O planejamento de estoque tem como finalidade monitorar o fluxo de entrada e saída de produtos de um negócio. Ele proporciona uma série de benefícios para os lojistas. Com isso, é possível garantir a organização dos produtos e as quantidades certas para suprir os pedidos.


Um bom planejamento de estoque é necessário para os vendedores garantirem a quantidade de produtos suficientes para atenderem as demandas dos clientes. Isso evita que um consumidor realize uma compra online e ela tenha que ser cancelada devido à falta do item, por exemplo.

Essa organização é fundamental para que todas as atividades operacionais do negócio sejam administradas da melhor forma. Acompanhe este conteúdo e descubra como fazer uma gestão de estoque eficiente e estratégica na sua empresa! 

O que é planejamento de estoque?

O planejamento e controle de estoque trata-se do processo de gerenciamento do armazenamento de mercadorias antes de uma venda. Com isso, é possível acompanhar e monitorar as operações do e-commerce com o objetivo de manter o estoque sempre abastecido. 

Esse processo envolve não só o local de armazenamento da empresa, mas também toda a organização de itens, programação de novas compras, agendamento com fornecedores, prazos de compra e meios de envio ao consumidor. 

Ele também melhora o controle de investimentos do negócio, pois o excesso de gastos em mercadorias pode afetar a saúde financeira do empreendimento. O planejamento de estoque ajuda a evitar futuros prejuízos e problemas na logística.

Alguns sinais que seu negócio faz um controle de estoque inadequado são:

  • Falta de espaço para armazenar produtos;
  • Perda de itens devido a prazos fora da validade ou peças fora da estação;
  • Produtos que ficaram obsoletos e ainda estão à venda;
  • Pouco giro de mercadorias;
  • Necessidade de um maior investimento para armazenar dos itens.

Como fazer um planejamento de estoque?

Agora que você entende o que é o gerenciamento de estoque, confira algumas dicas de como realizá-lo.

Separe seus produtos

O primeiro passo para ter um bom controle das mercadorias é conferir se todas elas estão organizadas e separadas corretamente no local de armazenamento. Você também pode estruturá-las por categorias para facilitar o planejamento.

Também é importante cadastrar as suas mercadorias em um arquivo, como planilhas, ou em sistemas de gestão, a fim de visualizar e organizar suas demandas. Hoje, existem plataformas de e-commerce que permitem o cadastro dos itens e funcionalidades que auxiliam no gerenciamento de estoque. Por isso, pesquise a que melhor atende suas necessidades e que ofereça boas ferramentas. 

Organize um espaço físico 

Para um planejamento de estoque eficiente, é fundamental organizar o ambiente físico em que estão guardados seus produtos. Para isso, estabeleça regras, como armazenar as mercadorias mais novas separadas das antigas e colocar as que têm data de validade nas prateleiras da frente. Use caixas organizadoras e estantes, mantenha o local limpo e arejado para não impactar na qualidade do produto e agrupe os objetos de acordo com suas características, como tamanho, tipo, uso, segmento, cor etc.

Além disso, usufrua de profissionais especializados para cuidar de cada etapa que envolve a organização e monitoramento do estoque. Por exemplo, uma pessoa é responsável por organizar os itens, outra para receber os produtos de fornecedores e outra para cadastrá-los na sua loja virtual. Neste momento, analise seu tipo de empresa e adeque o planejamento de acordo com seu segmento. 

Controle o fluxo de mercadorias

É essencial registrar todas as entradas e saídas de produtos do seu estoque. Isso facilita as operações de vendas e reduz a possibilidade de erros de logística. Você pode utilizar planilhas, registrando todas as transações e alterações de estoque. Desse modo, é possível fazer um planejamento mais eficiente e funcional. 

Ficar sem catalogar o seu fluxo de mercadoria e não acompanhar os pedidos do e-commerce afeta toda a gestão do negócio e prejudica outras etapas, como a de compra e venda e administração financeira.

Escolha bem seus fornecedores

Ter fornecedores confiáveis é fundamental para garantir um bom controle de estoque. Afinal, é ele quem entregará os itens em boa qualidade e dentro dos nos prazos estipulados para o lojista vender aos seus clientes. 

Quando isso não acontece, diversos outros problemas ocorrem, como a insatisfação do consumidor. Por isso, a escolha de um bom fornecedor é essencial. 

Se você está começando um e-commerce e busca por esses profissionais, pesquise bastante, colete informações e indicações de outros vendedores. É possível contar com alguém confiável e eficiente. Depois de escolher um fornecedor, tenha sempre seus dados de contato em mãos e fique atento aos prazos de entrega para evitar a falta de produtos na sua loja.

Dica: confira uma lista de fornecedores gratuita de diversos segmentos para o seu negócio.

Registre e analise o histórico de vendas

Observar o histórico de vendas do seu negócio permite identificar a quantidade necessária de produtos que você precisa armazenar no estoque. Desse modo, é possível se programar para não deixar itens parados ou perder vendas por falta de disponibilidade do produto. 

Nessa dica, é importante identificar os períodos de promoções, poucas vendas ou muitas, final de ano, mês do ano etc, a fim de compreender o fluxo de mercadorias entendendo sempre a jornada do cliente. Por exemplo, se você quer vender roupas, planeje o seu estoque de acordo com as estações do ano, já que cada peça, geralmente, é feita para uma época. 

Com um histórico de vendas pronto, é possível acessar suas atividades com mais facilidade. Não se esqueça de mantê-lo sempre atualizado para não perder a contagem do estoque. É interessante contar com ferramentas tecnológicas que automatizam essa função, garantindo mais precisão nos números e no faturamento do negócio. 

Conte com a tecnologia 

A transformação digital proporcionou diferentes softwares que auxiliam no planejamento de estoque, realizando as tarefas manuais e mais demoradas de um e-commerce, como a atualização de mercadorias e cadastro de códigos de barras. Essa ação pode ser feita por um sistema automatizado de maneira rápida, eficiente e segura.

Com isso, o lojista ganha tempo e economiza gastos com contratação de pessoas para gerenciar o estoque. Isso permite aumentar a produtividade, focar na gestão e divulgação do e-commerce e alavancar o negócio. 

Tenha um planejamento de estoque estratégico

Um planejamento de estoque estratégico exige do gestor uma visão analítica dos processos e flexibilidade em relação às ações do empreendimento. Caso você não consiga administrar complementarmente o seu estoque, vale a pena contar com parceiros e profissionais especializados nesse serviço. 

É possível garantir um controle de mercadorias eficiente e de qualidade, impactando no faturamento da sua empresa e nos resultados. 

Qual é a importância do planejamento de estoque?

Como você viu, o gerenciamento de estoque tem como objetivo administrar o fluxo de entrada e saída de produtos de uma loja. Então, conheça, em detalhes, a sua importância: 

  • Organizar os produtos e entregas: permite entender quais produtos você ainda tem e quais devem ser encomendados aos fornecedores;
  • Controlar o fluxo de caixa: o lojista tem a chance de evitar prejuízos e faltas de produtos;
  • Garantir a satisfação dos clientes: oferece mais agilidade nas entregas de mercadorias, impactando no atendimento ao cliente e sua satisfação;
  • Aumentar as vendas: coloca seu negócio à frente dos concorrentes, principalmente aqueles que não realizam um planejamento de estoque;
  • Manter a reputação da empresa: com seus produtos organizados, é possível encontrá-los com mais facilidade na hora de enviar aos clientes. Essa eficiência pode gerar diversos feedbacks positivos nas redes sociais e no seu e-commerce. 

Resumo

A venda pela internet oferece diferentes alternativas para os empreendedores que desejam criar seu site de vendas. Contudo, um dos primeiros passos para montar seu negócio online é realizar um planejamento de estoque. Afinal, suas mercadorias devem ser armazenadas em um local adequado e que tenha espaço suficiente para suprir as demandas do seu e-commerce. 

Neste conteúdo, ensinamos como fazer um planejamento e controle de estoque de forma eficiente para seu empreendimento. Portanto, coloque as dicas em prática para obter um diferencial competitivo e melhorar os seus resultados. Se você tem dificuldades em realizar essas ações, conte sempre com profissionais especializados.

Por Nuvemshop.

Autor

Giovanna Parra

Giovanna Parra é a responsável pelas parcerias de conteúdo da Nuvemshop, a maior plataforma de comércio digital da América Latina, com mais de 90 mil lojas ativas. Formada em marketing e gestão financeira, ama entender e ajudar as pessoas.

Deixe seu comentário