Além de ser um passatempo divertido e uma paixão para muitas pessoas, praticar esportes é uma ótima maneira de cuidar da saúde e ter mais qualidade de vida.

Contudo, é muito importante saber como guardar os equipamentos de futebol não apenas com segurança, mas também de forma que garanta a sua integridade e conservação.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você conheça as melhores práticas sobre como guardar os equipamentos de futebol.

Continue a leitura para saber mais!

Como guardar equipamentos de futebol?

Como esse tipo de equipamento é comumente utilizado fora de casa, não podem ser simplesmente guardados após o uso. É preciso fazer a higienização e manutenção para que tenham um bom tempo de vida útil.

Nos próximos tópicos você verá como guardar os equipamentos de futebol em segurança e garantindo sua conservação por muito mais tempo.

Atenção ao equipamento

Cada equipamento exige cuidados específicos na hora de serem armazenados:

Bolas

É imprescindível que elas sejam limpas antes de serem guardadas. Além disso, é preciso armazená-las em um local seco e arejado. Lembrando que elas não devem ser guardadas murchas, pois isso pode causar o descolamento dos gomos. Portanto, antes de armazená-la, calibre a bola de futebol com um bomba de ar.

Redes

Seu material, embora resistente, não deve ficar exposto à luz do sol e à chuva, pois isso pode causar o ressecamento das fibras e comprometer o seu tempo de vida útil. O ideal é armazenar as redes de futebol em um local seco e ventilado e, de preferência, esticadas.

Camisetas

Quem tem paixão por futebol conhece a “regra” principal: nunca lavar as camisetas na máquina de lavar. Seja por valor sentimental, seja para evitar estragar a peça, o fato é que as camisetas sempre devem ser lavadas com apenas água e sabão, pois a força centrífuga de uma lavadora pode danificar o material e descaracterizar o tecido.

Após lavar as camisetas com bastante cuidado, deixe-as secar à sombra, pois o contato direto com a luz do sol pode causar o desbotamento das cores. Depois disso, dobre-as cuidadosamente e guarde em um local fresco e arejado para evitar a formação de mofo. Evite cabides porque, com o passar do tempo, podem causar formas indesejadas na parte dos ombros.

Chuteiras

As chuteiras são uma das partes dos equipamentos de futebol consideradas mais importantes para quem tem paixão pelo esporte. Não é por coincidência que tantas pessoas chegam até mesmo a colecioná-las.

Por isso, é muito importante ter um local adequado para armazená-las. É fundamental que esse lugar não seja muito iluminado, porém seja seco. A incidência de luz diretamente nas chuteiras pode danificar as cores com o passar do tempo, e a umidade proporciona um ambiente propício para formação de fungos e bactérias.

Lembrando que as chuteiras precisam ser muito bem higienizadas antes de serem guardadas.

Luvas

As luvas exigem muitos cuidados para que tenham um bom tempo de vida útil, pois assim como as chuteiras, esses equipamentos de futebol são usados de forma mais brusca e têm contato direto com sujeira.

Antes de serem guardadas, devem ser muito bem higienizadas, para evitar a formação de fungos e bactérias. O ideal é lavar as luvas com água e detergente neutro, pois isso evita a descoloração e não agride o material. Depois, é preciso secá-las preferencialmente longe do sol e em um local arejado e com pouca luminosidade.

Segurança

Se você tem um carinho especial por seus equipamentos de futebol e pretende guardá-los em segurança, mas não tem um espaço adequado para isso em casa, há uma solução prática para esse problema.

Muitas pessoas se depararam com esse embate por um espaço seguro e privativo para armazenar objetos. Felizmente, há um mercado que atende a esse tipo de necessidade. Estamos falando sobre as soluções de Self Storage. Basicamente, são galpões de  auto armazenagem para todo tipo de objeto, que oferecem muita segurança e privacidade.

No self storage, você pode escolher um box com o tamanho ideal para acomodar todos os seus equipamentos de futebol e fazer a transferência de sua coleção.

Não é preciso se preocupar com nada, pois a única pessoa que terá acesso ao seu espaço de armazenamento é você. Além disso, o box pode ser personalizado da forma como você bem entender, isto é, você pode instalar prateleiras para organizar sua coleção de futebol da forma que desejar.

Os espaços são frescos, arejados, permitem o controle de iluminação e não têm qualquer risco de contato com insetos ou roedores. Ou seja, são espaços perfeitos para guardar objetos por bastante tempo sem correr o risco de formação de mofo ou dano por conta de efeitos do tempo. 

Resumindo, se você pretende guardar seus equipamentos de futebol em segurança, vale a pena considerar o Self Storage.

Este artigo sobre como guardar os equipamentos de futebol em segurança foi útil para você?

Então aproveite para conhecer o blog do GuardeAqui e conferir mais dicas de sobre armazenagem e conteúdos informativos interessantes que postamos regularmente!

Autor

Cid dos Santos

Faço parte da equipe GuardeAqui há mais de 6 anos e, apesar de ser formado em Marketing, minha experiência profissional é proveniente da área administrativa. Entendo que o conceito de self storage é novo e desconhecido para muitos brasileiros, por isso acredito que a explicação e apresentação das nossas funcionalidades é de extrema importância.

Deixe seu comentário