Flow rack: saiba mais sobre esse sistema de armazenagem

Published by

on

Pessoas conferindo mercadorias através do sistema flow rack

O sucesso da gestão de estoque depende do uso de um sistema de armazenagem adequado às necessidades de cada empresa. Quando o desafio é aumentar a eficiência, o flow rack é uma das melhores opções.

Por isso, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre ele, incluindo as principais vantagens e como implementá-lo no seu estoque.

Mas, antes disso, vale a pena deixar claro a importância de contar com soluções para agilizar os processos.

Continue lendo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Por que os sistemas de armazenagem são tão importantes?

Entre os maiores desafios logísticos de uma empresa, está a organização e classificação dos materiais ou produtos armazenados no estoque.

Os sistemas de armazenagem existem justamente para ajudar o seu negócio a superar esses desafios de forma simples. Esses sistemas incluem métodos, equipamentos e ferramentas que facilitam a rotina e melhoram os resultados.

Mas saiba que existem diversas opções. A escolha da melhor solução varia de acordo com o espaço de armazenamento e os tipos de produtos ou matéria-prima da empresa.

O que é o flow rack?

O flow rack é um sistema usado para a estocagem de produtos baseado no método First In – First Out (FIFO). Isso significa que os itens saem conforme a ordem de entrada no estoque.

As mercadorias são organizadas por meio de uma fila, formada por um ou mais níveis de armazenamento. Além disso, eles usam trilhos e roldanas, e os planos podem ser inclinados, contando com a ação da gravidade, para facilitar a movimentação dos produtos.

Dessa forma, o flow rack integra a retirada de produtos, reposição de estoque, expedição de pedidos e envio de materiais para a linha de produção.

Conheça as 5 principais vantagens do flow rack

Veja porque vale a pena adotar o sistema flow rack:

1. Eficiência na expedição de pedidos

Imagem vetorizada de uma pessoa em cima de uma escada, colocando caixas em uma prateleira
O sistema flow rack agiliza a localização e retirada de produtos no estoque.

Muitas empresas acabam perdendo muito tempo com a localização, separação e embalagem de mercadorias para o envio de pedidos. 

É um problema que afeta diretamente o nível de eficiência.

Com a adoção do flow rack, você pode ganhar tempo, já que os produtos são disponibilizados de forma automática para o operador. 

2. Separação entre entrada e saída

Quando a entrada e saída de produtos acontecem no mesmo setor, a produtividade costuma sair prejudicada. Isso porque, sem a separação, o tempo de trabalho aumenta.

Mas a boa notícia é que o sistema flow rack coloca a entrada de mercadorias de um lado e a saída de outro. Assim, os dois processos podem ser feitos ao mesmo tempo, acelerando as operações.

3. Redução de riscos

Outra vantagem deste sistema é que ele evita a danificação dos produtos por causa da movimentação.

Quando o manuseio das mercadorias é feito manualmente, com o uso de máquinas, empilhadeiras e escadas, os riscos de danos são altos.

Por isso, ao adotar o flow rack, a empresa reduz a incidência de quedas e colisões. Portanto, traz mais segurança para a gestão de estoque, sem afetar a integridade dos produtos.

4. Agilidade no fornecimento para a linha de produção

Além das mercadorias, as empresas se preocupam com o envio de materiais para a linha de produção. Isso porque os atrasos e falhas podem interromper atividades fundamentais.

Entretanto, no sistema flow rack esse é um problema a menos para os gestores porque ele garante que a produção receba os insumos conforme a necessidade da empresa e na hora certa.

5. Melhor aproveitamento da mão de obra

Funcionários caminhando por um armazém
Os operadores ficam com mais tempo para desempenhar outras atividades dentro do armazém, otimizando ainda mais os processos logísticos.

O crescimento de um negócio depende do investimento em inovação e melhorias nos processos internos. A partir da automatização do flow rack, os operadores podem usar o tempo de trabalho para realizar outras atividades.

Por contar com o deslocamento por gravidade, o sistema dispensa a intervenção de colaboradores para garantir o fluxo de mercadorias e outros materiais. Ou seja, otimiza a mão de obra de forma significativa.

Como implementar o flow rack?

Como falamos aqui, o sistema flow rack conta com a ajuda da gravidade para movimentar os produtos. Por isso, ele costuma ser adotado sobretudo por empresas que estocam itens de menor dimensão e que possam ser colocados em caixas.

Em primeiro lugar, é preciso ter um espaço de estoque suficiente para a implementação. Então, a área deve ser adaptada para garantir a mobilidade das prateleiras.

Essa adaptação consiste na instalação das esteiras, trilhos e roldanas necessárias para movimentar as mercadorias, seguindo a lógica do método FIFO usado pelo flow rack.

Precisa de uma solução de armazenagem? Conte com o Guarde Aqui!

Se a sua empresa precisa de uma boa solução de estocagem e armazenamento de produtos, saiba que o Guarde Aqui oferece excelentes boxes de self storage.

É possível ter o espaço que você precisa, já que os boxes contam com espaços de até 500m². Vale lembrar que nos boxes self storage podem ser armazenados qualquer tipo de material, exceto produtos perecíveis, tóxicos ou inflamáveis. 

Precisa de outras dicas sobre armazenamento? Confira outros conteúdos disponíveis aqui no blog!