Principalmente após a pandemia da Covid-19, a solução de self storage se tornou uma grande alternativa e ajudou não apenas pessoas, mas também empresas de todos os portes que precisavam e ainda precisam otimizar os seus espaços.
E hoje, neste texto, viemos apresentar uma funcionalidade bastante interessante do self storage: o guarda-volumes. Mas esqueça aquela ideia de armários pequenos e com chaves, muito encontrados nos aeroportos. O conceito desse espaço mudou, saindo da ideia de um armário pequeno para um local maior e mais completo, como são os boxes de um self storage, que são muito mais seguros e práticos para você guardar tudo o que precisa.
Continue a leitura para saber o que são os guarda-volumes, quanto normalmente custam e por que você deve usá-los!
O que é um guarda-volumes?
Podemos compreender o conceito de guarda-volumes como um espaço gerado para armazenar volumes por um determinado período.
Esse espaço é voltado principalmente para quem não quer se desfazer e então precisa guardar seus pertences em algum lugar. E podem ser encontrados nos mais diferentes tamanhos e ambientes.
Apesar de útil para os mais diversos tipos de pessoas, o uso do guarda-volumes é único, isso quer dizer que apenas uma pessoa pode utilizá-lo por vez, não sendo permitido que duas ou mais pessoas o usem ao mesmo tempo.
É bem comum encontrar esses espaços em bancos, academias, supermercados e ambientes que tenham uma maior circulação de pessoas, para que elas possam armazenar seus itens em lugares seguros. São ideais para aquele momento em que você precisa armazenar objetos, grandes ou pequenos, mas não possui um espaço adequado para isso.
Quais os motivos para utilizar um guarda-volumes?

Existem muitas razões pelas quais as pessoas optam por utilizar unidades de guarda-volumes, dentre elas mudança, reformas, viagens e muitas outras situações. Veja abaixo alguns dos principais motivos pelos quais as pessoas usam essas unidades de armazenamento.
Mudança
Existem várias razões pelas quais as pessoas escolhem se mudar, seja para outro estado, para a primeira casa morando sozinha ou até para aumentar ou diminuir o seu espaço.
A mudança por si só já costuma ser um processo bastante estressante e, muitas vezes, alugar uma unidade de self storage como seu guarda-volumes pode proporcionar alívio quando se trata de problemas bastante comuns de mudança, como data da mudança adiada, onde você poderá deixar seus móveis e itens pessoais em segurança no box, enquanto a data definitiva não chega, evitando fazer uma mudança duas vezes.
Viagens
Se você é uma pessoa que viaja muito a trabalho, por exemplo, ter uma unidade de armazenamento para manter os itens valiosos de casa pode ser uma opção muito útil.
Dessa maneira, quando estiver pronto para se estabelecer, terá armazenado de forma segura e higiênica todos os itens necessários para uma residência de longo prazo, facilitando o processo e sendo muito mais econômico do que comprar tudo novamente.
Reformas
Fazer obras é sempre um verdadeiro desafio, não é? Muito dinheiro e dor de cabeça envolvidos. Mas um guarda-volumes pode descomplicar consideravelmente esse processo.
E é a melhor opção para manter seus móveis, eletrodomésticos e itens pessoais seguros e em perfeito estado de preservação, além de dar mais espaço para que as obras sejam feitas sem maiores problemas.
Organização
Casas e apartamentos podem ficar bem bagunçados dependendo da quantidade de coisas que têm. Deste modo, muitas pessoas optam por usar unidades de guarda-volumes a fim de organizar o espaço de vida, sem necessariamente ter que se livrar, vender e/ou doar as coisas.
Sendo assim, alugar um box no self storage é ideal para as pessoas que desejam passar pelo processo de organização, manter a casa limpa e em ordem. Os guarda-volumes também são perfeitos para pessoas que têm muitos itens decorativos e gostam de trocá-los de vez em quando. Então, se esse é o caso, fica a dica!
Residências compactas
Mudar de residência, seja casa, seja apartamento, porque as crianças cresceram e se mudaram ou então porque você precisa de um lugar mais acessível, pode ser difícil quando o assunto é espaço.
Então, quando se trata de seu patrimônio, você pode optar por utilizar uma unidade de guarda-volumes, evitando tomar decisões rápidas do que vai ou não manter e se arrepender depois. Sendo assim, o self storage é um aliado também nessas situações, permitindo que você classifique e defina o que é ou não importante quando tiver mais tempo, sem dispor de um grande investimento.
Quais são os benefícios de utilizar um guarda-volumes?

Os self storage são bem mais modernos e conseguem oferecer aos clientes uma série de diferenciais, como variadas possibilidades de uso, saindo à frente de um guarda-volumes tradicional.
Vamos, então, às principais vantagens de escolher um self storage para armazenar seus pertences!
Segurança
Só pelo fato do acesso ao local de armazenagem ser controlado por você, já torna o self storage muito mais seguro quando comparado a um guarda-volumes.
Há proteção individual de cada um dos boxes e um sistema de vigilância por câmeras. Além disso, a estrutura do local faz com que suas coisas fiquem menos vulneráveis às intempéries.
Estrutura
A estrutura de um local de armazenamento no self storage é mais ampla e você mesmo pode fazer o controle do seu box, ao contrário dos guarda-volumes convencionais, onde a empresa administradora é quem costuma fazer o controle.
Isso também acaba facilitando consideravelmente a organização, ajudando no momento de encontrar seus objetos armazenados.
Privacidade
Como o acesso aos boxes de armazenamento são individualizados, apenas você e pessoas autorizadas poderão entrar. Ou seja, em um self storage os seus itens não ficam expostos a várias pessoas desconhecidas. E isso é de extrema importância, principalmente se falarmos de documentos pessoais e também de empresas.
Acesso
O acesso a um guarda-volumes tradicional costuma ser bastante burocrático. A partir do momento em que entrega seus pertences, são necessárias várias etapas caso precise retirar algo antes do prazo combinado.
No self storage, é você quem administra diretamente o seu box e pode acessá-lo quando quiser. Há inclusive empresas que utilizam o espaço como um centro de logística para a distribuição das suas mercadorias, de tão tranquilo e facilitador que é o acesso.
Versatilidade
No guarda-volumes existe uma limitação sobre os tipos de pertences permitidos para armazenagem, seja pelo espaço disponível ou pelo contrato assinado. No self storage Guarde Aqui, essa limitação não existe e você pode guardar o que precisar. Claro que exceto materiais contaminantes, explosivos, radioativos e seres vivos.
Tipo de contrato
O contrato para usar um guarda-volumes normalmente costuma ter um prazo predeterminado, podendo inclusive haver multa em caso de mudanças.
Já no self storage, o contrato é mensal, podendo ter a renovação automática, o que acaba sendo muito mais cômodo e facilitando bastante a vida de quem está à procura de um espaço para armazenar seus itens.
Quais as principais medidas de um guarda-volumes ideal para mim?
Caso você ainda não saiba, a ideia do guarda-volumes no self storage surgiu na intenção de ser uma solução econômica. Porém, também é uma opção prática para as empresas e pessoas que precisam de um espaço extra, onde os boxes se encontram à disposição para aluguel e com tamanhos variados.
No Guarde Aqui você encontra espaços flexíveis e modulares, que podem se adaptar a sua necessidade, tendo a opção de escolha por:
- Guarda-volumes pequeno
- Guarda-volumes médio
- Guarda-volumes grande
O que não pode ser armazenado em um guarda-volumes?

Apesar de muitas empresas e pessoas já estarem familiarizadas com o uso de um self storage para atender às suas necessidades, ainda é muito comum surgirem algumas dúvidas se determinados itens podem ou não ser armazenados no guarda-volumes do box.
De modo geral, podemos afirmar que qualquer objeto relacionado a móveis, documentos e estoque de mercadorias pode ser guardado em um self storage, desde que não seja inflamável, perecível, ilegal, explosivo ou proveniente de práticas ilícitas.
Porém, essa orientação ainda parece ser muito ampla por existirem produtos que se enquadram em algumas dessas categorias, mas que em grande parte das vezes, as pessoas acabam desconhecendo. Por isso, a fim de evitar qualquer tipo de problema, preparamos uma lista de itens que você não deve armazenar em um self storage.
- Medicamentos: todo tipo de medicamento exige condições próprias e adequadas de armazenamento que, quando não são atendidas, podem afetar diretamente na composição e consequentemente nos seus efeitos para os pacientes. Por esse motivo, não é permitido guardar remédios nos guarda-volumes dos boxes.
- Alimentos: conforme já citamos anteriormente, itens perecíveis não são indicados para armazenamento nos guarda-volumes do self storage e os alimentos se encaixam nesta categoria de mercadoria. Assim como os medicamentos, também exigem condições ideais de armazenamento, como ser mantidos em ambientes refrigerados e que apresentem características que um guarda-volumes não pode atender.
- Plantas: apesar de muitas pessoas cultivarem suas plantas dentro de casa, até mesmo como forma decorativa, o guarda-volumes no self storage não proporciona as condições climáticas ideais para manter plantas no seu interior, principalmente por serem fechados para proteger os demais itens que estiverem armazenados ali como, por exemplo, documentos.
Quanto custa o guarda-volumes?
O custo de um guarda-volumes depende diretamente de diversos fatores. E antes mesmo de decidir alugar ou não um espaço, é necessário entender qual é a sua demanda e qual é o objetivo.
No Guarde Aqui temos boxes que atendem às mais diversas necessidades dos nossos clientes e com certeza conseguimos atender também às suas.
Após entender com qual finalidade utilizará um self storage, você deve levar os seguintes fatores em consideração para calcular o valor para alugar um box:
- Espaço/tamanho disponível que precisará
- Infraestrutura do local
- Segurança
- Limpeza
- Localização e facilidade de acesso
De maneira geral, quanto maior o espaço, maior será o valor. Porém, ainda assim é um preço muito mais acessível do que locar um imóvel ou um galpão, por exemplo.
A Guarde Aqui tem vasta experiência em self storage e também conta com o serviço de guarda-volumes em todas as suas unidades espalhadas pelo país, em boxes arejados e seguros. O cliente tem acesso livre ao local alugado e pode armazenar seus itens com comodidade e tranquilidade.
O aluguel é feito de forma simples e em poucos minutos, sem burocracias e a área é liberada rapidamente para uso do contratante. Por esse motivo, acaba sendo o investimento ideal para quem está em busca de um local com qualidade e máxima praticidade.
Não importa qual seja a sua necessidade, nós temos a solução. Entre em contato com a gente, conheça a unidade mais próxima de você e solicite um orçamento. Nossa equipe de especialistas pode te ajudar com o que for necessário e tirar todas as dúvidas. Então, descomplica, Guarde Aqui!
Sem comentários. Seja o primeiro!