5 promessas de ano novo para fazer e cumprir!

Published by

on

Mulher sentada olhando para o horizonte com os braços levantados, no horizonte mostra um lago e montanhas

Todos os anos, milhões de pessoas fazem promessas de ano novo. Seja por acreditarem que a virada representa mudanças, seja por terem vontade de iniciar um novo ciclo de forma positiva. 

Contudo, o fato é que se não nos movimentarmos para que as mudanças e ciclos positivos aconteçam, elas não irão cair do céu. Isso faz com que muitas dessas promessas não se realizem.

Pensando nisso, separamos 5 promessas de ano novo que, se você se esforçar e realmente quiser ter uma vida nova, pode colocar em prática sem muita dificuldade. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura do artigo!

Promessas de ano novo e como cumpri-las!

Fazer atividade física

Essa é uma das promessas de ano novo mais tradicionais. Quem nunca prometeu para si mesmo que “a partir do ano que vem vou começar a me exercitar”, não é verdade? Afinal, como diz a máxima: ano novo, vida nova.

Porém, quem nunca teve uma crise de consciência lá para o meio do ano seguinte ao lembrar que, mais uma vez, não cumpriu com essa promessa?

Um fator que pode te motivar a colocar em prática essa promessa é pensar que a pessoa mais beneficiada pelas atividades físicas é você. Ao se exercitar regularmente, você terá mais qualidade de vida e menos propensão a ter problemas de saúde e envelhecimento precoce.

Separe um horário do dia que não interferirá em seu trabalho e que você esteja com mais disposição para se exercitar fisicamente. Lembrando que atividade física não é sinônimo de academia.

Pessoas se exercitando ao ar livre
A prática de atividades ao ar livre surge como opção para quem busca fugir da academia.

Se você não gosta desse tipo de ambiente, pode praticar alguma atividade ao ar livre, como por exemplo: correr, caminhar, andar de bicicleta, entre outros esportes. Outra opção seria investir em equipamentos e se exercitar no conforto e privacidade da sua casa.

Comer melhor

Comer melhor faz parte do combo de promessas de ano novo que a maioria das pessoas faz, juntamente com os exercícios. O grande problema que leva tanta gente a não conseguir mudar a alimentação é a falta de planejamento.

Engana-se quem pensa que uma mudança na vida de uma pessoa pode ser feita do dia para noite e se tornar permanente. Toda mudança dá trabalho, pode ser incômoda e exige esforço. No caso da alimentação, pode ser ainda mais difícil visto que o ato de se alimentar libera hormônios de prazer em nosso organismo.

O que nós recomendamos é que você se desapegue da ideia de promessa de ano novo e comece a fazer essa mudança gradualmente, isto é, aos poucos e dentro dos seus limites.

Comece cortando ou diminuindo os alimentos mais prejudiciais à sua saúde, como salgadinhos, frituras, processados e industrializados. Eles podem ser agradáveis ao paladar, mas estão drenando a sua saúde diariamente.

Outra ideia interessante para mudar a alimentação é começar a aprender a cozinhar para si. Dessa forma, além de se alimentar melhor, você pode acabar descobrindo um novo hobby, nosso próximo item da lista .

Ter um hobby

Ter tempo para si é fundamental para a manutenção da saúde mental e para a autoestima. Se há uma entre as promessas de ano novo que você realmente deveria perseguir é essa, pois um novo hobby pode mudar a sua perspectiva sobre o mundo e sobre si.

De repente, na hora de começar a mudar a alimentação, você acaba descobrindo que adora cozinhar e tem jeito para isso, não é verdade? Ou, quem sabe, você tem uma vocação para as artes escondidas aí dentro de você.

Seja qual for o seu novo hobby, simplesmente não tenha medo de procurá-lo. Você pode se surpreender durante o processo!

Ter mais organização em casa

O estado de nossa casa é um reflexo do nosso estado de espírito. Uma casa limpa e organizada mostra que, dentro de você, as coisas estão limpas e organizadas, mesmo em meio às dificuldades naturais da vida.

A nossa recomendação é que, de todos os itens da lista das promessas de ano novo, você comece por este, pois o ambiente em que você vive exerce muita influência sobre quem você é.

Já que a ideia é começar o ano com hábitos novos, nada melhor do que desapegar daquilo que já não faz sentido para sua realidade e iniciar o período aberto para novidades.

Dormir melhor

Dormir bem impacta diretamente em sua saúde, pois o sono é responsável pela manutenção da memória, da imunidade do corpo e da sanidade. Ou seja, noites bem dormidas podem fazer milagres em seu organismo.

Evite mexer no celular na cama, não coma alimentos gordurosos na janta, nada de café depois das 18h, exercícios físicos com um espaço de pelo menos 3 horas de antecedência ao horário em que você se deita. Chás relaxantes também podem ajudar, caso você tenha insônia, como camomila, maracujá e cidreira.

Como você pôde contemplar neste conteúdo, você não deve se apegar à ideia de que promessas de ano novo devem ser todas colocadas em prática especificamente do dia 31 de dezembro para o dia 1 de janeiro.

A ideia é fazer uma mudança geral em sua vida dentro do seu tempo e no seu ritmo. Não sinta uma cobrança da sociedade em relação à forma como você encara as dificuldades da vida, mas mude pelo seu próprio bem e pelo bem das pessoas que te amam.

Fique atento ao nosso blog que em breve teremos novas dicas sobre organização e hábitos saudáveis pra você!