Um ambiente integrado é aquele que une cômodos da casa, como sala e cozinha, sala e varanda, cozinha lavanderia, entre outros. Ele cria um único ambiente com mais de uma funcionalidade. Essa é uma ideia cada vez mais utilizada nos projetos contemporâneos de arquitetura e decoração.

Isso porque uma casa com ambientes integrados ganha uma atmosfera completamente diferente ao mesmo tempo que torna-se uma solução para os apartamentos e casas com espaço reduzido.

Está pensando em adotar essa ideia? Então fique com a gente e continue lendo!

Casa com ambiente integrado: uma tendência que chegou para ficar

Ter um ambiente integrado em casa pode ser o que falta para você viver com mais qualidade de vida!

A integração entre ambientes é uma proposta de disposição do espaço que pode ser aplicada em casas de todos os tamanhos. Como hoje em dia muitas pessoas vivem em apartamentos pequenos, ela passou a ser ainda mais usada, pois ajuda a ampliar os cômodos de forma significativa.

Mas não pense que ter um ambiente integrado está restrito aos lares com metragem reduzida, viu? Esses espaços marcam presença em projetos de todos os tamanhos!

Um dos tipos de integração mais comuns é entre cozinha e sala de estar. Afinal, em vez de servir apenas para o preparo da comida, a cozinha passou a ser reconhecida enquanto espaço de confraternização. Diante disso, a união entre os dois cômodos faz ainda mais sentido, além de melhorar a questão da amplitude da casa. 

Quem costuma entrar no lugar da parede é o balcão, que funciona tanto como divisória entre sala e cozinha quanto como apoio e superfície para fazer as refeições.

A ideia também passou a ser adotada nos ambientes de trabalho. Em vez de salas separadas por paredes, os escritórios vêm ganhando dinamicidade com a escolha por um ambiente integrado.

Ao melhorar a qualidade de vida no trabalho, essa nova configuração fortalece o sentimento de grupo entre os colaboradores, uma vez que o espaço ampliado também influencia positivamente as relações entre as pessoas.

Quais são as vantagens de um ambiente integrado?

Ao eliminar as paredes, o visual do cômodo se transforma por completo. Mas não é só isso. A integração também gera outras vantagens, como:

  • melhora da iluminação e ventilação dos ambientes;
  • maior área de circulação de pessoas;
  • possibilidade de receber mais convidados em casa;
  • momentos de lazer mais agradáveis;
  • aumento e otimização do espaço;
  • modernização do estilo dos cômodos.

Se você está pensando em aplicar essa ideia na sua casa ou escritório, planeje-se e pense no uso que você faz do espaço. Apesar das inúmeras vantagens, em alguns casos, o ambiente integrado pode não ser a melhor solução. Isso porque ele também tem algumas desvantagens, como a falta de isolamento acústico e a redução da privacidade.

O que você precisa saber antes de criar um ambiente integrado

Observe sua casa, os hábitos das pessoas que vivem com você e planeje o ambiente integrado de modo a proporcionar qualidade de vida para todos!

Para aproveitar ao máximo os benefícios que a integração de cômodos oferece, vale a pena se atentar a alguns aspectos importantes:

Conte com um profissional para fazer a modificação estrutural

Nem sempre é preciso mexer na estrutura da casa ou do escritório para unir diferentes cômodos. No entanto, caso seja necessário, não deixe de seguir as orientações de um profissional qualificado para isso. Afinal, quebrar uma parede pode não ser tão simples assim.

Se isso for feito sem planejamento, oferece riscos à construção. Ainda, a contratação de um profissional também permite fazer o cálculo preciso dos materiais.

Demarque ambientes com a ajuda de mobiliário e acessórios

Vale a pena pontuar aqui que os ambientes podem ser visualmente integrados sem, necessariamente, remover a divisória física.

No caso dos ambientes de trabalho, por exemplo, é comum encontrarmos projetos em que os espaços são divididos com vidro. Assim, aumentam a sensação de amplitude e, ao mesmo tempo, criam o mínimo de isolamento acústico para as reuniões.

E a mesma lógica pode ser usada para criar uma integração parcial em casas e apartamentos com o uso de portas de correr, balcões e outras peças de mobiliário.

Porém, saiba que a demarcação é opcional, já que o estilo de decoração também pode auxiliar, como vemos a seguir.

Invista em uma decoração harmoniosa

A decoração e organização do espaço faz toda a diferença no ambiente integrado, especialmente nos momentos de celebração!

Você pode explorar o estilo que mais te agrada e criar uma composição a partir de diferentes materiais, como madeiras, vidro e serralheria. Por exemplo, móveis, tapetes e outros objetos podem ser usados para mostrar, de certa forma, que se tratam de ambientes diferentes que foram unidos em um só. Porém, lembre-se de cuidar para que a decoração fique elegante.

Isso porque os elementos decorativos também cumprem um papel importante na integração dos ambientes. Portanto, a decoração deve ser coerente entre os dois cômodos que foram unidos.

Aposte em soluções de organização

Para fazer qualquer mudança na configuração da casa, é preciso uma boa dose de organização. E nada melhor do que contar com os boxes de self storage do Guarde Aqui, um parceiro ideal para quem está integrando ambientes.

Disponíveis em diversos tamanhos, os boxes podem ser usados para guardar os móveis durante a reforma, aqueles itens que não vão ser mais usados e até materiais de construção.

Nossa dica é usar a calculadora do Guarde Aqui para descobrir o tamanho ideal de box para armazenar tudo o que você precisa.

Descomplica! Guarde Aqui!

Autor

Denise Rodrigues

Atuo no GuardeAqui desde 2017 e sou responsável pela área de marketing da empresa. Sou formada em Publicidade e Propaganda com pós-graduação em Marketing, além disso, tenho forte senso de organização e utilizo-o em diversos momentos, seja em casa ou no trabalho.

Deixe seu comentário