Você sabia que, de acordo com um levantamento realizado pela Webshoppers, aproximadamente 90% das pessoas que realizam compras por meio de smartphones estão satisfeitas com as suas experiências?

A pesquisa, que foi feita no primeiro semestre de 2019, mostrou que houve um crescimento exponencial no número de pedidos realizados via dispositivos móveis (em torno de 10 milhões a mais, em comparação ao mesmo período de 2018). Isso significa um aumento de 42% nas compras em comércios virtuais.

Sendo assim, garantir uma experiência de compra positiva aos seus clientes, especialmente se o seu negócio atua com vendas pela internet é algo crucial para mantê-lo competitivo em um cenário tão acirrado e a last mile delivery tem um papel muito importante neste contexto. 

Continue a leitura do artigo para entender o que é last mile delivery, como ela impacta na experiência de consumo e o que fazer para melhorar os processos logísticos envolvidos!

O que é last mile delivery?

É todo o processo que envolve desde o ato da compra de um determinado produto, por meio de uma loja virtual, até o momento em que ele finalmente chega até a porta do consumidor.

O last mile delivery é um dos aspectos que determina o nível de satisfação dos clientes, visto que está diretamente ligado com a experiência do usuário. Entender quais são seus impactos na logística é algo fundamental para que a empresa otimize os seus processos de armazenamento e distribuição.

Sendo assim, é correto afirmar também que a last mile delivery representa um dos pontos mais demorados e onerosos de todo o processo logístico necessário para que o produto chegue até o cliente.

Isso se deve ao fato de que há uma grande variedade de fatores envolvidos, como a necessidade de diversas paradas entre um ponto e outro, a passagem por pontos remotos no interior em áreas rurais, o tráfego intenso nas grandes cidades, entre outros. Ou seja, há muita variáveis desde o momento em que um produto sai da prateleira, é entregue à transportadora e chega até a porta do comprador.

Melhorando a experiência do cliente com uma estratégia de last mile delivery

Devido aos impactos causados pela pandemia do novo coronavírus, como o fechamento do comercial presencial e o isolamento social, houve um aumento de cerca de 40% no número de compras pela internet.

Para muitos empreendedores que começaram a lidar com a comercialização de produtos no ambiente virtual pela primeira vez, esta informação pode ser novidade, mas o fato é que há uma série de medidas e estratégias que devem ser aderidas nesse âmbito para que a satisfação do cliente seja garantida e, assim, as chances de que novas compras sejam feitas aumentem.

Se levarmos em consideração que a maior diferença entre uma compra feita pela internet e uma feita em um estabelecimento físico é a expectativa que o consumidor cria pelo recebimento de sua mercadoria, podemos afirmar que o tempo de entrega e as condições do produto são dois pontos cruciais para que a empresa mantenha a sua imagem positiva.

Para isso, é muito importante investir em uma estratégia de last mile delivery. 

Veja a seguir algumas dicas para colocar em prática no seu negócio.

Ofereça simulação de frete

Esta é uma ferramenta indispensável que todo comércio eletrônico que pretenda se manter competitivo deve investir. 

De forma simplificada, trata-se de um recurso no qual o usuário pode inserir seus dados de localização e receber uma resposta imediata, informando detalhes sobre o processo de entrega da mercadoria, como preço do frete e tempo até que o produto chegue em sua casa.

Encontre bons parceiros

O sucesso de um empreendimento, muitas vezes, não depende exclusivamente do bom desempenho da equipe da empresa, mas sim de um esforço conjunto entre fabricantes, fornecedores e transportadoras, principalmente quando o assunto é o tempo de entrega.

Portanto, uma ótima forma de otimizar a sua estratégia de last mile delivery é encontrando parceiros de negócios que entendam a importância de atender às expectativas de seus clientes e que se comprometam com os seus prazos e demandas.

Invista em self storage em pontos estratégicos

Por fim, mas não menos importante, investir em boxes privativos de armazenamento que estejam estrategicamente localizados é uma das práticas que mais pode reduzir o tempo de entrega do produto até os seus clientes.

Além disso, há diversas vantagens logísticas que um self storage pode proporcionar ao seu negócio, como a redução de custos com armazenamento e a versatilidade de ter seu inventário estocado de forma fracionada em pontos de melhor acesso às principais rodovias, portos marítimos ou ferrovias do país.

Como você pôde ver neste post, uma boa estratégia de last mile delivery tem o potencial de melhorar as suas entregas, o que impacta diretamente na satisfação dos seu público e, por consequência, no índice de fidelização de clientes.

Quer ler mais dicas sobre logística? Então confira o blog do GuardeAqui para acompanhar os melhores conteúdos informativos e novidades sobre o assunto!

Autor

Denise Rodrigues

Atuo no GuardeAqui desde 2017 e sou responsável pela área de marketing da empresa. Sou formada em Publicidade e Propaganda com pós-graduação em Marketing, além disso, tenho forte senso de organização e utilizo-o em diversos momentos, seja em casa ou no trabalho.

Deixe seu comentário