26 fev/15

Não deixe sua casa virar um carnaval

Casa bagunçada

A folia de carnaval já passou e, como popularmente dizem, o Brasil “começou” a funcionar. Entretanto, apesar do feriado já ter acabado, a festa contribuiu para acumular bagunça e desorganização em muitos lares, que já vinham de semanas anteriores. Fantasias largadas pela sala, instrumentos de percurssão em cima da cama, apetrechos (como apitos, colares, entre outros) espalhados pela casa, somado às outras bagunças do dia-a-dia.

Segundo a psicoterapeuta corporal Maura de Albanesi, a bagunça compromete a qualidade de vida. “Há, desde o exemplo clássico de a pessoa não encontrar as chaves, gerando atrasos e mau humor, até casos mais graves, como a perda de documentos e pagamentos em atraso”. De acordo com ela, a desorganização, de qualquer tipo, rouba um bem precioso do ser humano, que é o tempo.

Para que sua casa não vire um carnaval durante o ano todo, nós preparamos algumas dicas especiais para você organizá-la e ficar tranquilo para pular o carnaval novamente no ano que vem.

1. Sala de estar

Em muitos casos, a sala de estar é um espaço amplo e com poucas paredes, o que torna desaconselhável pendurar objetos nelas. Neste caso, invista em armários com nichos. Este tipo de móvel é uma ótima tática para organização, pois tem múltiplas utilidades e podem comportar diversos objetos diferentes como: livros, DVD’s, coleções etc.

2. Quarto do bebê

No quarto do bebê, é importante deixar todos os pertences com fácil acesso. Uma dica bem eficiente para organização deste cômodo é a criação de símbolos, por meio de adesivos, para indicar o que está em cada área do armário ou prateleiras. Dessa forma, economiza-se tempo para guardar/encontrar, além de dar um ar lúdico ao ambiente.

3. Cozinha/Lavanderia

Em muitas casas e, principalmente em apartamentos, a lavanderia fica próxima à cozinha e é comum que as pessoas misturem alguns itens na hora de guardá-los.
Alguns produtos de limpeza possuem componentes voláteis, ou seja, caso estejam muito próximos a um alimento, podem contaminá-lo, mesmo que não exista contato físico. Neste caso, o ideal é primeiro setorizar os itens de cada cômodo. Após esta separação, é indicado organizá-los com cestos/caixinhas. Através dessa técnica, é possível abastecer e encontrar os itens com bastante agilidade e segurança.

4. Organização das ferramentas

Perdeu mais tempo procurando as ferramentas do que, efetivamente, consertando ou reparando algo? Acredite, é algo bem comum. Organizar as ferramentas fará você economizar tempo e humor. Tudo bem, já utilizamos caixinhas demais. Agora, para as ferramentas, utilizaremos os famosos “painéis furados”, encontrados em qualquer loja de ferragens. Basta contornar as ferramentas com caneta, inserir os ganchos nos furos e pendurar as ferramentas. Com esta técnica, todas as ferramentas ficarão bem visíveis e organizadas.

5. Itens de carnaval

Como falamos no início do artigo, na folia de carnaval utilizamos diversos itens, como fantasias, instrumentos, entre outros. Porém, em muitos casos, não temos espaço hábil para armazenar estes itens em casa e isto faz com que os pertences fiquem espalhados e largados, ou sujeitos à umidade, sujeira e danos. O ideal, nestes casos, é procurar um self storage.

De uma forma geral, todos procuramos embelezar e otimizar os espaços do ambiente que moramos. Além da organização, algo importantíssimo para esta otimização dos espaços é não acumular objetos que não fazem parte da rotina. Por exemplo, não utilizaremos as fantasias e apetrechos de carnaval tão cedo, de forma que não faz sentido guardá-los em casa.

Modelos de depósito para alugar são uma ótima opção para quem precisa de uma solução para otimizar espaços em casa. Especialmente para o pós-carnaval, o GuardeAqui oferece a solução de box compartilhado: uma vez que guardar apenas uma fantasia ou instrumento pode ficar caro, os colegas do bloquinho de carnaval podem compartilhar o box e guardar todas as fantasias e instrumentos juntos e dividir o custo.

O GuardeAqui é muito mais que uma guarda móveis, é o maior e melhor self storage do Brasil com mais de 120.000m² de área e 25 unidades pelo país.