16 dez/19

Fim de ano: aproveite a época para desapegar

Todo ano, o fim de dezembro traz o desejo da renovação e a vontade de deixar no passado tudo aquilo que não tem mais lugar na vida. Desapegar de objetos e de sentimentos que não combinam mais com você abre espaço físico e mental para a mudança e a novidade. Mas muitas vezes é difícil saber o que deve ficar para trás e o que ainda vale a pena ser mantido.

A musa japonesa da arrumação Marie Kondo ensina o desapego a partir da medida da felicidade. Para ela, cada item deve ser olhado individualmente e responder à questão: isso ainda traz alegria? Se a resposta for sim, encontre espaço para ele e mantenho-o com você.

O método, desenvolvido para organizar a casa, pode também ser aplicado no lado emocional e te ajudar a desapegar de emoções ruins ou pessoas que apenas fazem mal. Pratique com aquela tristeza por um amor que acabou, a culpa por um erro ou uma amizade abusiva que só magoa ou suga energia, e deixe tudo isso ir embora.

Em casa, uma área que precisa de revisões constantes é a das roupas. Peças que estão há mais de um ano sem uso ou que não combinam mais com seu estilo merecem ter um novo destino. Diga adeus também para aquele sapato lindo, mas que machuca os pés, e o presente da tia que veio no tamanho errado.

E já que a cozinha vai estar em plena atividade com o preparo das ceias, aproveite para olhar bem para os armários. Aqui, foque nos utensílios que estão parados ou duplicados, como aquela máquina de waffle usada uma vez em 2015, a panela wok que ainda está com etiqueta ou o liquidificador que há dois anos espera para ser levado à assistência e já foi substituído no dia a dia.

Depois de separar o que parte e o que fica, você ainda pode liberar mais espaço dentro de casa para o período que começa. Alugando um box em uma de nossas unidades, você pode guardar os objetos que ainda quer na sua vida no próximo ano. Eles ficam protegidos por cadeado, senha e vigilância 24h e você tem acesso a eles sempre que quiser.

O GuardeAqui é muito mais que uma guarda móveis, é o maior e melhor self storage do Brasil com mais de 120.000m² de área e 25 unidades pelo país.