Depois que você limpa a sua casa, não dá uma sensação boa? Claro, a limpeza ajuda a organizar a vida e melhorar as ideias! É por isso que o senso de limpeza faz parte do método de organização 5S, e você pode aplicá-lo na sua vida pessoal e profissional.

Esse método é usado nas empresas como forma de organização do ambiente e das rotinas de trabalho. Além do senso de limpeza, há outros fatores — como o senso de utilização e o senso de organização — que indicam o caminho para a produtividade, segurança e bem estar.

Neste conteúdo você vai entender melhor o que é o senso de limpeza e como aplicá-lo em sua casa e/ou no seu trabalho. Acompanhe!

O que é o método de organização 5S?

O método de organização 5S é um método de gestão de qualidade, que visa aprimorar processos empresariais. Foi criado no Japão, no período após a Segunda Guerra Mundial, como forma de ajudar as indústrias do país a se reconstruírem. 

Os 5S do método abrangem princípios da qualidade total, baseados em palavras japonesas iniciadas pela letra S. São eles:

  • Senso de Utilização (Seiri): eliminar do ambiente o que seja inútil;
  • Senso de Organização (Seiton): organizar o ambiente de forma eficaz;
  • Senso de Limpeza (Seisō): melhorar o nível de limpeza;
  • Senso de Padronização (Seiketsu): definir regras a serem seguidas;
  • Senso de Disciplina (Shitsuke): incentivar a melhoria contínua.

Esses preceitos, devem ser aplicados nas rotinas de trabalho para criar um ambiente mais seguro, agradável e produtivo. Mas, na vida pessoal, eles também podem ajudar a organizar o ambiente, aumentar a satisfação pessoal e alcançar objetivos.

O que é o senso de limpeza?

 

O senso de limpeza aplicado ao seu dia a dia, traz um impacto positivo na sua rotina em casa e no ambiente de trabalho.

O senso de limpeza, originado da palavra Seisō em japonês, traz o princípio da eliminação da sujeira em todos os aspectos. Na prática, significa limpar o que está sujo e prevenir as causas da sujeira.

Estamos falando não só da poeira e do lixo que se acumulam no ambiente físico, mas também de arquivos digitais e infecções de vírus nos equipamentos eletrônicos.

A sujeira pode prejudicar sua produtividade e qualidade de vida de diversas formas. Um ambiente sujo pode sujeitar seu corpo a doenças, deteriorar e estragar equipamentos, e ainda afetar a qualidade visual do local.

Nas empresas, a limpeza geralmente é delegada ao “pessoal da limpeza”. Porém, todo profissional deve se responsabilizar pelo seu ambiente de trabalho para manter o espaço sempre organizado. Na sua casa, manter hábitos de limpeza e higiene também ajuda a organizar o ambiente, impactando diretamente na sua qualidade de vida.

 Como aplicar o senso de limpeza?

Identificar as fontes de sujeira é um passo importante no senso de limpeza.

Segundo o senso de limpeza, o ato de limpar deve entrar na rotina da vida pessoal e profissional, mas o não sujar também deve ser um hábito internalizado. Dessa maneira, a limpeza torna-se constante e não apenas esporádica.

Vamos ver agora algumas dicas para aplicar o senso de limpeza na sua rotina:

Defina a rotina de limpeza

Não adianta deixar a limpeza para quando estiver sujo… Com esse pensamento, você pode deixar para depois e nunca limpar o ambiente. Portanto, defina um dia ou um horário para criar o compromisso. Você pode definir, por exemplo, que sempre vai revisar o seu home office ao final da tarde para manter o local limpo.

Identifique as fontes de sujeira

Tão importante quanto limpar é prevenir a sujeira. Então, procure identificar de onde ela vem. Deixar a janela aberta o dia inteiro, por exemplo, pode fazer a poeira da rua entrar com mais facilidade. Comer no ambiente de trabalho também pode ser uma das principais fontes de sujeira.

Tenha as ferramentas adequadas

A sujeira pode acumular em diferentes locais: móveis, gavetas, equipamentos, eletrodomésticos, objetos de decoração, arquivos, etc. Então, identifique a melhor forma de limpeza e as melhores ferramentas para cada um. Para desengordurar a tela do notebook, por exemplo, você pode precisar de um produto específico.

Conscientize os envolvidos

Você não precisa e nem deve ser a única pessoa a utilizar o senso de limpeza em casa e no trabalho.

Em casa ou no ambiente de trabalho, você pode conviver com outras pessoas que também precisam entender a importância da limpeza. Então, além de se conscientizar, conscientize também quem utiliza o mesmo ambiente para manter os hábitos de higiene do local.

O Guarde Aqui te ajuda a manter um ambiente limpo!

Mais que uma filosofia empresarial, o método de organização 5S é uma forma de organizar a vida pessoal e ajudar a manter o bem estar.

Se você quer adotar o senso de limpeza na sua vida, o Guarde Aqui é a solução! Na hora de limpar o ambiente da sua casa ou do seu trabalho, você provavelmente vai perceber que nem usa alguns objetos e que eles só servem para juntar poeira… Então, o que fazer com eles?

No Guarde Aqui você pode armazenar esses objetos que estão só ocupando espaço e atrapalhando a limpeza do ambiente. Aqui você pode guardar objetos, equipamentos, móveis, peças de decoração e o que mais você quiser, exceto produtos perecíveis, tóxicos ou inflamáveis.Assim, você consegue manter seus ambientes limpos e seguros

Por aqui, também aplicamos o senso de limpeza nas unidades do Guarde Aqui: as áreas comuns passam por limpezas regulares, para também manter o local sempre organizado e seguro.

Agora, conheça as unidades do Guarde Aqui em grandes centros urbanos do Brasil. Escolha a opção mais próxima para armazenar seus objetos!

Não se esqueça de conhecer nosso blog para ter ainda mais dicas sobre limpeza e organização de ambientes!

Autor

Denise Rodrigues

Atuo no GuardeAqui desde 2017 e sou responsável pela área de marketing da empresa. Sou formada em Publicidade e Propaganda com pós-graduação em Marketing, além disso, tenho forte senso de organização e utilizo-o em diversos momentos, seja em casa ou no trabalho.

Deixe seu comentário