seção de wine storage, criada exclusivamente para os amantes e apreciadores de uma boa taça, é possível guardar a sua bebida predileta para degustá-la no momento certo.
Clique aqui para visitar a nossa plataforma online e alugar agora seu boxe wine storage.
E se você quer saber mais sobre armazenamento, organização, mudanças e muito mais, acesse o Blog Guarde Aqui e aproveite todas dicas!
Deixe seu comentário