Fotografias representam a materialização de um momento da vida ou um acontecimento que gostaríamos de reviver por muitos e muitos anos. Contudo, por serem registradas em um material frágil, o processo de guardar fotos exige uma série de cuidados para que você não corra o risco de perdê-las.

Por isso, separamos algumas dicas práticas sobre como guardar fotos para que você eternize suas recordações em perfeito estado de conservação. 

Continue a leitura do post para saber mais!

Como guardar fotos?

Há uma grande variedade de fatores ambientais que contribuem com a deterioração de uma fotografia, como exposição à luz do sol, umidade e variações de temperatura. Estas condições cíclicas são facilmente encontradas em porões ou sótãos e podem causar separação da emulsão do suporte (imagem “descolando” do papel da foto), rachaduras e mofo.

Portanto, é muito importante guardar fotos em condições adequadas, conforme as dicas a seguir:

Longe do Sol

A exposição contínua à luz solar ou às altas temperaturas pode estragar as fotografias, principalmente aquelas que são reveladas. Por esse tipo de iluminação ser muito forte, as cores da imagem podem ser alteradas e desbotadas. Sendo assim, a primeira “regra” para guardar fotos por muitos anos é evitar luz do sol e calor.

Utilize um álbum de fotos

Na era da informação digitalizada e das redes sociais, cada vez mais tem se tornado comum o hábito de guardar fotos digitalmente. Embora isso evite uma série de problemas físicos, muitas pessoas ainda preferem a opção de poder tocar as fotografias e tê-las armazenadas em formato físico.

Dito isso, investir em álbum é uma ótima maneira de garantir a longevidade e proteger da luz e da poeira. Existem empresas que oferecem alternativas diferenciadas para aumentar ainda mais a proteção, como os álbuns que contam com uma retícula adesiva feira para fixar as fotografias.

Esse adesivo protege evita que a superfície do papel seja agredida por fatores ambientais e climáticos, porém ainda sim é importante guardar o álbum em uma ambiente seco, fresco e arejado, como em um self storage. Falaremos mais sobre essa opção adiante no conteúdo.

Cuidado ao manusear as fotos

Outro ponto importante a ser destacado na hora de guardar fotos é a forma como você as manipula. Fotografias reveladas são muito sensíveis à poeira, calor, umidade e à sujeira e oleosidade das mãos. Portanto, evite passar os dedos diretamente na parte do papel em que a imagem está inserida, pois isso pode danificar a foto.

Evite clipes ou borrachas para prender as fotos

Clipes de papel e elásticos não devem ser utilizados para guardar fotos, pois além das bordas da borracha conterem enxofre — o que acelera o processo de deterioração do material — a pressão exercida pode arranhar as superfícies de suas fotografias, danificando-as permanentemente.

Como já foi dito, uma ótima alternativa para guardar uma grande quantidade de fotos ao mesmo tempo é investir em um álbum.

O self storage pode dar uma mãozinha!

Por fim, mas não menos importante, o self storage é utilizado há muitos anos nos EUA e em diversos lugares da Europa. No Brasil, ele está se tornando bastante popular também pelo fato de facilitar a vida das pessoas e ser uma excelente opção para quem tem objetos que precisam ser armazenados, mas não conta com um espaço adequado para isso.

Como você pôde entender até aqui, guardar fotos em sótãos ou porões sem qualquer tipo de isolamento e exposição a fatores ambientais é a fórmula perfeita para estragar as suas recordações e perder as fotografias para sempre. Afinal, o calor do verão, a umidade do inverno e a poeira presente em qualquer época do ano contribuem com a proliferação de fungos e bactérias.

Dito isso, optar por um self storage pode ser a solução perfeita para você guardar fotos e evitar qualquer risco de rachadura, desbotamento ou outras avarias. Em um self storage suas fotografias são armazenadas em ambientes seguros e privativos, assim você economiza espaço em sua casa e tem a garantia de que suas lembranças estão bem guardadas e que nenhuma pessoa não autorizada pode acessá-lo.

Quer saber mais sobre como um o self storage pode te ajudar a guardar fotos e outros objetos de seu interesse? Então entre em contato com a gente para conhecer nossas soluções!

Autor

Denise Rodrigues

Atuo no GuardeAqui desde 2017 e sou responsável pela área de marketing da empresa. Sou formada em Publicidade e Propaganda com pós-graduação em Marketing, além disso, tenho forte senso de organização e utilizo-o em diversos momentos, seja em casa ou no trabalho.

Deixe seu comentário