Entenda agora o senso de limpeza, terceiro S da organização
14/04/2021 | Por: Denise Rodrigues
Senso de limpeza: descubra agora mesmo como o terceiro senso pode te ajudar a manter a organização em casa e no trabalho.

Depois que você limpa a sua casa, não dá uma sensação boa? Claro, a limpeza ajuda a organizar a vida e melhorar as ideias! É por isso que o senso de limpeza faz parte do método de organização 5S, e você pode aplicá-lo na sua vida pessoal e profissional.
Esse método é usado nas empresas como forma de organização do ambiente e das rotinas de trabalho. Além do senso de limpeza, há outros fatores — como o senso de utilização e o senso de organização — que indicam o caminho para a produtividade, segurança e bem estar.
Neste conteúdo você vai entender melhor o que é o senso de limpeza e como aplicá-lo em sua casa e/ou no seu trabalho. Acompanhe!
O que é o método de organização 5S?
O método de organização 5S é um método de gestão de qualidade, que visa aprimorar processos empresariais. Foi criado no Japão, no período após a Segunda Guerra Mundial, como forma de ajudar as indústrias do país a se reconstruírem.
Os 5S do método abrangem princípios da qualidade total, baseados em palavras japonesas iniciadas pela letra S. São eles:
- Senso de Utilização (Seiri): eliminar do ambiente o que seja inútil;
- Senso de Organização (Seiton): organizar o ambiente de forma eficaz;
- Senso de Limpeza (Seisō): melhorar o nível de limpeza;
- Senso de Padronização (Seiketsu): definir regras a serem seguidas;
- Senso de Disciplina (Shitsuke): incentivar a melhoria contínua.
Esses preceitos, devem ser aplicados nas rotinas de trabalho para criar um ambiente mais seguro, agradável e produtivo. Mas, na vida pessoal, eles também podem ajudar a organizar o ambiente, aumentar a satisfação pessoal e alcançar objetivos.
O que é o senso de limpeza?
O senso de limpeza, originado da palavra Seisō em japonês, traz o princípio da eliminação da sujeira em todos os aspectos. Na prática, significa limpar o que está sujo e prevenir as causas da sujeira.
Estamos falando não só da poeira e do lixo que se acumulam no ambiente físico, mas também de arquivos digitais e infecções de vírus nos equipamentos eletrônicos.
A sujeira pode prejudicar sua produtividade e qualidade de vida de diversas formas. Um ambiente sujo pode sujeitar seu corpo a doenças, deteriorar e estragar equipamentos, e ainda afetar a qualidade visual do local.
Nas empresas, a limpeza geralmente é delegada ao “pessoal da limpeza”. Porém, todo profissional deve se responsabilizar pelo seu ambiente de trabalho para manter o espaço sempre organizado. Na sua casa, manter hábitos de limpeza e higiene também ajuda a organizar o ambiente, impactando diretamente na sua qualidade de vida.
Como aplicar o senso de limpeza?
Segundo o senso de limpeza, o ato de limpar deve entrar na rotina da vida pessoal e profissional, mas o não sujar também deve ser um hábito internalizado. Dessa maneira, a limpeza torna-se constante e não apenas esporádica.
Vamos ver agora algumas dicas para aplicar o senso de limpeza na sua rotina:
Defina a rotina de limpeza
Não adianta deixar a limpeza para quando estiver sujo… Com esse pensamento, você pode deixar para depois e nunca limpar o ambiente. Portanto, defina um dia ou um horário para criar o compromisso. Você pode definir, por exemplo, que sempre vai revisar o seu home office ao final da tarde para manter o local limpo.
Identifique as fontes de sujeira
Tão importante quanto limpar é prevenir a sujeira. Então, procure identificar de onde ela vem. Deixar a janela aberta o dia inteiro, por exemplo, pode fazer a poeira da rua entrar com mais facilidade. Comer no ambiente de trabalho também pode ser uma das principais fontes de sujeira.
Tenha as ferramentas adequadas
A sujeira pode acumular em diferentes locais: móveis, gavetas, equipamentos, eletrodomésticos, objetos de decoração, arquivos, etc. Então, identifique a melhor forma de limpeza e as melhores ferramentas para cada um. Para desengordurar a tela do notebook, por exemplo, você pode precisar de um produto específico.
Conscientize os envolvidos
Em casa ou no ambiente de trabalho, você pode conviver com outras pessoas que também precisam entender a importância da limpeza. Então, além de se conscientizar, conscientize também quem utiliza o mesmo ambiente para manter os hábitos de higiene do local.
O Guarde Aqui te ajuda a manter um ambiente limpo!
Mais que uma filosofia empresarial, o método de organização 5S é uma forma de organizar a vida pessoal e ajudar a manter o bem estar.
Se você quer adotar o senso de limpeza na sua vida, o Guarde Aqui é a solução! Na hora de limpar o ambiente da sua casa ou do seu trabalho, você provavelmente vai perceber que nem usa alguns objetos e que eles só servem para juntar poeira… Então, o que fazer com eles?
No Guarde Aqui você pode armazenar esses objetos que estão só ocupando espaço e atrapalhando a limpeza do ambiente. Aqui você pode guardar objetos, equipamentos, móveis, peças de decoração e o que mais você quiser, exceto produtos perecíveis, tóxicos ou inflamáveis.Assim, você consegue manter seus ambientes limpos e seguros.
Por aqui, também aplicamos o senso de limpeza nas unidades do Guarde Aqui: as áreas comuns passam por limpezas regulares, para também manter o local sempre organizado e seguro.
Agora, conheça as unidades do Guarde Aqui em grandes centros urbanos do Brasil. Escolha a opção mais próxima para armazenar seus objetos!
Não se esqueça de conhecer nosso blog para ter ainda mais dicas sobre limpeza e organização de ambientes!
Deixe seu comentário