15 mar/16

Porque sua loja deve ter o estoque “fora de casa”

self storage
Quando se é logista, é preciso contar com um estoque de produtos para atender a demanda de vendas dos produtos aos clientes. É importante sempre estar preparado para atender os consumidores e para não deixar que peças fiquem faltando durante o horário de funcionamento. Para isso, muitos optam por manter o estoque completo dentro da loja.

Mas, será que essa é a atitude correta?

Por diversos motivos, manter estoques dentro da loja pode não ser a melhor opção para o negócio e pode agregar custos a mais e até mesmo inviabilizar o crescimento do negócio. Pensando nisso, o time do GuardeAqui separou alguns motivos para demonstrar o porque sua loja deve ter o estoque fora.

  • Alto custo do m² dentro de shoppings e regiões comerciais – shoppings e centros comerciais costumam ser regiões concorridas, por isso os alugueis em lugares como esses geralmente são elevados e cobrados pelo m². Dessa maneira, lojas que preferem instalar seus estoques “dentro de casa”, necessitam de um espaço maior para armazenar todos os produtos, o que consequentemente aumenta o valor para alugar o imóvel.
  • Limitação de espaço – com aluguéis altos, muitas lojas optam por espaços menores e a presença de estoques diminui ainda mais o espaço útil para a loja em si, pois ocupa um local que poderia ser utilizado para expandir o negócio e para agregar mais opções, como vitrines, expositores, manequins, espaço para o cliente etc.
  • Segurança – lojas situadas em centros comerciais e que comercializam ou armazenam produtos de alto valor, como joalherias e relojoarias por exemplo, estão mais expostas ao risco de serem invadidas ou assaltadas, seja pela facilidade de acesso, seja pelo valor dos produtos que comercializa. Quando se possui um estoque completo dentro da loja, o risco é ainda maior, pois caso ocorra um incidente desta natureza, o prejuízo pode ser ainda maior, enquanto um estoque externo reduziria riscos como esses.
  • Conservação dos itens – nem sempre estoques dentro de lojas contam com o ambiente adequado para a conservação das peças, como o controle de pragas, ventilação adequada, controle de umidade ou qualquer outro fator que ajude a manter a integridade dos produtos. É preciso ter um ambiente preparado para comportar uma grande quantidade de artigos da maneira mais organizada, segura e protegida possível.
  • Organização da loja – um estoque completo dentro da loja compromete a organização de todo o ambiente. Não somente porque pode confundir vendedores que se perdem em meio a tantos produtos, como também a questão de espaço para vitrines, que ficam reduzidos e precisam ser adaptados, nem sempre com um resultado final satisfatório.
  • Apoio logístico – com um estoque dentro da loja, contar com apoio logístico é quase inviável e tudo pode acabar virando uma grande confusão, quanto a armazenagem, a entrega adequada de produtos etc. Um estoque fora permite toda uma logística adequada e voltada para o perfil da loja, tanto em relação ao armazenamento quanto a entrega do produto.


Como lidar com todos esses fatores e para onde levar o estoque da sua loja?

Um self storage é a solução ideal pois conta com todos os benefícios que o estoque do seu negócio precisa. O GuardeAqui conta com a melhor solução de self storage do país e pode, além de reduzir custos e auxiliar na organização da sua loja, oferecer total segurança para seus produtos e um apoio logístico de ponta, com uma unidade sempre próxima a você. Com ambiente totalmente adequado para receber seu estoque e garantir sua integridade, o GuardeAqui também entrega uma solução que cabe no seu bolso, abrindo espaço para que seu negócio continue em expansão. Entre em contato com nosso time de consultores, faça um orçamente ou agende uma visita para conhecer uma de nossas unidades. O GuardeAqui tem a solução perfeita para você e sua loja!

O GuardeAqui é muito mais que uma guarda móveis, é o maior e melhor self storage do Brasil com mais de 120.000m² de área e 25 unidades pelo país.