02 abr/20

Veja como organizar a casa para ter mais espaço!

Imagem de uma prateleira com itens de cozinha organizados, mostrando a importância de organizar a casa

Quem passa longos períodos dentro do próprio lar, acaba notando que o espaço do imóvel não está sendo tão bem aproveitado como deveria. Seja por se tratar de apartamento pequeno, ou pelo fato de você ter muitos objetos, a questão é que organizar a casa é um ato necessário.

Contudo, muitas pessoas têm tanta dificuldade para planejar a organização do lar que sequer sabem por onde começar. Pensando nisso, preparamos este conteúdo com uma série de dicas úteis para que você mantenha o ambiente em que vive visualmente agradável e muito mais confortável. Assim, você pode usufruir do espaço para brincar com seus filhos, reunir os amigos, entre outras atividades divertidas. 

Confira agora!

Por onde começar a organizar a casa?

Para conseguir organizar a casa de forma eficiente, o primeiro passo é fazer uma auto análise sobre a sua rotina de vida, com a finalidade de identificar quais hábitos você tem que contribuem para que a casa acabe ficando desorganizada.

Por exemplo, ao chegar da rua, você tem um lugar específico para guardar as chaves? Ou as deixa em cima de qualquer lugar? E quanto ao casaco ou jaqueta? Deixa em cima do primeiro sofá ou superfície que encontrar? Ou guarda suas roupas no local correto?

O que queremos dizer é que para organizar a casa é preciso, em primeiro lugar, ter disciplina e evitar atitudes como as que citamos acima. 

Partindo desse pressuposto, é a hora de colocar as mãos na massa e começar a arrumação!

Vamos às dicas de organização do lar

Se você não sabe pode onde começar a organizar a casa, veja nossas dicas e tenha mais espaço em sua casa para ter uma noite de jogos com os amigos, brincar com os filhos ou até mesmo dançar e cantar sua música favorita.

Otimize seu espaço

Imagine que cada cômodo da casa pode ser mais bem aproveitado se você utilizar o espaço da maneira correta. O que queremos dizer é que se você souber usar cada espaço do lugar em que vive, verá que seu imóvel é maior do que imagina.

Uma dica simples é usar prateleiras nas paredes dos quartos ou da sala e nichos para aproveitar a organização vertical. Dessa forma, diversos objetos que estariam espalhados pelos cantos não apenas ficarão em seus devidos lugares, como também servirão como itens de decoração.

Cada coisa em seu lugar

Por falar em utilizar o espaço de maneira otimizada, uma ótima dica para organizar a casa é sempre colocar cada objeto em seu devido local. Pendure as chaves em um chaveiro de parede ou em lugar estabelecido para isso, podendo ser próximo à porta, uma vez que é por ela que você entra e sai. 

Dessa forma, você nunca mais as perderá. O mesmo se aplica às roupas sujas, por exemplo, que podem ser acumuladas em um cesto específico até que sejam levadas à máquina de lavar, e assim por diante.

É importante colocar os objetos em uma disposição que facilite a sua rotina. Chaves próximas à porta, cesto de roupas perto da máquina e assim por diante. 

Coisas importantes sempre à vista!

Mais uma vez vamos usar o exemplo das chaves. Afinal, sem elas você não entra ou sai de casa ou não liga o carro, correto? 

Apesar de serem tão importantes, quem nunca se atrasou para um compromisso importante porque não as encontrava, não é mesmo?

Portanto, mantenha os objetos mais importantes ou utilizados com mais frequência sempre à vista, como o controle do ar-condicionado, a carteira ou qualquer que seja o item que se você perder, perderá muito tempo procurando por ele.

Organizadores em ação!

Organizadores, basicamente, são como caixas para guardar coisas, não importa qual seja o tipo de coisa. 

O fato desses objetos serem facilmente empilháveis, permite que você acomode aquela pilha de livros velhos em um único local, ou que esconda aqueles documentos importantes que não pode se livrar, mas que não quer que fiquem espalhados pela casa.

Rotina!

Pense na organização do lar como uma atividade inerente à sua rotina, e não como uma obrigação. O que queremos dizer é que, da mesma forma como você escova os dentes após acordar e depois das refeições, toma banho e trabalha todos os dias, a sua casa também necessita de manutenções para que seja vista como uma extensão dos seus hábitos e da forma como você lida com a vida.

Dito isso, crie uma rotina para facilitar o processo. Por exemplo, crie o hábito de lavar a louça imediatamente após sujá-la. Com o passar do tempo você nem notará isso como algo incomum.

A prática tende a se tornar um hábito!

Desapegar é preciso… mas nem tanto!

Como organizar a casa se você for uma pessoa acumuladora? Sendo assim, se houver um volume muito grande de itens desnecessários apenas juntando poeira e desorganizando seu lar, considere se livrar deles, fazendo doações a bazares que ajudam em causas sociais. Dessa forma, você se livra da bagunça e ainda faz uma boa ação.

Contudo, nem sempre os objetos que estão acumulados em casa podem ser eliminados. Seja por terem grande valor sentimental ou financeiro, o fato é que às vezes é preciso recorrer a uma forma de guardá-los, mas sem comprometer a organização do lar.

Para isso, existe a alternativa de utilizar um self storage para armazenar aqueles itens que, no momento, só estão ocupando espaço da casa. 

Apenas para que você entenda melhor: self storage é uma espécie de depósito privativo no qual você pode alugar um espaço, a partir de 1m², para guardar pertences. Nesse tipo de local, você armazena o que quiser, tranca e fica com a chave. Ou seja, seus bens ficam protegidos 24h por dia e só você ou alguém de sua confiança tem acesso.

Dica bônus: 

Não transforme o momento de organizar a casa em algo difícil, pois as chances de você desistir são grandes. Por isso, chame a família e os amigos, coloque músicas que vocês gostem e se divirtam!

Quer ter mais dicas sobre organização do lar? Então baixa o nosso e-book!

O GuardeAqui é muito mais que uma guarda móveis, é o maior e melhor self storage do Brasil com mais de 120.000m² de área e 25 unidades pelo país.