O senso de disciplina, também chamado de shitsuke, faz parte do método 5S de organização. Como o quinto da lista, chega para instigar o autodesenvolvimento e consolidar os sensos anteriores.

Nunca ouviu falar sobre o assunto? Fique sabendo que essa metodologia de origem japonesa se baseia em 5 princípios:

  1. Senso de Utilização (Seiri): eliminar do ambiente o que é inútil;
  2. Senso de Organização (Seiton): organizar o ambiente de forma eficaz;
  3. Senso de Limpeza (Seisō): melhorar o nível de limpeza;
  4. Senso de Padronização (Seiketsu): definir regras a serem seguidas;
  5. Senso de Disciplina (Shitsuke): incentivar a melhoria contínua.

Todos eles podem ser aplicados tanto na vida pessoal quanto na gestão empresarial. Ao contar com o 5S, você consegue melhorar a eficiência em casa e no trabalho, além de ganhar mais qualidade de vida.

Neste artigo, vamos abordar o último deles: o senso de disciplina.

Quer descobrir como ele funciona? Então continue a leitura!

Entenda o que é o senso de disciplina

O senso de disciplina conclui o 5S de modo a incentivar a busca pela manutenção da organização.

O shitsuke ou senso de disciplina tem o propósito de manter a ordem estabelecida a partir dos sensos anteriores. Aqui, a disciplina diz respeito não só a você como também aos outros.

Isso porque as normas, regras e acordos costumam ser estabelecidos em grupo – seja pelos moradores da casa ou pelas equipes no ambiente de trabalho.

Tudo aquilo que foi desenvolvido pelos quatro sensos precisa ser continuamente aprimorado, verificado e cumprido. Mas de nada adianta encarar a disciplina como uma imposição: ela precisa ser seguida com respeito às outras pessoas e aos esforços feitos em conjunto para chegar aos padrões que foram definidos.

Por meio do comprometimento de cada um, é possível promover melhorias nos sensos anteriores. Ou seja, esse é mais um sinal que mostra como os 5 sensos estão interligados.

Dessa forma, podemos dizer que o senso de disciplina é um exercício mental em que cada indivíduo desenvolve a vontade e a autodisciplina para seguir os combinados.

Para o método 5S, quando o shitsuke se consolida é sinal de que os demais sensos se consolidaram também.

4 coisas que você precisa saber para aplicar o senso de disciplina no dia a dia 

O sucesso do senso de disciplina é resultado das etapas anteriores e uma oportunidade de desenvolvimento pessoal!

1. Depende do sucesso dos sensos anteriores

Esteja preparado para exercitar a paciência ao adotar o shitsuke. Isso porque conquistá-lo está longe de ser uma tarefa simples. É algo que leva tempo e exige dedicação.

Além disso, é fundamental que os sensos anteriores tenham se tornado hábitos na sua rotina em casa ou no trabalho. Sem eles, o senso de disciplina não encontra forças para florescer.

2. O senso de disciplina é a etapa mais difícil do método

Calma, não desanime! Mas é importante dizer que o quinto senso é o mais difícil de todos, pois depende de mudanças profundas de comportamento. E o problema é que a maioria das pessoas não aceita bem as mudanças por deixarem o comodismo falar mais alto. Você deve encarar o medo da transformação para conseguir desenvolver a disciplina e adotar os novos hábitos.

3. Envolve um processo de autoconhecimento

Depois de tudo o que a gente falou até aqui, é fácil entender por que a adoção do senso de disciplina está ligada a um processo de autoconhecimento. Diferentemente dos sensos anteriores, o shitsuke deve ser percebido por cada indivíduo.

Afinal, ter autodisciplina significa agir de acordo com o que foi combinado mesmo que ninguém esteja vendo. Não é sobre mostrar para os outros, mas para você mesmo.

4. O senso de disciplina ajuda a desenvolver outras competências comportamentais

O processo de autoconhecimento vem acompanhado do desenvolvimento pessoal. Portanto, de outros comportamentos que vão sendo aperfeiçoados com o tempo. Além da disciplina, você exercita a paciência, a persistência e o autocontrole.

Mas não pense que isso acontece automaticamente. É preciso abrir mão de certos costumes e quebrar paradigmas que atrapalham a aplicação do senso de disciplina. Portanto, leva tempo e esforço diários.

Guarde Aqui e o método 5S de organização! 

O senso de disciplina do 5S é uma excelente ferramenta para sua casa e seu trabalho!

Quando o assunto é organização, o Guarde Aqui pode ser o seu melhor parceiro, sabia?

Com a ajuda dos boxes em nosso self storage, você pode implementar o método 5S com muita facilidade. Seja na hora de colocar ordem na casa ou no escritório, é provável que você se depare com diversos itens que precisam de um lugar para serem armazenados. Mas o que fazer com eles quando o descarte não é uma opção? Simples: Descomplica! Guarde Aqui.

Além disso, contamos com unidades do nosso self storage em grandes centros urbanos, o que, com certeza, facilita sua vida! Portanto, se você está em busca de soluções de espaço, conte com a gente!

Que tal conferir outras dicas e ideias de organização? Continue em nosso blog e coloque tudo no seu devido lugar! 

Autor

Denise Rodrigues

Atuo no GuardeAqui desde 2017 e sou responsável pela área de marketing da empresa. Sou formada em Publicidade e Propaganda com pós-graduação em Marketing, além disso, tenho forte senso de organização e utilizo-o em diversos momentos, seja em casa ou no trabalho.

Deixe seu comentário