29 abr/20

Organizar roupas não precisa ser um pesadelo!

Imagem de uma pessoa organizando roupas, tendo algumas calças jeans já dobradas em cima de uma superfície

Tem passado muito tempo dentro de casa e o tédio está te vencendo? Então que tal fazer uma tarefa que você já estava adiando há muito tempo, como a organização do guarda roupa? Pode parecer complicado e cansativo, mas uma remanejada no guarda roupas pode refletir no visual de todo o quarto e torná-lo um ambiente mais agradável.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com uma série de dicas interessantes sobre como organizar roupas de forma que não pareça um pesadelo. 

Continue acompanhando a leitura para ver como essa atividade pode até ser satisfatória!

Organizar roupas não pode ser um pesadelo!

Tornar a atividade de organizar roupas em um pesadelo pode piorar as coisas. 

Você já ouviu falar sobre reforço negativo e reforço positivo? Pois bem, de forma bem simples, é o ato de atribuir uma determinada sensação (boa ou ruim) a uma experiência ou hábito.

Vamos a um exemplo prático: para quem não gosta de acordar cedo para trabalhar ou estudar, o toque do despertador — depois de um tempo — causa um sentimento desconfortável na pessoa, ainda que esteja tocando uma música que ela goste, ou até mesmo uma atividade que seja prazerosa.

Partindo desse princípio, o primeiro passo para organizar guarda roupa sem parecer o fim do mundo, é não encarar isso como uma responsabilidade, mas sim como uma experiência positiva. 

Monte uma playlist com suas músicas preferidas para tocar durante a arrumação, coloque roupas confortáveis, dê play e mãos à massa!

Agora podemos começar!

Imagem de uma camisa vermelha sendo dobrada, mostrando a importância de se organizar roupas
Organizar roupas de forma eficiente, pode facilitar sua rotina!

Coisas importantes em primeiro lugar!

O primeiro passo é organizar roupas com base na frequência com que você as utiliza. Sabe aquele conjunto de festa que só é usado de duas a três vezes durante o ano inteiro, mas que você tem muito carinho? 

Ele pode ser ensacado à vácuo, em uma embalagem de TNT ou até mesmo colocado em caixas organizadoras, para que dê espaço às roupas do dia a dia. Isso te ajudará a ter foco na hora de se vestir e poupará bastante tempo.

Guarde os sapatos, roupas de cama e toalhas separadamente

Misturar as roupas de corpo com os cobertores, lençóis e toalhas não apenas fará com que você tenha dificuldade para encontrar uma peça específica, como também dará um aspecto de desorganização e falta de espaço em todo o guarda roupa.

Portanto, separe esses itens em nichos específicos do móvel ou, ainda, coloque-os em cestos separados. O mesmo se aplica aos sapatos e tênis que podem ser guardados em caixas que, por sua vez, podem ser empilhadas para otimizar o aproveitamento de espaço.

Categorize em looks diferentes

Para facilitar a sua vida, tente organizar roupas de acordo a sua personalidade. Isto é, agrupe os looks conforme você os utiliza durante cada dia da semana, colocando as peças que combinam entre si mais próximas umas das outras. 

Uma gaveta pode ser reservada apenas para as combinações do final de semana, enquanto outra para as roupas de trabalhar fora de casa, por exemplo.

Tenha caixas para separar o que é para doação

Você já deve ter ouvido falar que o ideal, na hora de organizar roupas, é começar se livrando daquilo que não utiliza mais, porém, você só terá como perceber quais peças não combinam mais com seu estilo, ou que estão velhas, quando começar a arrumar tudo.

Portanto, separe caixas para destinar todas as roupas que não fazem mais sentido estarem com você para que sejam enviadas para doação. Você verá que tem peças que sequer lembrava que já comprou um dia. 

Dessa forma, além de organizar roupas, você faz uma boa ação, ajudando quem realmente necessita.

Organize o guarda roupas utilizando os cabides

Os cabides são ótimos aliados quando vamos organizar roupas, pois permitem que você agrupe diversas peças de maneira lógica, o que facilita na hora de encontrar aquele cardigã que você adora e, ainda, faz com que sobre mais espaço para armazenar outros itens.

Use cabide de madeira para pendurar as peças mais pesadas e que não cabem em gavetas, como casacos. Já nos cabides de plástico, pendure itens mais leves como blusinhas e camisetas.

Lembrando que as calças jeans e vestidos também podem ser pendurados. A prioridade são as roupas que amassam facilmente. As demais, podem ser colocadas em prateleiras ou gavetas.

Crie o hábito de dobrar as roupas antes de guardá-las

Por último, mas não menos importante, não se esqueça de dobrar as roupas antes de guardá-las. Muitas pessoas não fazem isso por acharem que é perda de tempo, contudo ao simplesmente jogar as peças de qualquer jeito nas gavetas, você perde muito espaço útil que poderia ser melhor aproveitado.

Já arrumou uma mala de viagem? O mesmo princípio se aplica na hora de organizar roupas no armário. Quanto mais paciência você tiver na hora de dobrar cada peça, mais itens caberão. Por isso, lembre-se de dobrar as mangas longas das camisetas, jaquetas ou casacos para frente da roupa, empilhando uma em cima da outra.

Faltou espaço e não sabe como resolver?

Se você seguiu todas as nossas dicas e ao final da organização, percebeu que faltou espaço em seu guarda roupa, temos uma excelente dica: self storage.

Estações do ano

Você pode alugar o deposito privativo para guardar as roupas de acordo com a estação do ano. Vamos supor que estejamos na primavera, logo, os casacos grandes e pesado que usamos no inverno, assim como luvas, ou até mesmo blusas de lã que acabam sendo usadas no outono acabam não sendo usadas em uma estação mais quente.

Roupas como essas acabam ocupando boa parte do espaço do guarda roupa, devido ao tamanho ou ao tecido de que são feitas, com isso, mesmo que você separe cada peça de roupa e as doe, você ainda teria pouco espaço. 

Por isso, o self storage pode ser ideal nesses momentos. O GuardeAqui, por exemplo, tem disponível para alugar depósitos privativos de 1m², com eles, você pode deixar as roupas de inverno, para que tenha mais espaço. Assim, como você pode deixar as roupas de verão e primavera, quando as estações frias chegarem.

Dessa forma, você sempre garante espaço em seu guarda roupa!

Roupas de festas também fazem parte!

O self storage pode ser ideal para você que precisa guardar roupas mais delicadas, como ternos e vestidos de festa, como também roupas que são usadas em figurinos de peças de teatro. 

Com um depósito privativo, você consegue garantir mais espaço para suas roupas do dia a dia, em seu guarda roupa, como também a integridade de tecidos mais delicados, já que o espaço será voltado apenas para as roupas.

Além das roupas, você ainda pode usar esse depósito privativo para guardar seus sapatos e usar alguma mala de viagem para guardá-los e otimizar o seu espaço dentro do box privativo.

Agora é só colocar a playlist para tocar novamente e começar a organizar roupas da forma mais fácil e ágil!

Se quiser mais dicas como essa, dê uma olhadinha em nosso blog

O GuardeAqui é muito mais que uma guarda móveis, é o maior e melhor self storage do Brasil com mais de 120.000m² de área e 25 unidades pelo país.