Há um momento em que é preciso tomar decisões importantes que podem impactar o futuro, como quando entramos na faculdade e queremos escolher um lugar para morar que facilite a vida acadêmica e profissional.


De fato, mudar de cidade por conta dos estudos é um grande passo para qualquer pessoa. Por isso, preparamos este conteúdo para que você conheça algumas dicas sobre como transformar esse plano em realidade. 

Continue a leitura do artigo para saber mais!

Quando optar por mudar de cidade para estudar?

Diferente de como vemos nos filmes e séries, mudar de cidade para estudar nem sempre é um mar de rosas. Embora seja uma “aventura”, é preciso ter consciência de que este é o primeiro passo em direção à vida adulto.

Isto é, a partir do momento em que uma pessoa decide sair da casa dos pais e morar sozinha, ela passa a assumir uma série de responsabilidades importantes. A comida não aparecerá sozinha na geladeira, tampouco a roupa limpa no armário. Quem se encarregará de resolver cada mínimo aspecto do dia a dia é você.

É óbvio que essa mudança traz muitas experiências e aprendizados valiosos, que só podem ser adquiridos na prática. Sendo assim, não há um momento exato para escolher mudar de cidade para estudar, porém o recomendado é que você se planeje bastante e reúna o máximo de informações sobre as cidades que têm vista, antes de tomar uma decisão.

O que devo pesquisar antes de mudar de cidade?

Como mencionamos no tópico anterior, mudar de cidade para estudar é uma tarefa que exige pesquisa e planejamento. Portanto, separamos uma série de informações úteis para que você levante as informações mais relevantes sobre a região que gostaria de viver e tome uma decisão sábia.

Pesquise sobre a cidade

O primeiro passo é um tanto óbvio, afinal, a sua nova vida se desenvolverá na cidade que você escolher se mudar para estudar. Por isso, é importante que seja uma região que atenda ao seu perfil não apenas no quesito profissional ou acadêmico, mas que também proporcione lazer e qualidade de vida de acordo com os seus parâmetros.

Se você gosta de calor, não faz sentido se mudar para uma região fria a menos que seja uma decisão temporária por motivos de força maior (uma bolsa de estudos ou oportunidade de emprego imperdível, por exemplo. O mesmo se aplica ao contrário: se você ama o frio, mudar-se para o Rio de Janeiro seria uma decisão que traria sérias complicações a médio e longo prazo.

Pesquise sobre a moradia

Outro aspecto crucial que você precisa recolher o máximo de informações, antes de se mudar de cidade, é o tipo de moradia. É muito comum escolher viver em repúblicas neste período de começo da faculdade, estágio, primeiro emprego etc, visto que é uma alternativa barata e versátil para quem está começando a vida adulta.

Se você tem a opção de contar com a ajuda de seus pais com um aluguel, ou se já tem uma certa autonomia financeira, escolher um apartamento ou casa é sempre a melhor opção para quem gosta de privacidade.

Seja qual for a sua escolha, sempre haverá a questão do que fazer com os seus pertences, isto é, seus bens que não podem ser carregados para qualquer lugar, mas que você não pode se desfazer até que possa resolver a questão da moradia.

Dado o contexto, um self storage é uma ótima solução, já que você pode armazenar qualquer tipo de objeto em um box privativo pelo tempo que for necessário, com total privacidade, segurança e preços justos.

Pesquise possíveis empregos

Certamente, um dos pontos mais importantes é o mercado de trabalho da cidade que você pretende se mudar.

Felizmente, hoje em dia existem formas práticas de fazer um levantamento sobre questões como média salarial e disponibilidade de vagas, como os grupos de empregos nas redes sociais e o próprio LinkedIn, que é a principal rede de networking e assuntos profissionais.

Visite antes

Tire um tempo especificamente para conhecer a cidade. De preferência, vá mais do que uma vez para não ficar apenas com uma única impressão sobre o lugar. Procure visitar a região em algum dia útil e, em outra ocasião, em um final de semana. Assim você terá uma boa base sobre como funcionam as coisas por lá.

Peça ajuda a veteranos

Por fim, não hesite em se informar com quem já passou por este momento. Pergunte para amigos que já tenham se estabilizado quais os desafios e dicas para não passar tantas dificuldades no começo. Sem dúvida, no futuro é você quem estará ajudando outra pessoa a viver essa experiência de se mudar de cidade para estudar.

Para concluirmos este conteúdo sobre as dicas para mudar de cidade, é importante destacar que mesmo em meio às dificuldades e desafios, essa experiência certamente trará uma série de aprendizados que servirão para a vida toda.

Aproveite que você chegou até e acesse o site do GuardeAqui para encontrar uma unidade de self storage mais próxima da cidade que você decidir morar. Temos um box de armazenamento perfeito para as suas necessidades!

Autor

Cid dos Santos

Faço parte da equipe GuardeAqui há mais de 6 anos e, apesar de ser formado em Marketing, minha experiência profissional é proveniente da área administrativa. Entendo que o conceito de self storage é novo e desconhecido para muitos brasileiros, por isso acredito que a explicação e apresentação das nossas funcionalidades é de extrema importância.

Deixe seu comentário