Ao mesmo tempo em que a tecnologia evolui significativamente nas últimas décadas, criando soluções para as mais diversas necessidades da sociedade moderna, houve um aumento com a preocupação em relação a questões como sustentabilidade nos processos produtivos, especificamente sobre os seus impactos no meio ambiente.

Dado o contexto, uma das principais tendências em ascensão é a logística reversa, que se tornou uma ótima solução, sobretudo em termos de transporte de mercadorias. Um dos principais motivos pelos quais esse assunto está em pauta no momento é a recente mudança na legislação sobre proteção ambiental.

Para tornar a sua empresa mais sustentável, sem abrir mão da competitividade, mostraremos o que você precisa saber sobre o que é logística reversa, como ela funciona e de que forma o self storage pode ajudar. 

Continue a leitura para conferir!

O que é logística reversa?

A logística reversa é uma das vertentes da logística tradicional que tem foco na responsabilidade pelo descarte de resíduos provenientes dos processos de produção, independentemente de qual seja o nicho do mercado no qual a indústria atua.

Esses processos envolvem todas as etapas produtivas do fabricante ao consumidor final, desde a aquisição de insumos, passando pela produção, transporte até a distribuição nos pontos de venda.

Como a logística reversa funciona?

Veja o que é logística reversa e como ela funciona de uma forma mais prática e aplicável

Agora que você já entendeu o que é logística reversa, veja como ela funciona: consiste em recolher, desmontar e processar itens usados, peças e materiais de outros produtos com a finalidade de garantir a recuperação sustentável do meio ambiente

Entre os objetivos da logística reversa, podemos citar:

  • implementação;
  • planejamento;
  • controle;
  • redução do consumo de matérias-primas;
  • deposição de resíduos;
  • retorno ou recuperação de produtos;
  • reciclagem;
  • reutilização ou substituição de materiais.
  • reparação e refabricação de produtos.

Qual a importância da logística reversa?

Como você pôde ver até aqui, a logística reversa oferece uma vasta gama de vantagens para as empresas que entendem a importância de se posicionarem de maneira positiva em relação à redução dos impactos que os processos produtivos causam em nosso planeta e que fazer o que for possível para preservá-lo, é uma questão de preocupação coletiva.

Além disso, a Política Nacional de Resíduos Sólidos define a logística reversa como um assunto prioritário para as organizações atuais. Isto é, implementá-la na empresa ajuda o negócio a cumprir com as exigências legais e evita que ela seja penalizada judicialmente.

Esses processos também contribuem com a reestruturação dos procedimentos de produção, sendo um forte potencializador da redução de custos, de modo que as operações não são afetadas negativamente.

Por fim, vale destacar que empresas com “selo verde”, ou seja, que se preocupam em serem sustentáveis, acabam criando uma boa imagem diante da sociedade, visto que o consumidor contemporâneo é muito mais exigente em relação às marcas que consome, a ponto de pesquisar se a companhia se compromete com as causas que ele acredita.

Como self storage pode ajudar na logística reversa?

Agora que entendeu o que é logística reversa, veja como o self storage pode te ajudar!

Agora que entendeu o que é logística reversa, veja como o self storage pode te ajudar!

Até agora deu pra entender o que é logística reversa, mas, você sabe o que é self storage? Pois bem, trata-se de uma contratação mensal de espaços de autoarmazenamento, mais conhecidos com boxes,em que pessoas físicas ou jurídicas possam guardar praticamente qualquer tipo de objeto, exceto produtos perecíveis, tóxicos ou inflamáveis.

Nele, é possível locar espaços para armazenar, por exemplo, peças, materiais e resquícios de produtos provenientes da logística reversa, até que eles possam ser descartados de forma adequada, preservando o meio ambiente e cumprindo com as exigências legais sobre sustentabilidade.

Entre as inúmeras vantagens do self storage, podemos citar que o contratante pode interromper o uso dos boxes de armazenamento a qualquer momento que desejar, já que não há nenhuma cláusula contratual de fidelidade. Ou seja, é possível utilizar o box do self storage por anos ou por um único mês, caso essa seja a sua necessidade.

Outro ponto interessante do self storage em relação à logística reversa é que os boxes de armazenagem podem ser personalizados da forma como você desejar. Isso significa que é possível moldar a infraestrutura do espaço de forma que acomode melhor o tipo de resíduos que a sua indústria produz, garantindo que não ocorra qualquer possibilidade da organização ser sancionada por irregularidades. 

Por fim, vale ressaltar que a segurança desse espaço conta com câmeras de vigilância e  monitoramento 24h ; há, ainda, a garantia de um espaço limpo e dedetizado.

Como você pôde contemplar neste conteúdo, o que é logística reversa e que ela faz parte de um movimento relativamente recente que visa se responsabilizar pelos processos de produção e os seus efeitos no meio ambiente, visto que os recursos usados para fabricar produtos são retirados da própria natureza. 

Sem uma política consistente de sustentabilidade, a tendência é que esses recursos se tornem cada vez mais escassos e, consequentemente, a produção se torne mais onerosa, sem mencionar os impactos causados ao planeta.

Gostou deste conteúdo sobre o que é logística reversa, qual a sua importância e de que forma o self storage pode contribuir? 

Então que tal visitar o nosso blog e conhecer todos os conteúdos que postamos com as maiores novidades sobre o vasto universo da logística?

Autor

Márcio Martins

“Comecei no ramo do self storage em 1995 na Kipit, pioneira do Brasil, fundada em 1993. Fui gerente desta mesma empresa entre 1995 e 2017, e assumi a gerência regional do GuardeAqui em março de 2017. Sou formado em administração, com ênfase em marketing e, atualmente, sou responsável pelo departamento GuardeAqui Empresas, na área de carteira de Pessoa Jurídica”

Deixe seu comentário