Cross docking é uma das soluções de logística mais eficientes para lojas virtuais. Esse sistema de distribuição garante mais agilidade na entrega dos produtos e menos custos com armazenamento.

Se você quer abrir um e-commerce, cross docking é uma forma de aumentar a satisfação do cliente e a sua lucratividade. Diante da alta competitividade no comércio eletrônico, vale a pena garantir essas vantagens, não é?

Então, vamos entender melhor agora o que é, como funciona o cross docking e como você pode adotar essa solução na sua loja virtual. Acompanhe:

O que é cross docking?

Com o sistema cross docking é possível reduzir a quantidade e os custos do estoque.

Cross docking é um sistema de logística em que os produtos são enviados ao seu destino tão logo são recebidos pelo centro de distribuição. Assim, não há necessidade de estocagem por muito tempo, otimizando o processo de distribuição e o tamanho das estruturas físicas de armazenamento.

Funciona assim: quando uma compra acontece, o varejista aciona o fornecedor, que envia os produtos ao centro de distribuição ou armazém da empresa. Então, o produto é enviado de maneira imediata ao cliente.

Esse modelo propõe a aceleração do fluxo de mercadorias e a redução do estoque. Para isso, o centro de distribuição deve dispor de um sistema ágil e eficiente para redistribuir as mercadorias e direcioná-las aos clientes certos, no menor prazo possível.

Tipos de cross docking

O cross docking pode ser classificado de três maneiras, de acordo com o modelo de redistribuição das mercadorias no centro de distribuição:

  • Pré-distribuído: o CD recebe as mercadorias do fornecedor já prontas para a entrega ao cliente final, o que reduz o tempo de redistribuição.
  • Consolidado: o CD recebe as mercadorias do fornecedor, mas precisa preparar e organizar os pedidos em uma área de acondicionamento para atender aos requisitos do cliente final.
  • Híbrido: o CD recebe as mercadorias do fornecedor e direciona para uma área de armazenamento temporário, onde elas aguardam a chegada de novos produtos para compor os pedidos.

Quais os benefícios do cross docking para o e-commerce?

O sistema cross docking agiliza a entrega e consequentemente aumenta a satisfação do cliente.

Embora tenha uma operação complexa, o esse sistema traz diversas vantagens para a logística das empresas. Destacamos aqui os principais benefícios:

Agilidade na entrega

Um dos grandes benefícios do cross docking é acelerar as entregas do e-commerce. Isso acontece porque o produto não fica parado no estoque — o fornecedor envia o produto, que rapidamente é direcionado ao cliente. Essa é uma demanda importante do consumidor atual, que costuma priorizar as lojas que trabalham com prazos menores.

Disponibilidade de produtos

No cross docking, o fornecedor envia os produtos ao centro de distribuição à medida que as compras acontecem. Dessa maneira, o e-commerce reduz problemas de falta de disponibilidade de produtos, que podem acontecer quando a loja mantém um estoque próprio.

Redução de custos com estoque

O varejista não gasta com grandes estruturas físicas, processos de manuseio, conservação dos produtos e perdas (vencimento, obsolescência, extravio etc.), entre outros custos de armazenagem. Dessa forma, o sistema pode aumentar a lucratividade do e-commerce.

Redução da necessidade de capital de giro

Se o e-commerce não precisa manter um grande estoque, também não precisa de capital para adquirir produtos do fornecedor. Portanto, o cross docking também reduz a necessidade de capital de giro, que é o dinheiro necessário para manter o negócio em operação. Esse dinheiro, portanto, pode ser usado em outros processos, investimentos e aquisições.

Como implementar o cross docking?

Implementar o cross docking no seu e-commerce requer organização de processos, pois é um sistema complexo. Veja agora os principais passos para fazer isso:

Invista em um ERP

ERP (Entreprise Resource Planning) é um sistema de gestão que integra todos os dados e processos de uma organização. O ERP é essencial na implementação do sistema docking, que exige uma integração eficiente entre os parceiros da operação para gerir o fluxo de mercadorias e informações.

Escolha parceiros confiáveis

O sucesso do cross docking depende de fornecedores que garantam a preparação adequada dos pedidos, a disponibilidade dos produtos e a entrega no prazo. Depende também de transportadoras que cumpram rotas e prazos e de centros de distribuição ágeis e eficientes.

Portanto, a loja virtual precisa se cercar de parceiros confiáveis que garantam a eficiência das operações.

Defina os produtos para o cross docking

Nem todos os produtos funcionam bem no cross docking. Mercadorias que têm alta perecibilidade, ou  que requerem o mínimo de manuseio,  por exemplo, não são ideais. Portanto, defina quais produtos devem ser usados nesse sistema de distribuição.

Tenha um serviço de SAC

Por mais que você planeje os processos, problemas acontecem. E, quando a entrega atrasa ou o produto não chega ao consumidor, é ao e-commerce que as reclamações chegam. Por isso, é importante preparar uma equipe de atendimento que dê atenção às demandas dos clientes e resolva os problemas com agilidade.

Como cross docking e self storage melhoram a logística do e-commerce?

A união cross docking e self storage é uma ótima solução para otimizar as vendas do seu e-commerce.

Self storage é uma solução de logística para as empresas que também pode ser usada no cross docking. Os boxes de self storage podem funcionar como centros de distribuição dos produtos, sem que você precise ter grandes estruturas de estoque nem gastar com sua manutenção.

O GuardeAqui, por exemplo, oferece unidades em pontos estratégicos de grandes centros urbanos do país. Dessa forma, você consegue maximizar e agilizar a distribuição das entregas de pedidos.

Além disso, investir em um storage do GuardeAqui é um excelente custo benefício para seu negócio. O custo fixo para aluguel de um storage também inclui flexibilidade de espaços, ou seja, você pode aumentar ou diminuir a área locada conforme a sua necessidade, sem ônus adicional.

Agora, se você gostou dessa ideia, entre em contato conosco e conheça melhor as nossas soluções!

Autor

Marcelo Balogh

Comecei minha carreira no GuardeAqui há mais de 12 anos. Na época, era assistente e, com o passar do tempo fui crescendo e aprendendo muito dentro da empresa. Sou formado em logística e em outros cursos da área e, hoje, ocupo o cargo de gerente regional. Além disso, também atuo no auxílio de expansão e novos negócios com a aquisições de novas unidades.

Deixe seu comentário