20 maio/20

Saia da estante: organizar livros é no self storage!

Imagem de uma estante de livros

Ainda que as novas tecnologias estejam revolucionando o modo como consumimos entretenimento e informação — com leitores de arquivos digitais em PDF, por exemplo —,  há uma grande parcela da população que prefere manter a tradição, optando pela leitura de livros impressos.

Contudo, à medida que o mundo se digitaliza e transforma, o aproveitamento do espaço físico passa a ser uma prioridade cada vez maior. Dito isso, colecionar e organizar livros é uma tarefa que exige planejamento, já que estamos falando de objetos físicos que, quando acumulados, podem ocupar cômodos inteiros da casa.

Sendo assim, elaboramos este conteúdo para que você entenda como organizar livros e como o self storage pode ser útil, com uma série de práticas simples. Acompanhe a leitura para saber mais!

Por quê o self storage para organizar livros?

O primeiro passo é conhecer um pouco mais sobre self storage, concorda?

Pois bem! De forma simplificada, o self storage é um box privativo de auto armazenagem dos seus objetos físicos, de qualquer natureza, em boxes alugados por tempo indeterminado.

Tudo isso para que você possa não somente guardar e organizar seus livros, mas preservar  qualquer outro pertence valioso. Assim, não precisa se preocupar em descartar nada que é seu.

Vale mencionar, ainda, que o self storage permite a personalização de todo o espaço conforme suas necessidades, contando com a instalação de prateleiras ou qualquer tipo de estrutura que vise melhorar a organização. Ou seja: perfeito para colecionar livros!

Dicas de organização

Trouxemos algumas dicas organização para quando optar por guardar seus livros em um self storage, de forma de que você consiga encontrá-los com facilidade.

Aposte em estantes abertas

Quando falamos em estante aberta, estamos nos referindo à maneira como você deve posicionar os livros na hora de organizá-los. 

Portanto, a posição vertical é uma das melhores formas de aproveitar todo o espaço do ambiente, além de não afetar a estrutura das peças.

Alinhe em ordem alfabética

Isso facilita bastante no momento de localizar o que você procura, especialmente se os livros são utilizados com frequência. A técnica é ideal para quem está se graduando e tem um grande volume de livros técnicos.

Organize por tamanho

Colecionar livros não é como colecionar tampinhas de garrafa. Estamos falando de objetos grandes, pesados e que ocupam um considerável espaço físico com o decorrer do tempo.

Assim, organizá-los por tamanho é uma ótima forma de fazer com que caibam mais peças dentro de seu box de armazenagem.

Separe de acordo com o assunto ou gênero

Para quem realmente tem paixão por literatura, seja de cunho fictício, realista ou técnico, organizar livros não é um trabalho, mas sim um prazer. 

Então, separar suas coleções conforme os assuntos ou gêneros pode não apenas facilitar sua vida, como também tornar sua biblioteca pessoal muito mais atrativa do ponto de vista visual.

Como preservar o estado de conservação dos livros no self storage?

livros organizados na horizontal e empilhados na vertical
Ter organização na hora de guardar e colecionar livros é muito importante!

Antes de concluirmos, é importante destacar alguns pontos essenciais na hora de garantir o estado de conservação de seus livros. 

O fato é que não basta evitar a bagunça, mas tomar também as medidas necessárias para estender seu tempo de vida útil no self storage. Para isso:

  • Evite guardá-los inclinados: o recomendado é que os livros sejam mantidos deitados ou em posição vertical e, preferencialmente, empilhados, pois isso evita a deformação com o passar do tempo;
  • Não empilhe mais do que três livros: caso os volumes sejam demasiadamente grandes e pesados, não exagere no tamanho da pilha;
  • Mantenha os livros em um local seco e arejado: o self storage consiste em boxes de armazenagem dentro de galpões com circulação de ar, o que evita umidade e dificulta o surgimento de mofo;
  • Instale luzes fracas: a ideia é manter o ambiente iluminado a ponto de evitar o mofo e não danificar as coberturas, como desbotar a tinta, por exemplo, mas que não tenha contato direto com os livros.

Com as dicas sobre como organizar livros e com a qualidade e confiabilidade de uma empresa de self storage com anos de atuação no mercado, o GuardeAqui é uma escolha ideal para manter sua biblioteca pessoal, sem comprometer o espaço de sua casa ou apartamento por muitos anos. 

A maior vantagem é que não há fidelidade contratual — o contrato pode ser cancelado a qualquer momento — e você pode contar com uma grande variedade de preços, que variam conforme os tamanhos dos boxes, a partir de 1m².

Quer conhecer melhor as vantagens que podemos oferecer para quem gosta de colecionar livros, mas não tem onde armazená-los? Então entre em contato com a gente para saber mais detalhes sobre nossos boxes!

O GuardeAqui é muito mais que uma guarda móveis, é o maior e melhor self storage do Brasil com mais de 120.000m² de área e 25 unidades pelo país.