Precisa de espaço para guardar ferramentas? Guarde aqui!

Published by

on

Uma pessoa corta uma tábua de madeira com uma ferramenta elétrica, ilustrando o uso e a importância de guardar ferramentas.

Ter um cantinho apropriado para guardar ferramentas de forma organizada é algo que ajuda você a otimizar espaço e traz mais praticidade para o dia a dia.

Nada pior do que ter que revirar caixas cheias de coisa só para achar aquele martelo que você precisa para fazer um reparo. Ou descobrir que as suas chaves de fenda estão enferrujando por estarem guardadas em um local úmido.

É por essas e outras que as ferramentas devem ser guardadas do jeito certo.

A seguir, a gente vai falar sobre a importância de armazená-las corretamente e compartilhar dicas simples para você colocar em prática!

Por que ter um espaço exclusivo para guardar ferramentas?

Um homem utiliza sua furadeira em uma tora de madeira, ilustrando o uso e a importância de guardar ferramentas.
Guardar ferramentas de maneira adequada reduz gastos com manutenção e troca de peças, além de fazer com que elas estejam sempre disponíveis quando você precisa.

Jamais deixe as suas ferramentas espalhadas por qualquer lugar da casa. O mais recomendado é que você tenha um espaço reservado para elas. De preferência, que seja bem ventilado, livre de umidade, iluminado e de fácil acesso.

Geralmente, as pessoas acondicionam suas ferramentas no famoso quartinho da bagunça ou em um cantinho da área de serviço ou da garagem, por exemplo.

Além de colaborar com a organização da casa, botar ordem nas suas parceiras de trabalho gera outras vantagens, como:

  • facilidade para encontrar o que você precisa;
  • prolongar a vida útil das ferramentas;
  • identificar o que está em falta ou não está sendo usado;
  • contar com organizadores que sirvam para o transporte de ferramentas.

Portanto, guardar ferramentas adequadamente não significa apenas botar ordem na bagunça. Trata-se de trazer mais praticidade para a sua vida.

5 dicas de como organizar e guardar ferramentas do jeito certo

Será que basta colocar tudo dentro de caixas? Qual é a melhor forma de separar as ferramentas para ter tudo à mão? E o que fazer com aquelas que ocupam muito espaço e quase não são usadas?

Nas dicas abaixo, a gente responde a todas essas perguntas. Confira!

1. Faça uma avaliação de todos os itens

O primeiro passo é avaliar tudo o que você tem em casa. Assim, é possível descobrir quais ferramentas estão em boas condições, se é preciso descartar algum item muito desgastado, qual ferramenta precisa de manutenção ou se algo importante está faltando.

Até porque tem gente que acaba guardando parte das ferramentas em um lugar e parte em outro. E aí, quando a necessidade aparece, descobrem que não tem bem aquilo que precisam.

2. Guardar ferramentas por categorias é a melhor solução

Um homem caminha com uma ferramenta de aparar grama pela área externa de uma casa, indo guardar ferramentas.
Busque separar e guardar ferramentas de jardinagem em um lugar que facilite ao máximo o acesso a elas.

Busque separar e guardar ferramentas de jardinagem em um lugar que facilite ao máximo o acesso a elas.

Depois da avaliação, é hora de categorizar as ferramentas. Um jeito de fazer isso é se basear no tamanho dos itens, colocando os menores dentro de recipientes identificados com etiquetas.

Mas você também pode usar outros critérios. Para quem tem muitas ferramentas em casa, vale a pena separá-las por finalidade.

As mais básicas e usadas com maior frequência – como martelo, chaves de fenda, brocas, buchas, furadeira, alicates, etc – devem ser guardadas juntas para facilitar sua vida, uma vez que costumam ser usadas juntas.

Ainda pensando no uso, agrupe rastelos, enxadas, cortador de grama, pá, tesoura de poda e outros itens de jardinagem. E o mesmo vale para os artigos de pesca, manutenção de carros e motos, entre outros.

3. Coloque ordem nas ferramentas

Chegamos no momento em que você precisa definir onde guardar ferramentas. Além de escolher o espaço da casa, defina também como separá-las:

Caixas de ferramentas

Ao mesmo tempo que aumentam a vida útil dos objetos, as caixas de ferramentas auxiliam no transporte. E existem modelos para atender a todas as necessidades, como, por exemplo, maletas, mochilas, carrinhos com gavetas e baús.

Painéis

Quem usa bastante as ferramentas em casa ou tem um espaço para montar uma oficina precisa ter tudo ao alcance das mãos. Nesse caso, nada melhor do que contar com painéis de parede de metal ou de madeira para organizar todos os itens.

Prateleiras

A imagem mostra um quadro de madeira para organizar ferramentas variadas: espátulas, cerrotes, alicates, martelos, entre outros.
Além de guardar ferramentas, as prateleiras deixam o ambiente organizado.

Outra ideia é guardar ferramentas em prateleiras. Para quem não tem muito espaço em casa, elas são ótimas alternativas. Entretanto, para organizar itens pequenos como pregos, parafusos e buchas, por exemplo, você vai precisar de recipientes que sejam adequados à sua prateleira e bonitos – porque você merece um ambiente esteticamente agradável!

4. Mantenha tudo no lugar certo

Para fazer todo esforço valer a pena, crie o hábito de manter a ordem que você mesmo criou. Portanto:

  • guarde as ferramentas depois de usá-las;
  • mantenha as ferramentas no lugar que definiu;
  • mantenha a limpeza dos seus equipamentos;
  • ao comprar uma ferramenta nova, defina qual é o lugar adequado para ela.

5. Aproveite os benefícios do self storage para guardar ferramentas

Há ainda aqueles itens que são usados poucas vezes ao ano. Dependendo do caso, desapegar deles pode ser uma opção. Mas nem sempre essa é uma possibilidade.

Isso porque algumas ferramentas carregam uma afetividade por terem sido da família ou simplesmente não vale a pena vendê-las. Além disso, elas podem ser muito úteis, ainda que usadas poucas vezes.

Então, o que fazer com elas?

Uma ótima solução é o self storage do Guarde Aqui para guardar as ferramentas de forma adequada, com a segurança que precisam e pelo tempo necessário.

Você pode fazer contratos mensais de locação de boxes de diferentes tamanhos, com monitoramento das áreas comuns e localização privilegiada nos principais centros urbanos do país.

Que tal entender melhor como a solução funciona? Aproveite para saber como usar o Guarde Aqui Self Storage e conheça as suas principais vantagens!

Descomplica. Guarde Aqui!