26 ago/19

Organização X bem-estar: a psicologia explica a relação

Amanhã comemora-se o Dia do Psicólogo, profissional que, entre outras importantes frentes de trabalho, atua de forma essencial no suporte a cada vez mais pessoas que visam alívio para dores e angústias de toda ordem, incluindo o excesso de ansiedade – traço comum ao brasileiro. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 9,3% da população. Nem todo mundo, infelizmente, tem dinheiro e tempo para cuidar das agruras geradas pela ansiedade com um profissional, mas algumas atitudes simples podem ajudar. Começando pela sua casa.

Segundo os psicólogos, manter a casa em ordem e limpa não é apenas uma questão de higiene. Tem muito a ver com seu nível de motivação para executar – e finalizar – tarefas em outras áreas de sua vida. Um ambiente organizado nos ajuda a equilibrar as emoções e a pensar com mais clareza.  Um ambiente caótico, ao contrário, produz ansiedade. Enquanto não vemos as coisas em ordem, ficamos sufocadas com as pendências, o que gera estresse.

Faça um cronograma de limpeza e de arrumação e deixe sua casa com cara de lar. Jogue fora coisas quebradas, doe as que você já não usa e que podem ser úteis para outras pessoas, e deixe no GuardeAqui aquelas que você não usa rotineiramente, mas não quer se desfazer. Pode ser uma coleção de livros, lembranças de viagens e objetos de decoração.

Mas não saia querendo organizar tudo em um único dia. Distribua as tarefas para vários dias. Dividindo em etapas, você não acumula tarefas e tem mais chances de chegar até o fim. Não é à toa que os monges dedicam boa parte do seu tempo à faxina: eles consideram essa prática um aprimoramento espiritual. Você pode até não concordar, mas é verdade que nossas atitudes são refletidas no mundo. Então, manter uma vida mais organizada – e isso inclui sua casa – faz com que seus dias sejam mais leves e equilibrados.

No GuardeAqui você pode alugar boxes a partir de 2m². Acesse nosso site e simule tudo que você pode armazenar neste espaço.

 

Fontes

Psicologia acessível; G1

O GuardeAqui é muito mais que uma guarda móveis, é o maior e melhor self storage do Brasil com mais de 120.000m² de área e 25 unidades pelo país.