O profissional de logística tem grandes responsabilidades dentro de uma empresa, em especial aquelas que estão relacionadas às atividades operacionais como gestão de produtos e recursos. Sua função é planejar, administrar, controlar e armazenar os materiais para que possam ser destinados aos processos de produtos e, posteriormente distribuídos até cheguem ao cliente final.

Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

Qual a importância da logística?

Logística é um conjunto de metodologias, ferramentas e técnicas que têm como objetivo melhorar o fluxo de abastecimento de insumos voltados aos processos de produção, assim como otimizar a movimentação de produtos e o armazenamento dos mesmos.

Suas atividades abrangem todos os departamentos de uma empresa, como finanças, comercial, suprimentos, entre outros. Tudo isso mostra que a importância da logística não deve ser subestimada, já que a lucratividade e a competitividade do negócio depende de seu desempenho.

Veja a seguir os tipos de logística existentes nas organizações:

Abastecimento

Essa modalidade está relacionada à gestão e ao planejamento dos recursos necessários em determinados lugares e períodos. Esse departamento está ligado à armazenagem, ao transporte das matérias primas e, é claro, ao abastecimento em diferentes segmentos do mercado. Ou seja, sua finalidade é garantir que o fluxo de materiais seja coerente em relação à demanda.

Distribuição

Semelhante ao item anterior, essa logística visa otimizar os processos de distribuição dos materiais que foram abastecidos na etapa anterior. Entre as suas atividades, podemos citar:

  • verificação de uso;
  • acompanhamento do estoque;
  • observação dos prazos de validade;
  • movimentação dos insumos e mercadorias;
  • inspeção de equipamentos de carga. 

Produção

Esse tipo de logística visa administrar cada etapa que une os materiais distribuídos, coordenando os processos de fabricação, montagem e gestão dos espaços destinados às aplicações. Nessa categoria, é comum que os materiais sejam preparados para a fase posterior em uma obra de andamento.

Reversa

Diferente das categorias citadas anteriormente, a logística reversa é voltada à recuperação de materiais e suprimentos em um processo produtivo com a finalidade de integrá-los ao estoque. Por isso, é comumente aplicada em estratégias de deslocamento de recursos que devem retornar ao local de armazenamento, levando em consideração a sustentabilidade no ciclo de vida do produto.

Por exemplo, pense em uma empresa que fabrica pneus e recebe os itens usados de volta de seus consumidores. Os clientes entregam os pneus em um determinado local para que sejam reutilizados na fabricação de produtos novos, evitando que o descarte seja feito no meio ambiente.

De suprimentos

Trata-se da integração para cuidar dos processos de suprimentos e distribuição de mercadorias de modo racionalizado que — do ponto de vista corporativo — significa planejamento, administração de recursos e execução de processos de controle de cada atividade relacionada às aquisições de insumos, em termos de quantidade e qualidade desejadas, em tempo hábil e, por fim, a um custo viável para a formação do estoque.

Importância da logística para diminuição de gastos

O profissional da logística é muito importante para a sua empresa.

Gerenciar o estoque é um dos grandes desafios para o profissional de logística, pois tanto a falta quanto o excesso de mercadorias ou insumos adquiridos pode causar prejuízos ao negócio.

Afinal, produtos parados podem sofrer avarias por conta dos efeitos do tempo, umidade, calor e poeira, por exemplo, assim como a falta de itens no inventário é sinônima de vendas perdidas.

Sendo assim, podemos afirmar que quando os processos logísticos são elaborados estrategicamente por uma equipe capacitada, a redução de custos se torna uma consequência natural. É claro que cada etapa operacional deve ser levada em consideração desde a produção, passando pelo transporte rodoviário até a distribuição aos pontos de venda.

Além disso, o profissional de logística devidamente qualificado é capaz de identificar oportunidades para reduzir gastos e evitar desperdícios, apresentando projetos de melhoria, como a implementação de roteiros e tecnologias para gerar mais produtividade.

Qual tipo de solução pode auxiliar a logística em termos de gestão de estoque?

Você já ouviu falar sobre self storage? Pois bem, de forma resumida são espaços destinados ao armazenamento de praticamente qualquer tipo de objeto que faça sentido para sua empresa. 

Muitas companhias locam um espaço em um  self storage por conta de seus benefícios para a logística, em especial no que se diz respeito à gestão e armazenamento de estoque, principalmente empresas que não contam com um espaço físico adequado para acomodar mercadorias, insumos, documentos ou até mesmo equipamentos.

O GuardeAqui pode oferecer uma série de soluções práticas para melhorar a logística com os seus box de auto  armazenagem que podem ser personalizados de acordo com as suas necessidades, além de não exigir fidelidade contratual, oferecer total segurança, sigilo e permitir que você tenha acesso aos seus itens sempre que precisar.

Quer saber mais sobre como melhorar a logística de uma empresa de self storage? Então entre em contato com a gente para conhecer as soluções que temos a oferecer ao seu negócio!

Autor

Márcio Martins

“Comecei no ramo do self storage em 1995 na Kipit, pioneira do Brasil, fundada em 1993. Fui gerente desta mesma empresa entre 1995 e 2017, e assumi a gerência regional do GuardeAqui em março de 2017. Sou formado em administração, com ênfase em marketing e, atualmente, sou responsável pelo departamento GuardeAqui Empresas, na área de carteira de Pessoa Jurídica”

Deixe seu comentário