13 jan/20

Como montar uma coleção de jogos de tabuleiro

Jogos de tabuleiro garantiram a diversão de muitas gerações de crianças até perderem terreno com a popularização dos videogames, nos anos 1980. Depois de algumas décadas de esquecimento, entretanto, eles estão voltando a ganhar a atenção de pessoas de todas as idades.

Hoje os board games vão muito além de clássicos como Banco Imobiliário. Há exemplares com dinâmicas simples, ideais para grupos variados se divertirem durante uma festa, enquanto outros se aproximam da mecânica de RPG e podem exigir horas de dedicação exclusiva. Só em 2017, mais de 200 jogos analógicos foram lançados no Brasil.

Com tanta variedade no mercado, cresce cada vez mais o número de colecionadores. Se você quer entrar nesse grupo, algumas dicas podem ajudar a montar uma seleção bem equilibrada sem precisar gastar todas as economias.

Para montar uma coleção, o primeiro passo é pesquisar. Sites especializados são as melhores fontes de informação e trazem descrições e resenhas para que você comece a sua lista de desejo. Outra forma de avaliar as opções do mercado é frequentar luderias – espaços onde você pode testar os jogos de tabuleiro – ou ludolocadoras, onde é possível alugar títulos e descobrir na prática quais são seus estilos preferidos.

Quando souber quais quer ter no seu acervo, pesquise os valores em sites e fóruns de colecionadores, para ter certeza de pagar um valor justo. Alguns board games custam centenas de reais e podem ser ofertados online por valores muito acima do mercado. Para aumentar sua pilha mais rápido, dê preferência aos jogos usados.

E para ter uma seleção perfeita, adquira jogos de estilos diversos, alternando entre os mais ligeiros e aqueles que levam horas para terminar, alguns mais de sorte e outros de estratégia. Assim terá opções para todos os momentos e diferentes grupos.

E quando sua coleção estiver crescendo, você pode manter tudo organizado e limpo sem encher os armários de casa. Em nossas unidades, você aluga boxes a partir de 2m² e seus objetos ficam guardados com toda a segurança. Quando quiser marcar aquele dia de jogos com os amigos, é só passar e retirar os escolhidos. Conheça nossas unidades.

O GuardeAqui é muito mais que uma guarda móveis, é o maior e melhor self storage do Brasil com mais de 120.000m² de área e 25 unidades pelo país.