Saiba como conservar seus discos de vinil!
17/09/2020 | Por: Denise Rodrigues
No decorrer dos últimos anos, muitas tendências que já estiveram no moda no passado estão voltaram com tudo, e o vinil está entre as principais. Seja pela qualidade do som ou seja pela experiência nostá...
No decorrer dos últimos anos, muitas tendências que já estiveram no moda no passado estão voltaram com tudo, e o vinil está entre as principais. Seja pela qualidade do som ou seja pela experiência nostálgica, o fato é que cada vez mais pessoas têm aderido a essa tecnologia e isso nos leva ao tema deste artigo: como conservar discos de vinil.
Neste conteúdo, mostraremos uma série de dicas úteis sobre o que fazer para cuidar de sua coleção de vinil e garantir que ela dure por muitos e muitos anos.
Continue acompanhando a leitura para saber mais!
Como conservar discos de vinil?
Mantê-los longe da umidade, evitar a exposição direta à luz do sol e evitar empilhá-los são apenas algumas das formas de conservar os discos de vinil.
Veja nos próximos tópicos as dicas que separamos!
Longe da umidade
A umidade é um dos fatores preferidos das bactérias e dos fungos. Se o disco de vinil ficar guardado em um local úmido, a tendência é que com o tempo comece a formar mofo em sua superfície, o que pode comprometer a sua conservação.
O ideal é que manter a sua coleção em uma ambiente seco e arejado. Mais ao final deste conteúdo daremos uma ótima sugestão de local para guardar os discos de vinil de forma prática e segura.
Longe do sol
A exposição direta à luz do sol pode desbotar as cores da capa e causar o ressecamento do vinil. Assim como a umidade é prejudicial, o excesso de calor e luz solar também podem afetar o seu tempo de vida útil.
Portanto, mantenha os seus discos em locais que não tenham contato direto com a luz do sol, preferencialmente à sombra e bem arejados.
Evite empilhar
Se você já visitou uma loja de discos, certamente deve ter visto que eles não ficam empilhados, não é verdade? O fato é que ao empilhar os discos eles podem acabar sendo entortados e até mesmo quebrando.
O ideal é deixar sempre deixar a sua coleção em espaços adequados, como prateleiras ou estantes, organizando-os uns ao lado dos outros, e isso nos leva ao assunto do próximo tópico.
Proteção!
Além da posição, os discos de vinil devem ser devidamente protegidos com uma capa plástica protetora. A maioria das embalagens dos próprios vinis já têm essa capa, mas caso você adquira um disco que não a tenha, elas são fáceis de encontrar. Dessa forma, evita-se a ação do tempo e, é claro, os riscos por manuseio.
Lembrando que é importante trocar essas capas plásticas de proteção regularmente, já que elas se desgastam com o decorrer do tempo e perdem a sua função.
Limpeza!
Quando o assunto é conservação dos discos de vinil, a limpeza está entre os principais cuidados que você deve ter para garantir um bom tempo de vida útil à sua coleção. Contudo, limpar os discos de vinil é uma tarefa que precisa ser feita com minuciosidade.
Veja a seguir algumas formas para limpar seus discos de vinil:
Flanelinha
Passe a flanela seca no sentido horário, fazendo movimentos da borda ao centro do disco. Lembrando que este é o método menos recomendado, visto que o pano pode espalhar o pó e riscar o disco, além do fato de que as partículas do tecido podem se soltar, acumulando ainda mais sujeira.
Detergente de louça
Em uma bacia plástica misture detergente neutro com água fria até o produto se dissolva por completo. Depois, basta colocar o disco de vinil nesta água por alguns minutos. Então, com as mãos bem limpas, esfregue suavemente a superfície do disco no sentido horário, sempre da borda para o centro.
Por fim, basta enxaguar com a água da torneira para remover todos os resíduos e deixá-lo secando na sombra.
Álcool
Embebede um pedaço de algodão em álcool de uso caseira (46 G ou 96 GL) e passe-o pelo disco da borda para o centro, sempre fazendo movimentos em sentido horário. Sem dúvida, essa é uma das melhores e mais práticas formas de limpar o disco de vinil, pois além de eliminar todos os fungos e a sujeira, o disco ficará sem umidade.
Evite o toque
Depois de limpos, é ideal que se evite tocar nos discos, pois os dedos têm uma oleosidade natural que não é boa para os discos, além das marcas que acabam ficando e manchando o disco.
Sem pó, sem problemas
Além do toque, a poeira é um dos maiores problemas que afeta a conservação do disco de vinil. Um pincel macio destinado somente à limpeza dos discos pode ser o suficiente para eliminar o acúmulo de partículas de poeira.
Por fim, vale mencionar que muitos colecionadores têm escolhido o self storage para armazenar seus discos de vinil, visto que é fundamental manter a sua coleção em um local limpo, seco, arejado, livre da exposição direta do sol e seguro, e os boxes proporcionados por esse tipo de empresa oferece tudo isso e preços bastante acessíveis.
Quer conferir todos os nossos conteúdos informativos e dicas sobre logística, empreendedorismo e assuntos cotidianos? Então acesse o blog do GuardeAqui para conferir todos os nossos posts!
Deixe seu comentário