06 fev/13

Dicas para escolher uma empresa de mudanças

mudança

Mudança de casa é sempre trabalhosa e muitas vezes pode dar dor de cabeça.
É por isso que pesquisar empresas de mudanças é fundamental para evitar este tipo de problema que pode se tornar uma grande cilada em sua vida.

Idoneidade da empresa de mudança

  • Consulte o CNPJ da empresa. Verifique se a razão social corresponde ao número. Para este procedimento consulte o site da Receita Federal.
  • Verifique no Procon se há reclamações contra a empresa.
  • Hoje em dia, existem sites que qualificam empresas baseando-se nos depoimentos de clientes. Pesquise na internet sobre a empresa.

A empresa de mudança

  • Visite as instalações da empresa. Veja se são seguras, limpas e organizadas.
  • Verifique a frota de veículos e veja se estão em boas condições de uso.
  • Veja se a equipe é treinada e qualificada, e se utilizam uniforme e/ou algum tipo de identificação.
  • Verifique a qualidade do material que a empresa utiliza para embalar as mudanças.

Orçamento da mudança

Por lei, toda empresa que presta serviços, inclusive empresas de mudanças, devem fornecer orçamentos. Faça ao menos 4 ou 5 orçamentos em diferentes empresas e veja preços e condições contratuais de cada uma.
Preços muito baixos, podem significar serviços de baixa qualidade e “futura dor de cabeça”.

Segurança e Rol de Inventário

É importante que você faça uma lista relacionando todos seus móveis e objetos (enumere as caixas e se possível anote o que tem em cada uma delas). Guarde uma cópia desta lista assinada pela empresa que você contratou.

Ao contratar uma empresa de mudanças, você deverá receber o contrato e a nota fiscal do serviço. Em caso de danos ou prejuízos, a empresa será responsabilizada e obrigada a ressarcir você, desde que você tenha estes 2 documentos em mãos.

Empacotando a mudança

Dê preferência para empresas que façam o empacotamento de seus pertences, pois eles tem mais experiência para embrulhar e distribuir o peso nas caixas, evitando assim, que seus objetos se quebrem e permitindo que as caixas possam ser transportadas com facilidade e segurança.

Geralmente as próprias transportadoras, seguindo regras das seguradoras, fazem o empacotamento, a fim de garantir que o conteúdo segurado seja de fato o que será transportado. Nenhuma seguradora cobre extravio de jóias, armas de fogo e obras de arte. Isso deve ser transportado por você mesmo, junto aos seus objetos pessoais, incluindo remédios.

Estas dicas podem parecer burocráticas no início, mas se você seguir estes procedimentos, poderá desfrutar de uma mudança tranquila, onde seu único trabalho será desempacotar (algumas empresas ainda desempacotam a mudança) e arrumar sua nova casa do jeito que você quiser.

Uma dica super interessante que pode ser muito útil durante a sua mudança, é a utilização da solução de guarda móveis. Geralmente é utilizado em casos de reformas e mudanças e tem excelente custo x benefício podendo sair mais barato do que continuar pagando aluguel para apenas guardar seus bens.

O GuardeAqui é muito mais que uma guarda móveis, é o maior e melhor self storage do Brasil com mais de 120.000m² de área e 25 unidades pelo país.