Como investir no planejamento e controle da produção?
15/10/2021 | Por: Márcio Martins
Entenda qual é a importância de um planejamento e controle da produção bem estruturado e implemente-o na sua empresa!

O planejamento e controle da produção (PCP), como o nome sugere, nada mais é do que um processo voltado para o gerenciamento das atividades de produção. Por meio dele, é possível padronizar os fluxos de trabalho para obter melhores resultados.
Empresas de diferentes portes podem adotar o PCP para gerenciar seus processos produtivos e, assim, garantir a qualidade de seus produtos e competitividade no mercado. Para entender melhor como esse planejamento funciona e como aplicá-lo, continue lendo!
Conheça os objetivos do planejamento e controle da produção
Embora as práticas de planejamento e controle da produção variem conforme as necessidades de cada segmento, todas devem ser baseadas nos seguintes pilares:
1. Programação
A programação diz respeito a quando produzir. Ou seja, trata-se de analisar a demanda total para definir quando realizar cada atividade produtiva, de modo a evitar desperdícios de insumos ou até do tempo da equipe.
2. Carregamento
Já o carregamento está relacionado à definição das capacidades das máquinas e postos de trabalho – cada um recebe um volume determinado de trabalho. Dessa forma, a empresa consegue saber quanto e onde produzir.
3. Sequenciamento
O sequenciamento ajuda a definir a melhor ordem das operações, levando em conta os produtos prioritários.
Determinar a sequência é fundamental, sobretudo quando diferentes produtos dependem dos mesmos equipamentos ou compartilham etapas produtivas.
4. Monitoramento
Este último objetivo serve para controlar a produção e garantir que ela esteja seguindo o que foi planejado. Uma atividade pode “puxar” a outra ou “empurrar” o produto semiacabado para a próxima etapa, por isso é importante ter um monitoramento eficaz no seu planejamento e controle de produção.
Esses pilares ajudam a sistematizar o planejamento, padronizar os produtos, aumentar a eficiência da empresa, reduzir desperdícios e identificar gargalos na produção. Agora, entenda as etapas que devem ser seguidas para que o processo funcione bem.
6 principais etapas do planejamento e controle da produção
1. Previsão de demanda
Faça uma estimativa do volume de vendas para o período (pode ser para curto, médio ou longo prazo) para conseguir calcular a demanda de materiais, produção e mão de obra.
2. Planejamento da capacidade produtiva
Em seguida, é preciso ajustar a capacidade produtiva para atender à demanda estimada. Isso porque, dependendo do caso, será preciso contratar pessoas e adquirir novas máquinas, por exemplo.
3. Planejamento agregado
Crie uma estratégia de produção para o ano inteiro, pois isso vai facilitar a tomada de decisão. Para isso, deve incluir informações sobre estoque, volume de produção, quadro de funcionários, contratos, entre outras.
4. Plano mestre
Aqui, o foco está no curto prazo e na operacionalização do plano de produção. Ele deve analisar os recursos necessários para atender à demanda do período na quantidade e na hora certa. Portanto, deve ser mais detalhado do que o plano agregado.
5. Programação detalhada
Nesta quinta etapa, a empresa começa a gerir sua rotina de produção para valer. Por isso, precisa calcular a quantidade de materiais, definir lotes, organizar o estoque e definir a sequência e os padrões de produção.
6. Controle da produção
Depois de fazer todo planejamento, é hora de acompanhar a produção para garantir que os planos estão sendo seguidos. Além de monitorar, a empresa deve analisar os dados gerados, identificar problemas e fazer os ajustes necessários para melhorar os processos.
Use as ferramentas de suporte a favor da empresa
Para tornar o planejamento e controle da produção mais intuitivo, conte com a ajuda de ferramentas de gestão, como estas a seguir:
- Kanban: divide as atividades em “a fazer”, “fazendo” e “feito” em um quadro visual que ajuda a deixar toda a equipe na mesma página, cumprir os prazos e identificar gargalos;
- Six Sigma: cria objetivos e metas e se fundamenta em uma escala de qualidade que permite buscar oportunidades de melhoria;
- Kaizen: processo cíclico de melhoria contínua que se propõe a eliminar desperdícios e aumentar a eficiência da produção.
Quais são os benefícios do planejamento e controle da produção?
Engana-se quem pensa que apenas as grandes indústrias tiram proveito do PCP. Ao aplicá-lo do jeito certo, todas as empresas podem aproveitar as vantagens promovidas por seus processos.
Veja quais são as principais:
Padronização dos processos
Ao investir no planejamento e controle de produção, você consegue padronizar os processos da sua empresa. Dessa forma, todos os colaboradores ficam por dentro do que deve ser feito e como executar suas atividades. Isso faz toda a diferença na organização da empresa.
Monitoramento das atividades
Com base em metas definidas e processos organizados, fica muito mais fácil acompanhar o que está sendo feito. Assim, a empresa consegue promover a melhoria contínua com o objetivo de otimizar os processos.
Redução de custos
A adoção correta do planejamento e controle da produção ajuda a empresa a reduzir custos e aumentar seus lucros graças ao aumento da produtividade, eliminação de desperdícios, melhoria da qualidade dos produtos e da experiência dos colaboradores.
Precisa de ajuda para descomplicar o trabalho? Conte com o Guarde Aqui!
O Guarde Aqui entende os desafios enfrentados pelos empreendedores brasileiros. Por isso, oferece soluções para facilitar a rotina de trabalho, como os boxes self storage.
Você pode contratar o espaço que precisa para fazer o seu negócio crescer! Os boxes servem para o armazenamento tanto de matérias-primas quanto de produtos a serem distribuídos. Tudo isso com segurança e praticidade!
Curioso para saber mais sobre essa solução? Visite o site do Guarde Aqui e fique por dentro das vantagens que só o maior self storage do Brasil oferece!
Deixe seu comentário