O estoque sazonal é feito para dar conta dos períodos de grande saída de produtos, como é o caso das datas comemorativas. E toda empresa deve aproveitar esses momentos para aumentar seus lucros, não é mesmo?

Isso porque trata-se de épocas muito importantes para garantir a saúde financeira dos negócios. Mas sem uma boa gestão do estoque sazonal, fica difícil alcançar esse objetivo.

No artigo de hoje, vamos focar na questão da sazonalidade. Além de falar sobre a importância da gestão de estoque, a gente separou ótimas dicas para você colocar em prática! Continue a leitura e confira!

Estoque sazonal e as empresas

O planejamento geral do seu estoque depende também de um planejamento do estoque sazonal eficiente! 

Quando o assunto é sazonalidade, muita gente logo pensa na venda de chocolates na Páscoa, sopas no inverno, sorvetes no verão, e por aí vai. Isso porque esses exemplos fazem parte de um universo formado por produtos sazonais bem definidos.

No entanto, diversos tipos de negócio são impactados por datas sazonais como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, entre outras.

É durante esses períodos do ano que as vendas aumentam. Isso significa que as empresas precisam se preparar para estocar matéria-prima e produtos prontos para atender à demanda de seus clientes.

Mas não se trata apenas de comprar os insumos e deixar os produtos guardados em um cantinho do seu endereço comercial. Também é preciso adotar boas práticas de gestão para que o estoque sazonal impulsione os lucros de fato.

Como gerir seu estoque sazonal? Veja nossas 6 dicas 

Fique tranquilo, pois não estamos falando de uma missão impossível. Com as práticas corretas de controle de estoque, você vai ver o período sazonal render ótimos frutos para o seu negócio.

Veja quais são elas:

1. Planejar com antecedência

O estoque sazonal possui demandas específicas que merecem a sua atenção, então busque organizar-se antecipadamente.

Nunca deixe para comprar o que precisa de última hora. Afinal, com a chegada das datas comemorativas, a demanda aumenta e os preços também.

Sendo assim, fique atento aos períodos de alta e baixa do seu segmento para ter clareza sobre quais são as datas mais férteis para o seu negócio.

Dessa forma, é possível organizar as compras, adquirir as matérias-primas por valores mais atrativos e aumentar sua margem de lucro nas épocas de alta nas vendas.

2. Acompanhar as oscilações do mercado

Além de olhar para a realidade do seu negócio, você deve ficar de olho no que acontece no seu mercado. Um dos propósitos é acompanhar as oscilações, que influenciam os estoques sazonais. Criar essa visão mais ampla é fundamental.

Tenha sempre em mente que a sua atividade está sendo impactada, ainda que indiretamente, pelo o que acontece do lado de fora.

3. Fazer uma projeção de demanda

Outra dica valiosa é prever qual vai ser a demanda para cada data ou período do ano importante para o seu negócio.

Uma das formas de fazer isso é resgatar as informações dos anos anteriores, pois elas dão uma ideia do volume de saída de produtos. Mas esse não deve ser o único fator a ser levado em conta.

As oscilações do seu setor e da economia local também precisam ser consideradas para que você possa fazer uma projeção o mais próxima possível da realidade.

4. Usar softwares de gestão para seu estoque sazonal

Softwares de gestão são ferramentas básicas para gerir seu estoque sazonal.

Hoje é praticamente impossível falar de controle de estoque sem mencionar a importância da tecnologia.

Por meio dos softwares de gestão de estoque, o seu dia a dia pode ser mais tranquilo. Isso porque eles automatizam diversas tarefas que costumam demandar muito tempo.

Eles são usados para controlar as entradas e saídas do estoque e os materiais usados na produção, fornecendo dados em tempo real.

5. Desenvolver relações de confiança com fornecedores

Poder contar com fornecedores parceiros faz toda a diferença! Quando você tem uma boa relação com eles, fica mais fácil negociar valores e chegar a acordos mais atrativos.

Portanto, cultive essas relações ao longo do ano inteiro, não apenas nas datas comemorativas. Além da questão do preço, você pode conseguir melhores condições de pagamento e esquemas de entregas.

6. Contratar boxes self storage

De nada adianta colocar as outras dicas em prática se você não tiver um local apropriado para guardar suas mercadorias, não é mesmo?

No caso do estoque sazonal, os boxes self storage do Guarde Aqui são, com certeza, uma ótima solução! Isso porque eles oferecem a flexibilidade que você tanto precisa para períodos específicos do ano.

Estão disponíveis em diversos tamanhos e garantem a segurança necessária para os seus produtos – com exceção dos perecíveis, tóxicos e inflamáveis.

Além disso, as unidades do Guarde Aqui estão localizadas em pontos estratégicos das cidades, facilitando a logística de distribuição dos seus produtos. Quer saber mais sobre a solução? Então visite o site do Guarde Aqui e conheça todas as vantagens que os boxes self storage oferecem para você!

Autor

Márcio Martins

“Comecei no ramo do self storage em 1995 na Kipit, pioneira do Brasil, fundada em 1993. Fui gerente desta mesma empresa entre 1995 e 2017, e assumi a gerência regional do GuardeAqui em março de 2017. Sou formado em administração, com ênfase em marketing e, atualmente, sou responsável pelo departamento GuardeAqui Empresas, na área de carteira de Pessoa Jurídica”

Deixe seu comentário