O mundo dos negócios impõe diversos desafios para as pequenas e médias empresas. Mas, ao enfrentá-los juntos, o casal empreendedor tem chances bem maiores de sucesso, sabia? Isso porque é mais fácil chegar a algum lugar quando você pode contar com sua parceria de vida.

É claro que nem tudo são flores. Porém, aqueles que sabem aproveitar as vantagens de empreender em conjunto, como a cumplicidade e a confiança, têm tudo para prosperar.

Veja a seguir como fazer o seu negócio chegar longe!

7 soluções que todo casal empreendedor deve adotar para ter sucesso

Formação adequada é fundamental para o casal empreendedor. Você sabe o que mais é necessário para o pleno desenvolvimento do negócio de vocês?

1. Buscar um objetivo em comum

Antes de dar o primeiro passo, o casal empreendedor deve descobrir qual é o propósito de começar essa jornada. Portanto, os dois precisam se questionar, por exemplo, sobre:

  • seus objetivos pessoais;
  • o que gostam de fazer;
  • e onde desejam chegar.

Dessa forma, fica mais fácil definir o rumo do negócio e como cada um deve se envolver com as atividades.

E não pense que isso é perda de tempo, viu? A melhor estratégia inicial é colocar todas as cartas na mesa e conversar bastante até que as ideias do casal estejam claras. É uma forma de evitar possíveis frustrações no futuro.

2. O casal empreendedor encara as diferenças como oportunidade

A partir da reflexão conjunta, vocês provavelmente vão se dar conta de que têm muitas diferenças. Afinal, cada pessoa tem suas próprias características. E não é por que vocês são um casal que gostam de fazer exatamente as mesmas coisas, certo?

Enquanto tem gente que sente prazer em trabalhar com o público, outras preferem lidar com as atividades administrativas. Ainda, pode ser que você tenha um perfil mais voltado ao planejamento e o seu parceiro seja mais “mão na massa”.

A questão aqui é que não importa quais sejam as diferenças. O casal empreendedor não deve enxergá-las como problemas, mas como oportunidades.

Isso porque, a partir do reconhecimento das diferenças, cada um pode trabalhar com o que gosta, com aquilo que faz de melhor.

3. Dividir as tarefas de forma equilibrada

Na hora de dividir as obrigações, muitos fatores devem ser levados em conta para que nenhum dos dois fique sobrecarregado. Até porque uma das vantagens de ser dono do próprio negócio é ter uma vida mais equilibrada.

Portanto, leve esse equilíbrio para a divisão de tarefas.

Além de contribuir com o funcionamento da empresa, é uma forma de evitar brigas que muitas vezes acontecem pela simples falta de definição de funções.

4. Usar ferramentas de gestão de trabalho

Organização é fundamental e todos nós sabemos! Então, enquanto um casal empreendedor, aproveitem as ferramentas para aumentar a produtividade de modo saudável!

Para facilitar o dia a dia, use as ferramentas de gestão de trabalho disponíveis para otimizar os processos, como o Trello, Todoist ou Monday.com. Plataformas como essas são excelentes para o casal empreendedor a gerir o negócio, uma vez que permitem ter uma visão de tudo o que está acontecendo na empresa.

Além disso, é uma forma de garantir que nenhuma tarefa passe batido. Nada pior do que deixar de atender a uma demanda do cliente por falta de organização, não é mesmo?

5. Qualificação profissional é essencial para o casal empreendedor 

Mais do que uma boa ideia, um negócio precisa de pessoas preparadas para crescer. É por isso que apostar nos estudos deve ser uma das prioridades dos empreendedores.

Se o casal conseguir fazer isso juntos, melhor ainda!

Busque cursos livres ou de pós-graduação voltados à gestão de negócios ou à área de atuação da empresa. Afinal, o conhecimento é o que dá a base necessária para vocês prosperarem.

Ao estudar lado a lado, o que não vai faltar são novas ideias para colocar em prática.

6. Separar vida pessoal da profissional

Um dos grandes desafios na vida do casal empreendedor é separar a vida pessoal e profissional. E você já deve saber que é importante garantir que os assuntos não se misturem. Portanto, uma boa sugestão é fazer reuniões só para falar sobre o negócio de forma saudável.

Jantar em família, encontro com os amigos ou passeios com as crianças não são momentos para tratar da empresa – por mais difícil que seja evitar tocar no assunto. E o mesmo vale para outras ocasiões corriqueiras.

Se não houver essa separação, é provável que o casal fique esgotado por estar trabalhando todo o tempo em que estão juntos.

Tenham disciplina para que, enquanto um casal empreendedor, vocês consigam aproveitar todos os momentos da vida pessoal. 

7. Contar com o apoio dos parceiros certos

Uma hora ou outra toda empresa precisa da ajuda de parceiros para garantir seu pleno funcionamento. Quando o assunto é armazenamento, por exemplo, muitos empreendedores começam dando um jeitinho em casa mesmo. Mas, com o tempo, eles vão precisar de uma solução apropriada.

Sabendo disso, o Guarde Aqui oferece diversos tamanhos de box self storage para armazenar seu estoque e equipamentos. Mais do que um espaço, nosso self storage garante a praticidade e a segurança que o seu negócio precisa.

Além disso, contribui com a logística e distribuição de produtos, uma vez que as unidades estão estrategicamente localizadas nos principais centros urbanos do país. Quer tornar seu negócio mais eficiente? Então confira as vantagens do self storage Guarde Aqui para as empresas!

Autor

Márcio Martins

“Comecei no ramo do self storage em 1995 na Kipit, pioneira do Brasil, fundada em 1993. Fui gerente desta mesma empresa entre 1995 e 2017, e assumi a gerência regional do GuardeAqui em março de 2017. Sou formado em administração, com ênfase em marketing e, atualmente, sou responsável pelo departamento GuardeAqui Empresas, na área de carteira de Pessoa Jurídica”

Deixe seu comentário