Organizar a lavanderia é uma missão desafiadora para quem precisa otimizar espaço dentro de casa. Isso porque ela costuma ser um dos menores ambientes, sobretudo nos novos apartamentos que possuem a área total reduzida.

Mas saiba que é possível deixar a lavanderia organizada por meio de algumas dicas fáceis de aplicar, viu? E você confere quais são elas a seguir! Além de trazer mais praticidade para o dia a dia, elas ajudam a deixar o ambiente em ordem e com um visual bacana.  

6 dicas para você organizar lavanderia de forma simples

Aproveite este momento para trazer bem estar à sua casa e sua vida ao organizar a lavanderia!

1. Faça uma lista de tudo que deve ser guardado na lavanderia

O primeiro passo para manter a lavanderia organizada é listar todos os itens que precisam ser guardados nesse cômodo, como:

  • máquina de lavar;
  • produtos de limpeza;
  • tábua de passar;
  • cesto de roupas;
  • aspirador de pó;
  • baldes;
  • vassouras;
  • rodos;
  • lixeira;
  • pás;
  • entre outros.

A partir disso, fica mais fácil de planejar onde acomodar cada um deles dentro do espaço disponível na sua casa ou apartamento.

2. Organizar lavanderia: mantenha apenas o que é realmente necessário

Se o objetivo é otimizar espaço, uma hora ou outra você vai precisar se livrar dos itens que não são essenciais para a limpeza e manutenção da casa. Além de atrapalhar a funcionalidade do espaço, ter uma lavanderia abarrotada de coisas é visualmente desagradável. E não é isso o que você quer, certo?

Principalmente para quem mora em um apartamento pequeno, conectado à cozinha, deixar apenas o essencial é algo que faz toda a diferença no dia a dia.

3. Aproveite a parte superior para organizar lavanderia instalando armários e prateleiras

Uma ótima solução para aproveitar melhor o espaço da lavanderia é contar com prateleiras e armários na parte superior do ambiente. Dessa forma, você consegue deixar a área mais livre. Ao mesmo tempo em que cada coisa é colocada em seu devido lugar, isso não atrapalha a circulação de pessoas.

Nada pior do que ficar o tempo todo esbarrando nos móveis ou tendo que revirar a bagunça para achar o que você precisa.

4. Dê preferência aos eletrodomésticos compactos

Os tempos mudam e as suas necessidades também, então busque por equipamentos que façam sentido para você e sua lavanderia organizada.

Pensando no tamanho reduzido dos novos apartamentos, o mercado oferece uma grande variedade de eletrodomésticos em tamanhos menores. Sendo assim, se você estiver montando ou reformando a lavanderia, vale a pena dar uma olhada nas opções disponíveis. 

Outra ideia interessante é trocar o tradicional tanque de lavanderia por uma pia pequena, como uma cuba de banheiro. Com isso, você ganha espaço e, de quebra, deixa o ambiente com uma decoração criativa.

5. Conte com ganchos para pendurar seus objetos

Pode parecer um simples detalhe, mas os ganchos são capazes de revolucionar a sua lavanderia, sabia? Se você parar para pensar, talvez você já faça isso, usando o registro de água na parede, por exemplo, para pendurar coisas.

Afinal, o melhor é sempre deixar o piso dos ambientes livre. E os ganchos ajudam nessa tarefa, servindo para pendurar principalmente vassouras e rodos.

Hoje é fácil encontrar diversas opções de ganchos, feitos de diferentes materiais, cores e estilos. Ou seja, além de trazer praticidade, eles podem combinar com a decoração da lavanderia.

6. Organize os produtos de limpeza por categoria

Separar por categorias é o melhor meio de não se perder entre seus produtos, com isso você mantém toda a lavanderia organizada.

Apesar de pequenos, os produtos de limpeza podem ocupar bastante espaço nas prateleiras e armários. Isso porque a gente precisa deles para realizar diversas tarefas, como lavar roupa, passar pano no chão, lavar o banheiro, desengordurar o fogão, etc. Portanto, é sempre bom que eles estejam bem organizados e separados por categoria.

Estas categorias podem ser: limpeza de vidros e espelhos, desengordurantes, lavagem de roupas, entre outras. Lembre-se sempre de observar sua rotina e necessidades. E para mantê-los sempre à mão você pode contar com pequenos cestos. Caso você não tenha armários ou prateleiras, uma ideia é fixar os cestos na parede.

E o que fazer quando falta espaço em casa? Conte com o Guarde Aqui!

Ao organizar a lavanderia, talvez você se dê conta de que a sua casa ou apartamento não tenha espaço suficiente para guardar tudo o que você precisa. O que fazer com estes móveis antigos ou objetos sem uso, então? Pode ser que você tenha um apego emocional e não queira se desfazer deles. Ou tenha intenção de vendê-los ou doá-los em algum momento.

Nesse caso, você pode alugar um box do nosso self storage para guardar móveis, eletrodomésticos e outros objetos pelo tempo que for preciso. E com a garantia de monitoramento das áreas comuns 24hrs.

A solução do Guarde Aqui também pode ser ótima para quem está reformando a lavanderia e precisa deixar itens maiores (como a máquina de lavar) em outro local até a obra terminar. Além disso, os boxes podem ser usados para armazenar materiais de construção e  equipamentos usados nos reparos. Assim, fica bem mais fácil manter a casa organizada.

Precisando organizar lavanderia? Descomplica. Guarde Aqui!

Autor

Denise Rodrigues

Atuo no GuardeAqui desde 2017 e sou responsável pela área de marketing da empresa. Sou formada em Publicidade e Propaganda com pós-graduação em Marketing, além disso, tenho forte senso de organização e utilizo-o em diversos momentos, seja em casa ou no trabalho.

Deixe seu comentário