15 fev/13

Conservação dos medicamentos pessoais

medicamentos

É muito comum termos uma “farmácia pessoal” em casa com medicamentos básicos, com medicamentos restantes de tratamentos antigos ou até mesmo com medicamentos realmente prescritos, no caso de usuários com doenças crônicas.

O que muita gente não sabe é que todo o medicamento precisa ser armazenado de forma correta para manter a eficiência da fórmula e não se tornar prejudicial ao usuário.

Separamos algumas dicas muito úteis para fazer com o que os seus medicamentos sejam conservados de forma correta e não se tornem um problema para a sua saúde:

  • Procure manter os medicamentos em sua embalagem original. Essas embalagens são preparadas para evitar as alterações causadas pela interferência do ambiente.
  • A maioria dos medicamentos é sensível à temperatura.Quando expostos a níveis muito altos ou níveis muito baixos de calor, o remédio pode sofrer alterações em sua composição, perdendo sua eficácia ou até sendo nociva a saúde.
  • Lembre-se de verificar a validade dos medicamentos. E lembre-se que a data informada só é válida para armazenamento em condições adequadas.
  • Não misture medicamentos com produtos de higiene pessoal e cosméticos.
  • O local de armazenamento deve ser limpo, sem poeira, sem umidade e sem odores fortes. Evite guardar os remédios em locais como banheiro e cozinha, pois geralmente nesses ambientes há grande concentração de umidade e fungos.
  • Mantenha os medicamentos longe do alcance das crianças. Alguns deles são extremamente prejudiciais devido à concentração em sua composição.
  • Soluções químicas devem ser utilizadas somente uma vez. Esse tipo de medicamento perde a eficácia depois de misturado na água.
  • Medicamentos termo lábeis, aqueles que sofrem influência com altas temperaturas, devem ser armazenados em ambientes frios, porém não muito gelados. Evite causar frequentes mudanças de temperaturas a esses medicamentos.

É importante lembrar que alguns medicamentos não são recomendados apenas para sintomas específicos, mas sim para doenças. Jamais consuma um medicamento baseado apenas em um sintoma genérico como dor de cabeça ou enjôo por exemplo. Se o espaço que você utiliza para guardar os remédios está ficando cada vez menor, pois é comum acumularmos muitos remédios em casa, procure uma solução como um self storage para te ajudar, assim você otimiza espaço e deixa seus remédios guardados em um lugar que garante conforto e segurança.

O GuardeAqui é muito mais que uma guarda móveis, é o maior e melhor self storage do Brasil com mais de 120.000m² de área e 25 unidades pelo país.