A organização dos ambientes em que vivemos é essencial para ter uma rotina mais funcional e prática. Com tudo no seu devido lugar, as coisas não “somem” nem atrapalham o dia a dia. Parece até que os pensamentos se organizam também, não é?

Porém, nem sempre temos tempo para arrumar a casa. Às vezes, é a preguiça que nos atrapalha, infelizmente. Ou, quando conseguimos nos dedicar a isso, não sabemos as melhores formas de organizar o ambiente. É por isso que o Personal Organizer tem sido cada vez mais procurado para dar um jeito na bagunça!

A seguir, vamos entender melhor o que faz esse profissional e por que vale a pena investir em um Personal Organizer!

O que é um Personal Organizer?

Personal organizer realiza um serviço altamente especializado para seus clientes.

Personal Organizer é a pessoa que presta um serviço personalizado de organização de espaços, de acordo com o perfil e as necessidades dos clientes.

Esse profissional conhece diversas metodologias e técnicas de organização e sabe como otimizar os espaços com as melhores soluções e acessórios, como estantes, caixas e utensílios organizadores. Esse conhecimento, então, é aplicado a cada realidade que encontra, para atender às condições e necessidades específicas de cada cliente.

O Personal Organizer pode organizar uma casa, um cômodo, um ambiente de trabalho ou especificamente um armário, por exemplo. O importante é que ele consiga tornar aquele espaço mais funcional para o dia a dia.

Quais serviços podem ser prestados por um Personal Organizer?

Os serviços de um Personal Organizer não se limitam à organização residencial, embora seja uma das suas principais atribuições.

Sua atuação se estende para outras áreas. Esse profissional também pode prestar serviços em ambientes profissionais, antes ou depois de uma reforma, na preparação de mudanças, na arrumação de malas ou até mesmo em situações pós-luto.

A prestação do serviço de Personal Organizer geralmente se divide nas seguintes etapas, que também podem ser contratadas de forma avulsa:

  • Consultoria: diagnóstico sobre a situação e orientações de organização.
  • Triagem: separação dos itens por categorias, como descartar, doar, consertar ou manter.
  • Organização: organização dos itens que restaram da triagem no espaço.
  • Treinamento: treinamento do cliente e pessoas envolvidas para manter o espaço organizado.
  • Manutenção: manutenção do espaço organizado ao longo do tempo.

As formas de cobrança variam bastante. Pode ser por m², ambiente, diária ou hora trabalhada, por exemplo, considerando também a complexidade do trabalho. Dificilmente é possível estabelecer um preço fixo, já que o serviço é sempre personalizado.

O que um Personal Organizer não faz?

É importante conhecer os limites do personal organizer para se planejar e aproveitar ao máximo suas atribuições!

Ao contratar este profissional, é importante entender que esse profissional é responsável apenas pela organização do espaço. Porém, existem atividades que são relacionadas à organização, mas que não fazem parte dos serviços desse profissional, como:

  • Realizar a doação ou o descarte de itens;
  • Faxinar os ambientes;
  • Montar ou desmontar móveis;
  • Pintar paredes;
  • Lavar ou passar roupas.

Essas atividades podem ser contratadas pelos clientes ou ainda pelo próprio Personal Organizer, que gerencia o trabalho dos outros profissionais.

Além disso, um Personal Organizer nunca impõe o serviço de organização a ninguém. É comum que as pessoas contratem o profissional para dar um jeito na bagunça de alguém próximo. Porém, o serviço só é realizado com o consentimento de quem será beneficiado.

Por que contratar um Personal Organizer?

Porque o personal organizer é um profissional qualificado e que vai facilitar sua vida!

Contratar um Personal Organizer pode facilitar muito a sua vida. Quando um ambiente está bagunçado, perdemos eficiência para realizar tarefas do dia a dia, porque os objetos se perdem ou atrapalham o caminho. Em uma rotina atribulada, isso é motivo de estresse.

Então, esse profissional consegue tornar os espaços mais funcionais, para que você não perca mais tempo procurando o que precisa, nem se estresse com a bagunça. A organização traz mais praticidade, produtividade e bem estar, a fim de levar a rotina com mais tempo e atenção para o que realmente importa.

Além disso, o Personal Organizer não é só uma pessoa organizada. É um profissional da área, que tem conhecimento e experiência para oferecer as melhores orientações e usar as melhores técnicas. Seu olhar apurado pode identificar problemas e soluções que você jamais imaginou e que podem transformar a qualidade de vida naquele ambiente.

Enfim, se você não tem tempo ou não consegue se dedicar à organização, o Personal Organizer faz essa tarefa, enquanto você se dedica às suas atividades. Em algumas situações, como no luto ou em uma reforma, você pode ter muitas outras tarefas e preocupações — então, a organização fica por conta desse profissional.

E se você quer contar com mais uma ajuda para organizar seus ambientes, o Guarde Aqui oferece boxes de self storage para armazenar seus pertences.

Um Personal Organizer pode identificar móveis e objetos que não têm mais funcionalidade no ambiente (mas que você não quer descartar) ou que precisam de um armazenamento provisório durante uma reforma ou mudança, por exemplo.

Então, você pode utilizar as unidades do Guarde Aqui para guardar as suas coisas. Elas estão localizadas em grandes centros urbanos do Brasil, contam com monitoramento 24h nas áreas comuns e podem armazenar todo tipo de item (exceto perecíveis, tóxicos e inflamáveis) em boxes de diversos tamanhos.

O Guarde Aqui entende tudo de organização e soluções de espaço. Descomplica! Guarde Aqui!

Autor

Denise Rodrigues

Atuo no GuardeAqui desde 2017 e sou responsável pela área de marketing da empresa. Sou formada em Publicidade e Propaganda com pós-graduação em Marketing, além disso, tenho forte senso de organização e utilizo-o em diversos momentos, seja em casa ou no trabalho.

Deixe seu comentário